Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pelas ciclovias de Portugal-Sever do Vouga


Com a moto no "estaleiro" a fazer a revisão, fomos mesmo dar uma voltinha de... bicicleta. Nada melhor do que percorrer as excelentes ciclovias do nosso país, a começar pela que está mais perto de nós, a de Sever do Vouga.

A PAN está no bonito número dos 150.000 quilómetros, uma revisão mais completa fez com que fosse necessário mais tempo, pelo que no Sábado de manhã já deu entrada no concessionário Honda em Aveiro, quem habitualmente trata dela.

Nunca fui muito adepto de praticar desportos físicos, embora goste de os ver. Por outro lado torna-se necessário estar em forma para que, sobretudo em viagens mais longas, o corpo não se "ressinta".

Vai daí pensámos porque não percorrer as ciclovias que existem e que por sinal até são bastantes ao longo do país. Consultei o site oficial http://www.ciclovia.com.pt/ e verifiquei que não faltam excelentes opções para "esticar" as pernas, por trajectos muito interessantes. Alguns deles foram feitos através de ramais ferroviários desmantelados, como foi o caso deste passeio pela Ecopista de Sever do Vouga.

Metemos as "bikes" no transporte de quatro rodas e lá fomos nós. A partir de Paradela do Vouga começámos o percurso de cerca de 5 quilómetros, que tem início junto à antiga fábrica de massas alimentícias Vouga. Encontrámos muita gente de bicicleta mais ou menos equipada e a pé.



Bem lá do alto temos uma vista fabulosa sobre o rio Vouga, que nos proporciona bonitas paisagens, sobretudo de cima da ponte do Poço de Santiago.





Com uma excelente temperatura primaveril, entre verdejante vegetação e óptimas sombras, continuámos até ao fim do troço, junto ao rio Vouga que corria com bom caudal.




Eram horas de aconchegar as barriguinhas e recarregar as forças, não que seja difícil o trajecto que até é bem simples mas isto de puxar pelo veículo, não é fácil para o motociclista. O pic-nic soube que foi uma maravilha.


De volta ao ponto de partida, lá fomos apreciando este bonito trajecto e outros pontos de interesse. 



Passámos ainda pela praia fluvial próximo da ponte de Pessegueiro do Vouga, para tomar café mas o restaurante estava encerrado o que foi pena.




A tarde ainda era longa pelo que fomos até junto do mar para "esticar" as pernas, pelos passadiços das dunas e depois, antes do tradicional café e nata (tipo Belém) no Atlântida na Costa Nova, assistimos ao fim da regata que se realizava na Ria de Aveiro.



Foi um dia muito bem passado, desta vez a pedalar. Estamos a pensar repetir mais vezes, quando não estivermos a viajar de moto.

Antes de ser motociclista, fui ciclista, já há bom tempo. É algo que para além de ajudar à forma física, também nos leva a percorrer outro tipo de trajectos que naturalmente não se podem fazer de moto e não faltam boas alternativas por este nosso Portugal fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário