Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 9 de março de 2018

22º Dia Nacional do Motociclista em Penafiel - 08 de Abril


No próximo dia 08 de Abril, celebra-se o 22º Dia Nacional do Motociclista. Penafiel volta a receber este dia tão importante para todos nós motociclistas. Lá nos encontramos!


Cerimónias em Penafiel no dia 8 de Abril

Um dia de interiorização. Um dia de celebração. Um dia de bênçãos. Um dia de memórias. O “Dia dos Motociclistas e das Motos”, dos que cá estão e dos que já partiram.

No próximo dia 8 de Abril os Motociclistas e as suas Motos vão ter uma vez mais o seu grande dia. Como desde sempre aconteceu e como só pode acontecer, os Motociclistas e as suas Motos estarão juntos nas celebrações do “22º Dia Nacional do Motociclista”. 

A “Charanga a Cavalo da GNR” estará uma vez mais nas celebrações dando com a sua presença um cariz muito especial às cerimónias; será uma vez mais a solenidade da “Charanga a Cavalo” que irá abrir a procissão do andor de S. Rafael, padroeiro dos Motociclistas e do andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel. Todos os moto clubes, clubes motards e grupos motards são convidados a participar nessa procissão com os seus símbolos (bandeiras e estandartes). A procissão terá início às 14h30mn, irá percorrer as principais ruas de Penafiel desde a Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Piedade até ao centro da cidade, o Largo da Feira, onde decorrerão as cerimónias religiosas em cuja presidência estará um dos três Bispos da Sé do Porto.

A missa solene, com a duração de cerca de 1h30mn, foi estudada e proposta pelo saudoso Padre Zé Fernando para ser “a liturgia dos Motociclistas” e independentemente do fervor religioso de cada um e mesmo até do credo ou religião, terá momentos de grande significado para todos os que comungam a paixão pelas motos, pela estrada e pela liberdade inerente à génese do que é “ser Motociclista”. É assim uma missa que sai dos parâmetros normais e que mantém para a posteridade o “cunho” muito pessoal do irreverente Padre Zé Fernando; e precisamente um dos momentos de maior significado para os Motociclistas que participam nesta cerimónia todos os anos é aquele em que se recorda e presta homenagem a todos os amigos e companheiros de estrada que já nos deixaram; são sempre momentos de grande emoção que se vivem quando as trompetes da “Charanga da GNR” dão o “toque de silêncio” e cai um profundo silêncio sobre aquela enorme multidão; cada um à sua maneira interioriza este momento e depois todos metemos as nossas Motos a trabalhar e assim prestamos com o roncar dos motores a ultima homenagem do dia a esses nossos eternos amigos e companheiros.

Como acontece desde sempre nas celebrações do “Dia Nacional do Motociclista” (desde há 21 anos), as cerimónias encerram com a bênção das motos e dos capacetes e finalmente com um curto discurso de boas vindas e agradecimento por parte do representante máximo da terra que recebeu neste dia tão especial os Motociclistas. 

Dia 8 de Abril, de Moto todos os caminhos vão dar a Penafiel. Temos lá encontro marcado com todos os amigos, inclusive com aqueles que já nos deixaram e que iremos recordar com saudade prestando-lhes sentida homenagem. As cerimónias terminarão cerca das 17h00.















Fonte: FMP







Sem comentários:

Enviar um comentário