Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Admirando os Pirenéus Orientais, por terras gaulesas


Voltámos à estrada no passado mês de Agosto para mais uma viagem de moto. Os Pirenéus Orientais foi a região escolhida de França, para uns dias bem passados, da montanha ao Mediterrâneo!


Com menos tempo disponível este ano para viajar, acabámos por ir não muito longe mas como esperávamos valeu a pena, visitar mais uma região de França que ainda não tínhamos explorado.

Os Pirinéus que estão divididos por várias regiões em França e Espanha, têm sido por nós visitados de moto. É sempre bom lá voltar e percorrer excelentes trajectos de alta montanha com fantásticas paisagens, simpáticas vilas e aldeias, com muito para ver, conhecer e apreciar.
Por muitas vezes que lá voltemos, haverá sempre algo de novo!

1ª Parte

Como sempre acontece, o dia da partida parece que nunca mais chega mas depois desfrutamos cada quilómetro, mesmo quando temos de palmilhar umas centenas de quilómetros na ida e na vinda, com pouco para contar.

1º Dia - Águeda - Villanueva de Gallego

Muita autoestrada com passagem pelo centro de Madrid e com muito calor, marcaram este primeiro dia até Villanueva de Gallego, uma simpática vila próximo de Zaragoza, onde pernoitámos.

O Norte Hotel que se situa na zona industrial foi uma agradável surpresa, a bom preço e com jantar bem servido.






2º Dia - Villanueva de Gallego - Foix

Depois de mais uns quilómetros de autoestrada, entrámos nos Pirenéus por uma bonita estrada por onde já tínhamos passado há bons anos, debaixo de chuva.

Desta vez o sol deixou contemplar os Col's do Portalet, Aubisque, Tourmalet e Aspin a caminho de Foix, por onde passa o Tour. Que maravilha de percurso, registado pelas muitas fotos que a Mila foi fazendo!















Bem instalados na mobile home no Camping du Lac, um dos bons parques de campismo de Foix e onde já tínhamos acampado em 1990, demos por findo este excelente dia, a viajar de moto!


3º Dia - Foix - Mont-Louis - Foix

O tempo por estas bandas, mesmo de Verão é incerto, pelo que fomos adaptando as etapas previstas para fazer, às previsões onde a chuva iria aparecer mas mais tarde, dando espaço a boas passeatas de montanha e não só.

Este dia, agora com mais tempo, foi dedicado a percorrer e apreciar parte do Parque Naturel Regional des Pyrénées Catalanes. La Route des Corniches pelo Col de Marmare ao bom estilo do Lés-a-Lés, encantou pela beleza paisagística quase sem trânsito. Só nós os três e a natureza. Fantástico!






Embrenhá-mo-nos pelos Les Vallées d'Ax.









Passagem soberba lá bem no alto do Col de Pailheres para o habitual pic-nic e apreciar o que a natureza nos oferecia, por excelente trajecto repleto de muitas e boas curvas!












Visitámos o Fort de Mon-Louis, Património Mundial da Unesco desde 2008. Uma fortificação que impressiona pela imponente estrutura defensiva e a sua bonita cidadela.









Seguimos em direcção a Lívia, um enclave espanhol em pleno território francês. Curioso!

Pelo caminho encontrámos o ameaçado de extinção e simpático "Comboio Amarelo".







Continuámos, já de regresso bem próximo de Andorra, por trajecto pitoresco e relaxante.






4º Dia - Foix - Limoux - Prat d'Albis-Foix

Ainda sob a ameaça da chuva que apareceu em força durante a noite, rumámos a Limoux para dar início à sugestão do Tour deste ano que nos levaria até lá bem no alto de Foix.

Deambulámos um pouco pelas ruas desta bonita cidade da região de Occitânia.





Ao longo do trajecto não faltaram os adereços relacionados com o Tour.



As paisagens, mesmo de semblante carregado, deslumbravam. Encontrámos um excepcional local, bem junto ao L'Hers, para o nosso sempre admirável pic-nic!






Fizemos alguns cols, por onde os ciclistas bem esticaram as pernas mas nós, mais preguiçosos, lá os fomos fazendo calmamente mas de moto, apreciando estes interessantes trajectos de montanha.














