Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Portugal de Lado-a-Lado, pela EN222-Parte I


No passado dia 10 de Junho, Dia de Portugal, fomos apreciar a emblemática Estrada N222. Nesta 1ª parte vamos contar como foi, entre Almendra e a Régua. Que maravilha de estrada!

Não faltam motivos para viajar de moto em Portugal. Percorrer estradas de fio a pavio é uma boa opção e cada vez mais a malta mototurística está a aderir a esta forma, para se fazer umas boas passeatas de moto. É só ver a quantidade de motos com que nos cruzamos na estrada.

A curvilínea Estrada N222 tem uma distância de cerca de 230 km, entre Vila Nova de Gaia e Almendra, ao longo da qual existem inúmeros motivos de interesse paisagístico, histórico, turístico e muito mais. Optámos por percorrê-la, a partir do final, onde a N332 dá lugar à N222, depois do almoço em Figueira de Castelo Rodrigo. Até lá fomos aproveitando o passeio por bonitas terras e paisagens da Beira Alta.

A ideia de a fazer de forma inversa, tem a ver com termos bem ao nosso lado o rio Douro, durante grande parte da estrada, facilitando a sua contemplação!



A falta dum ponto de referência a assinalar o fim da estrada, foi resolvida pelo Moto Clube do Côa, com a colocação dum marco a assinalar o final da estrada e um pouco da sua história.




Logo de início impõe-se a visita à bonita aldeia de Castelo Melhor.



Continuámos pelo Vale do Côa, deixando para outra oportunidade a visita às gravuras rupestres. O serpentear da estrada entre as amendoeiras e os vinhedos, encanta a cada quilómetro. Observámos por momentos o Douro, depois de atravessar o Côa, seu afluente.

Muitos companheiros como nós, foram apreciar esta maravilha de estrada de moto que já conhecíamos. Desta vez com mais tempo, fomos apreciando os vários pormenores possíveis, convidando a voltar muitas mais vezes!





Em São João da Pesqueira paragem para refrescar as gargantas. Por lá podemos encontrar o excelente Museu do Vinho que vale bem a pena visitar. Em 2017 recebeu a visita da caravana do 19º Portugal de Lés-a-Lés, em grande festa!

A paragem no miradouro de Frei Estevão, próximo a Ervedosa do Douro, com a sua arrebatadora vista sobre o Douro com Pinhão lá bem ao fundo, marcou esta 1ª parte do passeio pela N222.






Pinhão é outro dos locais obrigatórios a visitar. Já por lá nos perdemos muitas vezes.


Agora já bem junto ao Douro Vinhateiro, fomos contemplando este majestoso e exuberante vale, com as suas imponentes e fantásticas quintas, de onde provêm o famoso néctar, o Vinho do Porto!



O destino final desta primeira parte da N222 foi Peso da Régua, antes do regresso por Lamego, percorrendo a admirável N2, até Castro Daire.




Terminámos este belo passeio até casa da melhor forma, a ver o por-do-sol e já a pensar na segunda parte que faremos num destes próximos dias que nos levará da Régua até Gaia.

Até lá...


Álbum de fotos

Portugal de Lado-a-Lado, pela EN222-Parte II

Sem comentários:

Enviar um comentário