Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 17 de junho de 2021

De volta à N16 e N222, em boa companhia

Voltámos a percorrer, na boa companhia de amigos, duas das mais icónicas estradas portuguesas. Excelentes dois dias a fazer do que mais gostamos, viajar de moto!

No ano passado já as tínhamos percorrido, desfrutando dos seus extraordinários traçados. A N16 que liga Aveiro a Vilar Formoso, trajecto principal noutros tempos a ligar Aveiro a Espanha e a N222 de Gaia a Almendra, bem junto ao Douro, apreciando o Vale do Côa.

Desta vez aceitámos o convite para integrar uma pequena caravana de 10 motos e 16 convivas cá de Águeda, para as voltar a apreciar de forma diferente e em boa companhia!

Depois do encontro no local habitual para outras passeatas, iniciámos a N16 em Albergaria-a-Velha, apreciando o já muitas vezes percorrido e fantástico troço até Pessegueiro do Vouga, bem junto ao rio Vouga, para a primeira paragem. Do miradouro com baloiço de Ribeiradio, tem-se uma excelente vista panorâmica sobre a albufeira da barragem do Rio Vouga!




As Termas de São Pedro do Sul, acabaram por ser visitadas duas vezes. Desta vez a paragem foi com sol radioso e calor para café e apreciar o bonito centro junto às termas.






Depois de passarmos por Viseu, deixámos a N16 para seguir na direcção de Nelas para o almoço na Taberna da Adega, integrada nas instalações do produtor de vinhos, onde fomos muito bem recebidos e degustámos a boa gastronomia regional acompanhada de óptimos vinhos. Recomenda-se!












Continuámos a deambular pela N16 até Vilar Formoso. Pelo meio momento curioso quando numa paragem para descanso e refrescar as gargantas, num espaço simpático junto a um café, nos pedem 2€ por uma "mini". Afinal a razão do preço era outra! 😃












Não se foi comprar caramelos a Espanha desta vez mas "dar de beber aos cavalos", sempre fica bem mais barato do que do lado de cá. 

O local de pernoita foi na vila histórica de Almeida, Património Mundial da UNESCO que merece uma visita mais demorada. Após o jantar fomos apreciar as muralhas!





O dia seguinte começou algo enevoado, com passagem agora com as montadas, pelas simpáticas ruas de Almeida entre muralhas. A sua imponência defensiva e construção impressionam!






Pela N332 a caminho da N222, passagem breve a admirar Castelo Rodrigo e paragem mais à frente no simpático centro de Almendra, onde o imponente Solar do Visconde de Almendra deixou pena pelo estado de degradação em que se encontra o seu interior. Consta por lá que estão a ver se o reconstroem com dinheiros estatais. Pois assim seja!





À saída de Almendra encontra-se o marco da N222 que marca o fim da estrada a partir de Gaia. Para nós foi o começo, a apreciar o Vale do Côa a caminho do Douro. Paragem no fabuloso miradouro de Frei Estevão, de onde se pode contemplar uma das mais bonitas e extraordinárias paisagens em pleno Douro Vinhateiro, com o Pinhão lá ao fundo. Que maravilha!









Por fim entrámos no belo troço da estrada N222, considerado o melhor do mundo para conduzir até Peso da Régua, debaixo duns abafados 35º, onde decorreu o almoço sempre em festa e boa disposição. Afinal estávamos a passear de moto!











Continuámos na N222 até que uma prova de ciclismo que saía de Resende, onde comprámos as saborosas cerejas, nos obrigou a rumar para Castro Daire, por pitoresco percurso.



Como estávamos com tempo e o jantar de despedida previsto em Oliveira de Frades ainda demorava, rumámos ao alto da serra de Montemuro, por onde recentemente passou o Portugal de Lés-a-Lés.





Descida bem à Lés-a-Lés com paragem no miradouro em Ester a apreciar o rio Paiva, marcou estes bons momentos passados pela bonita serra de Montemuro!








Rumámos por São Pedro do Sul. Pelo caminho as notícias não eram as melhores quanto à meteorologia. Só tivemos tempo de chegar até à ponte pedonal nas Termas de São Pedro do Sul e por lá esperar que o tempo melhorasse. Como tal não aconteceu, não tivemos outro remédio senão nos fazermos à estrada de regresso a casa antes da noite chegar, debaixo de chuva. Grande e monumental molha... para mais tarde recordar!😎 

A malta como sempre bem disposta, a contemplar o Vouga e a forte chuva e saraiva que iam caindo.💪✌




Foi sem dúvida um excelente passeio, organizado pelo amigo Paulo Santiago.👍

Já está outro na forja. Venha ele!

Nota: Quase toda a gente do grupo estava vacinada contra a Covid19.

Sem comentários:

Enviar um comentário