Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Excelente passeata às Mimosas-MTC


Começou da melhor maneira a época de passeios mototurísticos do Mototurismo do Centro. Cerca de quarenta sócios e amigos, aceitaram o convite de participar numa passeata ao “santuário” das mimosas, serpenteando pela Serra do Caramulo, ora junto ao rio Águeda, ora junto ao rio Alfusqueiro, apreciando a generosidade da natureza, que assim “antecipa” a chegada da primavera. Entre belas paisagens e o perfume das ditas, com um excelente dia bem passado em plena natureza e saborosa gastronomia caseira, este passeio ficará na memória de todos os que participaram neste convívio.


O dia prometia e os sócios e amigos da zona de Coimbra, foram aparecendo na sede, para mais tarde se juntarem ao sócio António Costa e esposa em Águeda, conjuntamente com o Paulo Mealha e a Inês Martins que vinham do Porto. Um pequeno “briefing” dava início ao passeio, que foi passando pelo parque do Souto do Rio, bem junto ao Águeda, para depois se dirigir a Alvarim, Redonda e mais tarde chegar a São João do Monte, onde o ar fresco que se fazia sentir, rapidamente levou a que toda a gente se “refugiasse” no café local, para de seguida visitar a bonita praia fluvial, banhada pelo Águeda e apreciar o casario antigo da vila. A longa caravana dirigiu-se para a aldeia carismática da Urgueira, Macieira de Alcôba e finalmente o “santuário” das mimosas, que é o parque do Alfusqueiro.


Depois de percorridas as suas margens, num pequeno passeio pedonal, veio a foto de família. As barriguinhas já clamavam pelo almoço e foi num ápice que todos estavam à mesa, depois de uma excelente recepção por parte do Sr. Élio, dono do restaurante “O Campestre do Alfusqueiro”. Para além de nos guardar um espaço só para nós, enfeitou-o de tal modo, que quem passava se interrogava, que festa iria ali acontecer. E aconteceu, grande almoçarada preparada pela Dª Alzira, que mais parecia um casamento, com direito a estrelícias da Madeira a enfeitar a mesa e tudo.



Que bom aquela chanfana, o bacalhau, os rojões, a vitela, enfim um “sacrifício”… Depois deste lauto repasto, veio os agradecimentos proferidos pelo nosso presidente Zé Valença aos presentes e ao “desorganizador”, tendo aproveitado para dar as boas-vindas ao novo sócio que neste dia entrou para o clube, o Paulo Mealha, que é administrador do fórum amigo e parceiro do MTC e que desde já se aconselha a visita, pois vale bem a pena percorrer os mais vários assuntos nele apresentados e discutidos, em prol do mototurismo e dos motociclistas, www.viajardemoto.com. Houve ainda um sorteio de uma senha de gasolina, que calhou à nossa “camerawoman” Ana Serralha, que faz parte do apoio da empresa Alves Bandeira ao nosso clube e que de futuro serão mais sorteadas, uma por cada passeio, a todos os sócios com as quotas em dia e que participem nos passeios promovidos pelo MTC. 



O passeio ainda não tinha terminado, sem antes uma última paragem na ponte de Bolfiar, onde o Alfusqueiro acaba a sua caminhada, desaguando e engrossando o Águeda, com as mimosas como pano de fundo, para as despedidas de quem ficaria e seguisse outros destinos. Para quem prosseguiu, ainda houve tempo para chegados à sede, dar por terminado este dia muito bem passado, já a pensar no próximo que se vislumbra para o próximo sábado, à Srª da Lapa.

Crónica de Paulo Mealha  

Sem comentários:

Enviar um comentário