Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Exposição-Less is More no Centro de Artes de Águeda


Está patente até ao final do mês de Abril no Centro de Artes de Águeda, a exposição Less is More sobre a história da nossa produção de ciclomotores e de outros países. Vale a pena visitar!

No local onde outrora existia a antiga "Fábrica da Telha", existe hoje o moderno Centro de Artes de Águeda. Fomos visitar no passado Sábado esta exposição e contamos através das imagens que fomos captando, o que por lá se pode encontrar.

É de facto uma exposição rica de história sobre a produção das nossas motorizadas e também de outros países, onde estes pequenos motociclos fizeram a diferença na mobilidade das populações em períodos tão difíceis de vida.

Ontem como hoje, a mobilidade que os veículos de duas rodas a motor proporcionam, sobretudo ao nível das grandes cidades, merecem uma atenção especial.

Vão até lá e apreciem ao vivo os interessantes modelos expostos, bem como saber mais sobre o seu passado!

  
"Com o final da II Guerra Mundial surge na Europa a necessidade de desenvolver veículos com baixo consumo de combustível, sendo o automóvel uma miragem para a maior parte das famílias, os motociclos de pequena cilindrada apresentam-se como uma excelente forma de mobilidade individual.

Esta necessidade do pós guerra permite entender o que veio a ser o seu desenvolvimento na segunda metade do século XX, durante a qual, em Portugal, também se assistiria a uma mobilidade dominada pelo ciclomotor.

Em Itália surge a famosa Vespa, desenhada por Corradino d’Ascanio a pedido de Enrico Piaggio. A partir de peças excedentarias de aviões de guerra. Ao mesmo tempo, em Portugal diversas empresas produzem também os seus ciclomotores, acoplando todo o tipo de motores nacionais e importados a montagens nacionais. O epicentro desta actividade económica foi na região de Águeda, Sangalhos e Aveiro. As característica geográficas, a tradição metalúrgica e o empreendedorismo local levaram ao surgimento de inúmeras indústrias e comerciantes de bicicletas, motores, motorizadas, bem como de todo o tipo de componentes.

Menos complexidade, baixo custo de produção e de manutenção - foram factores de sucesso para a democratização dos veículos motorizados de duas rodas."































Informações: https://www.facebook.com/events/388583038273741/

Vídeo: https://www.facebook.com/cmagueda/videos/10156068614174098/

Sem comentários:

Enviar um comentário