Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 27 de abril de 2008

Mundial de Motocross - Águeda-2008

Águeda recebeu mais uma prova do Campeonato do Mundo de Motocross MX1 e MX2, através do GiCA-Ginásio Clube de Águeda. Um fim-de-semana preenchido com excelentes corridas e uma organização com tudo a correr pelo melhor.


O GiCA tem um palmarés de mais de quarenta anos a organizar provas de motocross, sendo Águeda considerada a capital do motocross nacional, possuindo umas das melhores pistas para a prática da modalidade ao mais alto nível. Esta capacidade organizativa amadora, tem sido assegurada por muitos voluntários e dirigentes que todos os anos fazem um grande esforço para manter tão elevado nível de exigência que vem da FIM através do promotor. É algo que a todos nós nos deve orgulhar.

Nos dias que antecede a competição a azáfama é grande, depois de várias semanas a preparar a pista, estruturas, enfim tudo o que é necessário para que o tudo corra bem. Os camiões das equipas vão chegando e enquanto não podem entrar no circuito, ficam na baixa da cidade. É sempre um espectáculo ver aquela pequena aldeia improvisada que acaba também por ajudar a promover a modalidade e o fim-de-semana que se avizinha.



Na noite de quinta-feira um grupo de motociclistas aqui da zona de Aveiro que fizeram um passeio nocturno, pediram para visitar o crossódromo e ficaram impressionados com o que viram. O paddock é uma pequena cidade, que vale a pena visitar.


Na sexta-feira o dia é preenchido com as verificações documentais e técnicas. De tarde é feita uma inspecção à pista e tudo tem de estar operacional.








O paddock está devidamente instalado. As equipas ultimam os preparativos para os treinos no dia seguinte.




No sábado começam bem cedo as movimentações na organização e paddock, para dar início aos treinos livres de manhã e cronometrados à tarde. Por vezes nem sempre corre bem dentro da pista mas a assistência e apoio estão lá.




A cobertura mediática do que se passa no Crossódromo dentro e fora do país é grande. São muitos milhões de espectadores a assistir às provas, sobretudo do centro e norte da Europa, onde a modalidade é muito apreciada e apoiada e de onde têm vindo naturalmente alguns dos grandes campeões. Nós também por cá os temos, dentro e fora da pista.



Os comissários de pista ultimam os preparativos para o grande dia seguinte e garantem o bom desenrolar das provas.


O trabalho do speaker é fundamental para uma boa informação do que se vai passando na pista de forma animada e divertida.



Nas sessões de treinos o trabalho dos mecânicos e directores das equipas é grande, de modo a conseguir a melhor qualificação.



No final é tempo de fazer as últimas afinações e dar autógrafos. Os mais bem classificados vão até à sala de imprensa falar sobre como correram as coisas.




Domingo. O grande dia chega. Será o grande teste para a organização, pilotos, mecânicos e demais responsáveis. Bem cedo se começa a orientar as milhares de pessoas que se dirigem ao crossódromo. Muitos já lá estão desde o dia anterior acampados.



Organização a postos e o muito público também ansioso pelas várias horas de acção e emoção que vão viver ao longo do dia.



Motores em marcha e dá-se o início das corridas. O nível é elevado, bem como o espectáculo que se assiste. O tempo deu uma ajudinha, pelo que estavam reunidas todas as condições para ser um dia em grande e foi.









Aos mecânicos só lhes resta aguardar que não tenham serviço acrescido.


Nos intervalos há que preparar a pista para a corrida seguinte em algumas zonas. O espectáculo continua.




O tempo é pouco mas ainda dá para uma boa refeição. O público pode escolher entre o restaurante do clube ou os vários bares espalhados pelo recinto.



Os mecânicos preparam entretanto as motos para a manga seguinte.




As corridas prosseguem aproximando-se do final. Qualquer lugar é bom para ver melhor o trabalho dos pilotos e máquinas.




O Grupo Motard do GiCA apoiou quem foi de moto, com direito a estacionar dentro do circuito.



Por fim a indicação de uma volta para o final e a bandeirada.



A cerimónia de entrega de prémios deu por terminada esta jornada do campeonato.




O dia acaba com a organização a celebrar o sucesso de mais um fim-de-semana dedicado ao motocross, em que tudo correu pelo melhor. 


É tempo de baixar o pano e seguir viagem. Para o ano há mais.


Foi sem dúvida um bom fim-de-semana quer a nível organizativo quer a nível desportivo e competitivo. A minha função foi para além de coordenar a área do ambiente, também captar imagens. Muitos mais pormenores estão no álbum de fotos.

Por motivos profissionais esta foi a última prova de motocross a que estive ligado até agora. Foram cerca de duas décadas ligado a esta espectacular modalidade, conjuntamente com a cara metade. Foi com orgulho que vi crescer sobretudo em qualidade as provas que também ajudei a organizar e é com saudade que agora relembro estes momentos. Da minha parte desejo os maiores sucessos a esta grande equipa organizadora do GiCA.

Mais fotos...

Publicado em 12/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário