Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 30 de maio de 2010

Passeio primaveril à Serra da Estrela

Para quem gosta de montanha como nós, a Serra da Estrela é uma boa opção. Habitualmente nesta bonita época do ano, por lá nos perdemos na imensidão do Parque Natural, num qualquer recanto desta interessante zona do nosso país.



A viagem até ao Sabugueiro foi calma e directa com pouco a registar. Santa Comba Dão, Vimieiro e as aldeias pela nacional até Nelas, são sempre locais interessantes por onde vale a pena passar. Como sempre aproveitámos para trazer alguns produtos regionais, como o famoso queijo da serra, presunto, doce de abóbora, pão de centeio, entre outros. Desta vez estava pensado um pic-nic, pelo que parte do que comprámos, ficou mesmo pelo caminho.


Dali subimos até ao Vale do Rossim, onde este ano se realizou a concentração dos Eskimós pela pitoresca estrada que sai do meio da aldeia. É um local muito aprazível, onde nas margens da barragem se podem passar bons momentos de lazer. (N40 24.187 W7 35.064 )



Uma passagem breve pelas Penhas Douradas de onde se tem uma visão fantástica e periférica sobre o alto da serra.




Seguindo em direcção a Manteigas, num troço pitoresco que serpenteia a encosta da serra pode-se observar quer a vila, quer o espectacular Vale Glaciar do Zêzere. O muito verde e as muitas sombras ao longo desta estrada, com uma visão fabulosa sobre o vale mais conhecido da serra, são atractivos mais do que suficientes para se fazer de moto estes quilómetros de puro prazer.






A subida do Vale Glaciar é algo que merece ser feito observando bem a paisagem, a ruralidade e o enquadramento envolvente de um vale que não nos cansamos de visitar e apreciar.









Os últimos vestígios de neve ainda podiam ser vistos lá bem no cimo da montanha e o Covão d’Ametade cá mais abaixo, bem no meio do enorme espaço granítico envolvente.


Outro local que sempre nos encantou quer pela sua beleza, quer por excelentes momentos de convívio é o Covão d’ Ametade (N40 19.664 W7 35.205). O local escolhido para o pic-nic foi onde estivemos acampados juntamente com os muitos amigos, que compuseram um grupo fantástico, na primeira edição dos Eskimós em 2008. Foi sem dúvida alguma, um fim-de-semana inesquecível.





Este oásis em plena Serra da Estrela convida a observá-lo e a senti-lo melhor, com um passeio por entre as suas sombras verdejantes, vendo engrossar o Zêzere que nasce logo ali.







Depois deste excelente pic-nic regado com um bom tinto alentejano Monsaraz q.b., seguimos para a Torre para o cafezinho da praxe. A mais-que-tudo foi registando as belas imagens que nos proporciona a subida até ao alto da serra, que ainda aqui e ali se podiam ver os últimos redutos de neve.








Quando tanto se fala de crise, não é com certeza com preços elevados que se cativa o turista. O restaurante onde fomos tomar o café na Torre, cobra por cada café servido ao balcão 1€. Para compor o ramalhete, só mesmo um banho de mosquitos, aos milhões, uf…



Era hora do regresso que foi feito pela excelente estrada que vai até perto de Loriga, seguindo depois pela E.N. 17. Paragem ainda na barragem da Aguieira, a fechar da melhor maneira este passeio, antes da chegada a casa.






Foi um dia primaveril bem passado pelas terras mais altas de Portugal continental. Agora a expectativa vai mesmo para o fantástico passeio aos Picos da Europa com a malta do MTC que aí vem.


Mais fotos...


Publicado em Novembro/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário