Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Provar o Verde Vinho no Verde Minho

Barcelos oferece o seu melhor no 18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014


Estradas verdejantes e sinuosas, quintas charmosas, recordações de emigrantes e muito, muito Vinho Verde. Assim foi a despedida do verão e boas vindas ao outono 2014, no 13º Moto-rali Turístico da AC Moto Galos de Barcelos, a 20 e 21 de setembro, passeata que constituiu a quarta jornada do 18º Troféu desta relaxante modalidade da FMP, patrocinada pela BMW e Michelin.

Os veteranos organizadores barcelenses quiseram começar o périplo simbolicamente no posto fronteiriço de Valença. E melhor o fizeram, com um casal de emigrantes dispostos a dar o salto à procura de melhor vida. Não faltou o soldado da GNR, que muito nos haveria de fiscalizar as motos ao longo dos dois dias de giro minhoto.

Curiosamente o verão despediu-se com chuva morrinhenta e céu descolorido, à semelhança de quase toda a estação deste ano.

Nada que impossibilitasse a apreciação dos vales e montes dos concelhos de Valença, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, numa manhã desenfiada por mosteiros e bosques interiores, longe do rebuliço da N13 e outras nacionais mais movimentadas. Muito bom.

Já com o almoço no papo e o sol a abrir, a Serra de Arga funcionou de sobremesa. Ver os afluentes do Coura a formarem poderosas cascatas não é normal nesta altura do ano. Nem uma paisagem verde e viçosa, sem fogos. Felizmente. Estorãos e sua ponte romana estava no sítio. O Rio Neiva e a Tregosa também. Até uma doce fugida à fábrica de chocolates A Vianense demos. Os jogos e surpresas sucediam-se, ligados à plantação e cuido das videiras e finalmente vindimas. Sulfatou-se, equilibraram-se cestos, tirou-se água para rega, trasfegou-se vinho, arrolharam-se garrafas.

A Quinta de Malta, solar antigo e bem cuidado, recebeu a comitiva ao pôr do sol. E que rico pôr do sol! Com vinho e compotas caseiras, o espaço transformado em turismo rural cativou e encantou.

Com uma boa jantarada e música ao vivo, em Barcelos, estava terminado o verão 2014.

Verde Outono

E o domingo haveria de acordar entre os mais de 4000 ciclistas a aquecer para a partida dos “5 Cumes” grande prova do calendário anual do btt nacional, já uma tradição barcelense. Neste ambiente saudável de duas rodas o grupo tirou uma foto com o “Homo Viator”, monumento ao motociclista, propriedade dos orgulhosos Moto Galos. E é caso disso. É a única estátua ao motociclista em Portugal que tem a mulher, passageira, companheira. Figura que dá sentido à vida.

E o que fizemos neste ensolarado início de outono? Provamos Vinho Verde! Em três locais. Na Quinta do Bosque, na Cooperativa de Barcelos e na Quinta do Balão. Mas antes, ainda vimos a pisa das uvas com direito a cantares de rancho folclórico.

O ex-líbris do passeio chegou no final, com muita pinta. Apareceram as “forças da autoridade” a mandar soprar no balão. Mas neste caso a felicitar quem acusasse. Significava que sim, que quem rebentasse a escala tinha cumprido com esforço as árduas tarefas previstas no programa. De Penafiel vieram os mais valorosos mototuristas!

O pódio final, na Quinta do Balão, elevou Fernando e Carla Silva, secundados por João e Carla do MC Albufeira e Rui e Vera do Góis MC. Todos receberam Vouchers BMW, artesanato e… umas garrafinhas, claro. O Fernando e Carla vão comprar estantes novas, tantos os prémios já recebidos nesta última década.

Fonte: FMP

Sem comentários:

Enviar um comentário