Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-4


As Dolomitas são por excelência um dos paraísos dos Alpes para as motos. A nossa viagem continuou à descoberta desta fantástica região de Itália!


Ficámos um dia para apreciar uma das mais belas regiões italianas, seguindo a sugestão dos amigos viajantes que vão partilhando no seu blogue de viagens Quilómetro Infinito. Espectacular percurso que fizemos e que nos encheu a alma!

Depois duma noite de chuva, o dia amanheceu com sol a convidar a mais uma bela passeata de moto.
Voltámos a passar no Passo Falzarego (2.117m), agora com tempo, para contemplar o que a natureza nos oferecia!

A movida das motos continuava!




Seguiu-se o Passo Valparola (2.192m) e as suas fantásticas paisagens. No alto encontra-se um museu dedicado às memórias da Grande Guerra 1914/18.

A temperatura baixa nas passagens mais altas, obrigou a procurar conforto nos impermeáveis! 😐




Continuámos até Corvara, um dos locais mais interessantes que encontrámos e onde fizemos o nosso almoço. Memorável!

Água fresca e cristalina da montanha mas bem geladinha!!







De volta à estrada, o percurso deslumbrava. Que soberba passagem pelo Passo Gardena (2.136m).







O Val Gardena encanta pelas suas paisagens, as suas vilas e aldeias. Fomos apreciá-lo até Ortisei!





Paragem para café no Passo Sella (2.180m), numa esplanada dum resort onde só estacionam motos. Já de si é curioso, ainda mais quando tem as marcas das motos nos espaços de estacionamento. Que luxo! 😎






Passagem breve por Canazei, terra com tradição no Giro e mais um bonito passo, o Passo Fedaia (2.057m) com o seu lago. 
As paisagens sempre arrebatadoras!






O Staulanza (1.773m) foi o passo seguinte, com paragem no fabuloso miradouro El Crep Belvedere no Colle S. Lucia!








Que maravilha o Passo Giau (2.236m)!






De volta a Cortina, fomos jantar bem no centro da cidade. Muita gente jovem pelas tasquinhas, a beber uma boa taça de vinho como aperitivo. 

Antes do regresso à "base" demos uma volta pelas ruas típicas e apreciámos o interessante concerto duma orquestra típica das Dolomitas, com os seus elementos vestidos com trajes regionais! 



Uns arrepiantes 4º de temperatura, marcaram o início do regresso ainda pelas belas montanhas, em jeito de despedida!





Voltaram as grandes áreas agrícolas, com a temperatura a subir mas agradável, a caminho do Lago di Garda!





Chegámos ao grande Lago di Garda que se estende até próximo da cidade de Brescia.

Vale a pena percorrer a margem ao longo de muitos quilómetros por inúmeros túneis, muitos deles escavados na rocha e apreciar o lago!






Aproximou-se o fim do dia, depois duns quantos quilómetros de auto-estrada sem história, era tempo de procurar o parque de campismo escolhido. Não foi fácil dar com ele mas lá apareceu.

O Playa di Valverde próximo de Novara, já viu melhores dias mas ainda assim esteve-se bem. Está a precisar de ser remodelado. Valeu a localização no Parco della Valle del Ticino e o saboroso jantar!





No dia seguinte mais auto-estrada até entrarmos novamente na montanha pelo interessante Col de la Madeleine (2.067m) a caminho de França!

Almoço junto ao emblemático Fort de Tournoux que se destinava a defender o vale superior do Ubaye, construído entre 1839 e 1866.





Deixámos os Alpes-de-Haute-Provence para entrar na bonita região da Provença. O Lac Sainte-Croix-du-Verdon bem nosso conhecido, encanta pela beleza paisagística!

Continuámos pelo planalto, onde existem grandes plantações da famosa lavanda.




Depois de dois dias bem passados com a família por esta bela região e a Cote d'Azur, seguimos viagem a caminho da fronteira com a Espanha.

Visita à bonita aldeia Les Salles sur Verdon e entrada das Gorges du Verdon, no Lac Sainte-Croix-du-Verdon e Port Grimaud próximo de Saint-Tropez!








Pernoitámos no camping Harrobia em Bidart. O País Basco francês é um encanto. Após o jantar fomos brindados com jogos tradicionais acompanhados de musica regional. Que bem se esteve!





Como costumamos dizer em tom de brincadeira, tomamos o pequeno-almoço em França, no camping, almoçamos em Espanha, como habitualmente, no restaurante Sandino em Villodrigo e jantamos em Portugal, no restaurante D. Fernando na Costa Nova-Ilhavo. Que luxo! 😁

Paragem habitual em Vilar Formoso para matar saudades do nosso café e regresso a casa.




E assim termina mais uma fantástica viagem pelas estradas do velho continente, já com saudades de voltar!

Venha a próxima!!


1 comentário: