Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 28 de maio de 2016

Mototuristas descobrem Ponte de Sor


Nos passados dias 21 e 22 de Maio decorreu a terceira etapa do 20º Troféu Nacional de Moto-ralisTurísticos BMW/Dunlop da FMP-2016. Com irrepreensível organização, os carismáticos Motards do Ocidente, levaram os mototuristas a conhecer de fio a pavio, o interessante concelho de Ponte de Sor.

Já com a maioria dos participantes chegados na sexta-feira que este ano viu o seu número aumentar significativamente e com a noite bem divertida, era fácil de prever que seria um moto-rali bem animado e participado, ao longo das quase duas centenas de quilómetros.


O Sábado acordou um pouco enevoado mas com excelente temperatura. Partida dada na emblemática Escola Básica de Montargil, a caravana composta por 52 equipas e cerca de 90 participantes, deu início a este passeio pelo concelho de Ponte de Sor que muito teve para mostrar, aprender, apreciar e degustar. Um fim-de-semana memorável! No bonito centro da vila, com o seu interessante pelourinho deu-se início às primeiras perguntas. Como sempre, a vida de quem participa não é facilitada e há que procurar as respostas, sempre com muita atenção aos pormenores, consulta dos textos de apoio, road-book e demais informações que possam dar uma ajuda.




Depois da visita à Capela de Santo António de estilo barroco, de onde se tem uma vista privilegiada sobre a barragem que a seguir também foi visitada, Foros do Arrão com o seu único moinho de vento existente no concelho, foi o destino seguinte e onde a senhora presidente da Junta de Freguesia preparou umas saborosas filhoses. Galhofa à mistura e era tempo de continuar desta vez até a casa de motos Alenmoto, para mais uma rolha e autocolante. Houve quem aproveitasse para esticar a corrente.
















Estamos na forte região da cortiça e a visita à fábrica de transformação Sedacor, veio reforçar o conhecimento da nossa liderança a nível mundial neste sector. Impressionante o que se pode fazer com este excelente produto natural!




O saboroso, exclusivo e bem confecionado almoço, servido pela turma de restauração da Escola Secundária de Ponte de Sor, foi um dos pontos altos do moto-rali. Estão de parabéns os alunos e professores pela dedicação a tão nobre arte que muito naturalmente apreciamos. Após o almoço e antes do início do 2º sector mais uma visita, desta vez ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. O Dr Carlos Faísca da Câmara Municipal que nos acompanhou em diversas visitas, com a sua mestria, saber e de forma voluntária explicou detalhadamente as várias actividades no aeródromo, sendo uma das principais a formação de pilotos de aviões ou helicópteros.










Sempre acompanhados pelas bonitas paisagens alentejanas, fantástica paragem com descida à Ribeira do Sor, onde existem interessantes moinhos d’água, outrora alimentados pelas águas desta ribeira que alimenta a Barragem de Montargil.





De volta ao centro de Ponte de Sor, para passagem exclusiva pelo bonito circuito pedonal ribeirinho. O Lagar Sabores Apurados, onde se produz excelente azeite, foi a visita seguinte. Chegados a Ribeira do Andreu o road-book dava conta de dois percursos alternativos. O fora de estrada, de fácil passagem, levou a caravana a percorrer parte dum trilho pedonal e observar vários moinhos d’água, por entre sobreiros e montados.











Como habitualmente acontece, os Motards do Ocidente convidam os participantes a trazer lá de casa produtos alimentares para oferecer a quem mais precisa de apoio. O Centro Comunitário da Ervideira foi o escolhido, onde se puxou das habilidades para o jogo com as famosas rolhas.





Em Galveias deu-se por encerradas as actividades nas Piscinas do Oásis Parque com lanche a retemperar as forças, após paragem breve junto à Capela da Santa Casa da Misericórdia do século XVII. Próximo destino em caravana até Alter do Chão onde a mesma pernoitou, esgotando todas as unidades hoteleiras. Fabuloso passeio de fim de tarde, a apreciar a bela planície alentejana. Que maravilha.













A original ideia da organização, convidando a trazer o pijama para o jantar, criou momentos únicos de pura diversão, premiando a melhor fatiota. Um grupo de jovens cantores de flamenco compôs esta animadíssima noite, para mais tarde recordar. Vivam os moto-ralis!










A 2ª etapa mais a norte do concelho, começou com visita à estação ferroviária de Torre das Vargens, infraestrutura de elevada importância doutros tempos. Por entre simpáticas aldeias e bonitas paisagens, a caravana continuou até Longomel para o “mata-bicho” da manhã e mais umas respostas. 


Foto de Fábio Cordeiro











De volta a Ponte de Sor, pela zona ribeirinha com paragem junto à Ponte de Ferro, seguiu-se até ao Jardim no centro da cidade, para o último e hilariante jogo do balão. Bem próximo fez-se a degustação de produtos regionais, acompanhada dos bons vinhos da região. Muito bom!




















O Centro de Artes e Cultura da cidade foi a visita seguinte, onde se tirou o retrato de grupo, junto ao maior e impressionante painel de rolhas do Mundo. A visita à antiga fábrica de arroz encerrou da melhor forma este vasto conjunto de visitas, onde muito se aprendeu sobre a região e sobre o fantástico país onde vivemos.











No restaurante integrado no Centro, serviu-se o almoço uma vez mais com a saborosa gastronomia alentejana e onde se deu a conhecer os mais regulares desta jornada mototurística, após sorteio dos vouchers oferecidos pelo patrocinador BMW, pelas equipas que participaram em todas as actividades propostas.





Assim os mais regulares da 3ª etapa do 20º Troféu de Moto-ralis Turíscticos BMW/Dunlop da FMP foram, o João e a Carla Krull do Moto Clube de Albufeira, seguidos pelo Rui Oliveira e Vera Cardoso do Góis Moto Clube e a finalizar o “pódio” o Vitor Olivença do BMWCKLT.


Os Motards do Ocidente estão uma vez mais de parabéns, pelo empenhamento, forma de receber e organização deste inesquecível fim-de-semana mototurístico. Agradecem o grande apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor e das cinco juntas de freguesia do concelho, para além das restantes entidades envolvidas.

O Góis Moto Clube informou que por razões alheios à sua vontade, o seu moto-rali vai ser adiado para Outubro, em data a anunciar.

O troféu vai ter a sua próxima etapa nos dias 24 e 25 de Setembro, organizada pelos experientes Moto Galos de Barcelos. Até lá!



Sem comentários:

Enviar um comentário