A recta final deste belo passeio terminou com chave d'ouro em Prat d'Albis, de onde se tem uma fantástica vista periférica sobre a cidade de Foix e arredores.









Na segunda parte da nossa viagem, fomos conhecer a bonita, interessante e histórica cidade que nos acolheu, Foix e continuar pelos Pirinéus Catalães, agora pela costa mediterrânica.

Álbum de fotos-1

2ª Parte

5º Dia - Visita a Foix

Depois de percorrermos a parte mais ocidental dos Pirenéus Orientais e um pouco da Occitânia, começámos esta segunda parte da nossa viagem por terras gaulesas, com a visita à bonita cidade medieval que nos acolheu uma vez mais, Foix.

Com a muita chuva que caiu durante a noite a dar lugar ao bom tempo, iniciámos a nossa passeata pedestre por esta extraordinária cidade medieval que tem no seu magnífico castelo dos condes de Foix do século XI, a principal atracção mas não só. Fomos descobri-la!

Começámos pelo bonito lago junto ao parque de campismo onde estivemos instalados.







Deambulá-mos pelas ruas, seguindo o plano de visita da cidade. É muita a história para conhecer e aprender, a par da cultura rica em pormenores que nos foram surpreendendo e aos muitos turistas com quem nos fomos cruzando.






Subimos ao castelo, para uma soberba visita e apreciar lá bem do alto, a magnífica vista sobre a cidade e o fantástico espaço montanhoso envolvente!










Por fim voltámos ao local onde tínhamos jantado há quase trinta anos. Como o tempo passa...





6º Dia - Foix - Amélie-les-Bains

Este sexto dia da nossa viagem, foi a ligação até Amélie-les-Bains, uma simpática cidade termal, em plenos Pirenéus Orientais, no Parc Naturel Régional des Pyrénées Catalanes.

Percorremos um trajecto misto, por vezes mais rolante, outras vezes mais curvilíneo com excelentes curvas, fantásticas paisagens de montanha e bonitas e históricas aldeias. Destaque para a Route des Corniches!

Em Amélie-les-Bains ficámos instalados no hotel Roussillon. Afinal era mais destinado à terceira idade mas esteve-se bem. Aproveitámos para esticar as pernas e conhecer um pouco da cidade.























7º Dia - Amélie-les-Bains - Perpignan - Amélie-les-Bains

Mais a Leste dos Pirenéus Orientais encontram-se os grandes espaços vinhateiros, belas aldeias e vilas, bonitas lagoas e as fantásticas praias mediterrânicas. Fomos apreciá-las.

Começámos por percorrer a Route des Vins, depois contornámos a fabulosa lagoa a norte de Perpignan.









Depois do sempre admirável pic-nic seguimos até Perpignan. O muito calor que se fazia sentir não convidava a deambular pelas ruas da parte histórica mas fomos apreciar um pouco.






Pela costa mediterrânica encontram-se fantásticas praias, com as suas belas enseadas e marinas e um mar calmo a convidar a banhos.






Era hora de regresso. Terminámos a nossa curta estadia em Amélie-les Bains com umas saborosas pizzas, em excelente ambiente. Prometemos voltar!








8º Dia - Amélie-les-Bains - Soria

Começámos bem cedo o regresso a casa, continuando pelos bonitos percursos de montanha.

Bem no alto do Col d'Ares encontrámos o monumento que assinala a união dos dois lados do País Catalão.







Em território espanhol foi sempre a andar em bom ritmo até Soria, com muitos camiões a cruzarem-se connosco, estavámos uma vez mais na rota deles.

O Hotel Cadosa foi uma agradável surpresa, mais se tratando de um hotel de beira de estrada. Excelente estadia, com simpático atendimento, instalações renovadas e óptimo jantar. Recomenda-se!




O último dia uma vez mais sem grande história, apenas a destacar o sempre apreciado café depois do bom almoço em Vilar Formoso.

Assim termina mais uma excelente viagem de moto, pelas estradas do velho continente.

A próxima já está idealizada, para comemorar 30 anos de muitas e boas curvas, com a melhor das companhias. Venha ela!


1 comentário: