Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Pela Serra da Estrela, a desconfinar



Saboroso passeio pela Serra da Estrela num fantástico dia primaveril, depois de dois meses confinados devido à pandemia, no momento em que vamos aos poucos retomando a normalidade possível.

Parámos, respirámos, tomámos balanço e vamos avançando.

Este fim-de-semana estava destinado à participação no Moto-rali Turístico dos Motards do Ocidente que prometia mais uma bela e enriquecedora passeata de moto à descoberta do nosso país mas quis o destino que um sério vírus adiasse todas as actividades de motos agendadas.

Assim e com muita vontade de voltarmos à estrada, depois de dois meses parados devido ao confinamento que entretanto terminou, a opção de voltarmos no passado Domingo ao nosso "Stelvio", a Serra da Estrela, acabou por ser uma excelente opção para a "rentrée".

Devidamente protegidos quando apeados, pelas máscaras que foram simpaticamente oferecidas pelos amigos Cláudio e Augusto dos Conquistadores de Guimarães que na véspera nos fizeram uma grande surpresa cá por casa, estávamos prontos para, de forma segura, fazermos o nosso passeio.



Seguimos na direcção de Vendas de Galizes, para passar num espectacular e curvilíneo troço entre Santa Ovaia e Ponte das três Entradas, para depois apreciar o rio Alva por Alvoco das Várzeas, antes de entrar no Parque Natural da Serra da Estrela.



De Vide a Loriga já bem no alto admirámos a paisagem primaveril e o trajecto.






Voltámos ao "Loriga Pass". É sempre um consolo percorrê-lo para matar saudades das curvas dos Alpes e Pirenéus. Trata-se de alguns kms na N338, entre perto de Loriga e a ligação à estrada que segue para o alto da serra e a Torre. Com inclinações até 14% e excelente piso, este troço é um dos melhores de alta montanha no nosso país, com belas paisagens e motivos naturais, como o pastoreio.



   
A estrada entre a Torre e Piornos está fechada. Não estava previsto termos de seguir outro rumo que não fosse pelo Covão d'Ametade onde iríamos pic-nicar mas ainda fomos aos 1.993 metros de altitude, para depois voltar para trás até ao Sabugueiro para comprar os bons produtos regionais que habitualmente levamos para casa. Parte deles já ficaram no sempre admirável pic-nic, a admirar a natureza.

O Vale do Rossim tem um sabor especial para nós, depois de termos vivido grandes momentos de confraternização e amizade nos diversos encontros dos Eskimós em que participámos. Por lá encontrámos malta das motos que também procuravam aquele belo espaço.

Bem junto à lagoa saboreámos o nosso repasto!






Voltámos à N232 até Manteigas para desfrutar outro belo trajecto de montanha, sempre a apreciar o Vale do Zêzere e Manteigas bem lá em baixo.

Pelo vale acima, calmamente, passámos no Covão d'Ametade mas por lá andava muita gente e continuámos. Vamos voltar e desfrutar deste magnífico local do parque natural.



Descemos até à Covilhã para continuar até Loriga, onde voltámos a apreciar esta única e bela praia fluvial.




Era tempo de regressar. Foi mais um belo passeio de moto com sabor especial, numa altura em que todos nós ansiamos por voltar à normalidade possível.


Para quem esteja a pensar fazer-se à estrada deve fazê-lo, sempre com cuidados de segurança nas deslocações e quando apeados, de modo a que todos possamos continuar a desfrutar da vida, evitando voltarmos a estar confinados.

Saúde para todos e boas curvas! ✌

Recordamos este outro belo passeio pela Serra da Estrela que fizemos à uma década atrás por esta altura do ano.

DOMINGO, 30 DE MAIO DE 2010


Passeio primaveril à Serra da Estrela

Para quem gosta de montanha como nós, a Serra da Estrela é uma boa opção. Habitualmente nesta bonita época do ano, por lá nos perdemos na imensidão do Parque Natural, num qualquer recanto desta interessante zona do nosso país.


Sem comentários:

Enviar um comentário