Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rumo ao Ocidente, do Montado à Lezíria

Veteranos da Terrugem idealizaram saboroso moto-rali turístico sobranceiro ao Tejo.





Os Moto-Ralis Turísticos são a actividade, dentro da área do mototurismo em Portugal, que mais dão a conhecer o país que somos. O 15º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP conta com excelentes organizações, através dos clubes, que se esforçam por “esmiuçar, por vezes bem longe de casa, a nossa história, cultura, costumes e gastronomia que nos identifica, dentro de uma grande diversidade de Norte e Sul do país.

Desta vez coube aos veteranos Motards do Ocidente, levar os mototuristas a passear por terras do Alto Alentejo até à Lezíria Ribatejana no seu já 16º Moto-rali, desta feita intitulado "Do Montado à Lezíria" e saboreado a 7 e 8 de Maio de 2011.


A partir das excelentes instalações do Clube Náutico de Avis, no sábado de manhã, os cerca de quarenta participantes, distribuídos por vinte e algumas equipas, partiram na direcção de Avis, bem pelo centro histórico desta bonita vila alentejana. 





Já bem integrados na paisagem alentejana, que nesta altura do ano, se encontra verdejante e florida, a caravana seguiu na direcção de Ervedal, Figueira e Barros, Cano, Almadafe e paragem na Barragem do Maranhão para o primeiro jogo do dia, com os apetrechos que se pediam aos participantes que trouxessem lá de casa, a saber rolo de papel higiénico e um desentupidor de canos. A questão era para que serviriam. A reposta soube quem nele participou, um momento muito divertido.










Entre sobreiros, azinheiras e caminhos de terra, no meio de excelentes paisagens, era tempo do almoço que foi servido em Mora, bem ao gosto alentejano.






Forças retemperadas, iniciava-se da parte da tarde o 2º sector do moto-rali.


Para quem quis, teve a oportunidade de degustar, como digestivo, um bom estradão de vinte e alguns quilómetros. Os outros menos dados a essas incursões fora de estrada, tinham uma alternativa no road-book, que passou por aldeias como Feixe e Lamarosa, onde o questionário puxava pela sabedoria dos participantes. Em plenas águas da Barragem do Maranhão, um jogo bem divertido. Para alguns não foi nada fácil chegar às estacas.







Almeirim, terra da boa Sopa da Pedra e do melão, seria o próximo destino, para mais um jogo bem no centro da vila. 



O fim deste sector foi em Santarém, capital do Gótico e de onde também na madrugada de 25 de Abril de 74, a partir da Escola Prática de Cavalaria, seguiu o capitão Salgueiro Maia e mais 240 homens na direcção de Lisboa.






Bem instalados na unidade hoteleira, foi tempo de descanso, muita cavaqueira, bom jantar que contou com a presença da representante da BMW, um dos patrocinadores do troféu, que fez a entrega dos prémios aos vencedores dos moto-ralis de Leiria e Albufeira, seguido do convívio entre os participantes.







A partida para a 2ª etapa, no domingo, deu-se no bonito Jardim das Portas do Sol, considerada a sala de visitas de Santarém, de onde se tem uma visão magnífica sobre o Tejo e a Lezíria. 









Uma paragem mais demorada na Casa dos Patudos, para visita guiada pelo belo e rico património, que compõe o Arquivo Histórico, legado de José Relvas, que em 5 de Outubro de 1910, proclamou a República da varanda dos passos do concelho de Lisboa.






O passeio seguiu por aldeias e vilas pitorescas, como Glória do Ribatejo e Fajarda, com destino a Coruche, onde o grupo se reuniu, no largo da Igreja de N.Sra do Castelo, para a foto de família.










O almoço e entrega de lembranças, em ambiente festivo encerrou este moto-rali, que teve como mais regulares o João e a Carla Krull do Moto Clube de Albufeira.





O 15º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos Michelin/BMW FMP 2011, segue para Mafra nos próximos dias 4 e 5 de Junho. O Moto Clube de Mafra será o clube anfitrião que pela primeira vez no troféu, irá levar os mototuristas a descobrir a região e o Palácio Nacional de Mafra.

Para contactar a organização será através do 936 765 653 (Ricardo Brantuas) e do 965 787 731 (Hugo Dias).


---------------------------- X -----------------------------------

Como o moto-rali começa logo de manhã no Sábado, tivemos de ir no dia anterior. Chegámos ao fim da tarde, ao Clube Náutico de Avis, local de onde ia partir o moto-rali,  a tempo de assistir a um soberbo por do sol.


Ficámos muito bem instalados num dos apartamentos do Parque de Campismo que compõe este excelente complexo desportivo e de lazer.


Malas arrumadas e era hora da janta. Já há algum tempo que não nos perdíamos por terras alentejanas. Os sabores do Alentejo são únicos e lá fomos à procura da "Tasca do Montinho" que tínhamos escolhido a partir da recomendação de um site na internet.

É um restaurante em Alcórrego a 5 quilómetros de Avis, que vale a pena visitar. Tem uma sala de jantar muito acolhedora e típica, onde o tempo é o que menos conta quando se trata de apreciar e saborear a boa cozinha regional desta casa, com excelente serviço. Recomendamos. 

Os pratos escolhidos foram: Sopa de Cação, Migas de Espargos com Carne de Porco Frita, acompanhados com um tinto regional. As sobremesas foram: Barriga de Freira e Sericaia com Ameixa. Estava tudo uma delícia.







Ainda antes de regressarmos à "base", passámos pelo centro histórico de Avis.




Depois de nos encontrarmos com a malta organizadora, fizemos uma visita à sede dos Motards de Avis, que se encontra junto ao Clube Náutico, antes do merecido descanso. 



Este moto-rali foi a minha estreia enquanto delegado da federação para a vertente dos moto-ralis turísticos, que contou como sempre, com a preciosa ajuda da mais-que-tudo. Muitas das imagens que publicamos, foram tiradas por ela, para além de pequenos vídeos que fomos fazendo. 

Foi uma excelente experiência, agora do outro lado.

Aproveito para agradecer aos Motards do Ocidente, pela sua disponibilidade e apoio, em especial ao José Garcia.

Estão de parabéns pelo esforço na realização deste moto-rali e por terem proporcionado um excelente fim-de-semana mototurístico, por terras alentejanas e ribatejanas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário