Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 30 de março de 2011

Miguel Oliveira-O nosso piloto

Longe vai o ano de 2004 em que através do Troféu de MiniGP com as Metrakit, promovido pela então FNM, o Miguel Oliveira dava os seus primeiros passos. Desde essa época para cá tem sido sempre a evoluir no fantástico mundo da Velocidade.


Sempre fui um apaixonado pelas corridas de velocidade. Sempre que é possível lá vou eu até ao Estoril para ver  os "ases" do Mundial. Agora já temos, pela primeira vez, um português a disputar o Mundial a tempo inteiro e um grande motivo para acompanhar as corridas e ver o nosso "embaixador" a correr.


No ano de 2004 na Concentração do Seixal, na Quinta da Atalaia, vi pela primeira vez o Miguel a fazer uma demonstração com as Metrakit, conjuntamente com um companheiro. A sua humildade, postura e técnica, deu logo para ver que tínhamos um piloto com um futuro promissor e não me enganei.




Promoção em 2004 do Troféu Metrakit

Procura-se... o futuro campeão do mundo!

O Mini GP é um Troféu de Iniciação à Velocidade para pilotos com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos. Resultado de uma parceria entre a MASAC, através da Metrakit, e a Federação Nacional de Motociclismo (FNM), o Troféu já vai no seu segundo ano de existência. As motos dos pequenos “grandes” pilotos são Metrakit, marca que presta ainda assistência em todas as corridas, para que nada falte aos participantes.
No final do Troféu, que este ano é em Outubro, os dois melhores pilotos têm a hipótese de participar no Metrakit Mini GP World Festival, que decorrerá em data ainda a definir.
Para te inscreveres, contacta a FNM. Torna-te no futuro campeão do mundo!

Fonte: Masac


Miguel Oliveira iniciou a sua carreira internacional em 2004, e em apenas 4 anos está entre os melhores valores do motociclismo. 

O jovem estudante de 15 anos tem demonstrado merecer ser o piloto em que Portugal deve apostar, para se fazer representar no Mundial de Velocidade 125 GP.

Com uma atitude invulgar e uma enorme paixão pelo motociclismo, a carreira de Miguel Oliveira tem conhecido um desenvolvimento sustentado em magníficos resultados , que conquistou com muito empenho e dedicação.

Miguel é o desportista português do seu escalão etário com maior visibilidade mediática. As suas prestações quer em Espanha, quer nos outros países (Inglaterra, Holanda, Alemanha e Portugal), têm impressionado as pessoas que acompanham o Mundial de Velocidade, nomeadamente os chefes de algumas equipas com estrutura no Moto GP, atentos a Jovens talentos.

Além da qualidade desportiva, Miguel Oliveira é um excelente estudante e tem as qualidades fundamentais para ser um futuro Campeão do Mundo. 

Palmarés
2009
3º classificado no campeonato espanhol velocidade CEV
5º classificado no campeonato da Europa

2008
-Vencedor KTM RedBull em Inglaterra
-Vencedor KTM RedBull em Holanda 
-Vencedor na estreia 250cc 4T emJerez
-3º classificadodo troféu Mediterranico
-4 classificado Aprilia Alemanha
-8º classificado prova KTM RedBull em Portugal

2007
-3º classificado no Mundial de Metrakit Pré-125 (Valência)
-Campeão do Troféu Mediterrâneo Pré-125 (Espanha) 

2006
-Vencedor do GP de Portugal MiniGP XL 70cc
-Vice-campeão do Troféu RACE em Madrid

2005
-Vencedor do Metrakit Mini-GP Festival (Campeão Mundial)
-Campeão do Troféu Nacional MiniGP/Vodafone 
-Vice Campeão do Campeonato de Madrid

2004
-4º classificadono Campeonatode MiniGP
-Nomeado Jovem promessa pela confederação do Desporto de Portugal.

Com vista à participação no Mundial de Motociclismo em 2010, na categoria 125cc GP, Miguel Oliveira terá, em 2009, a sua carreira orientada para corridas em campeonatos espanhóis de velocidade, que se tornaram famosos pela grande competitividade, um autêntico berço por onde passaram pilotos que se vieram a consagrar campeões mundiais tais como: DANI PEDROSA, CASEY STONER, JORGE LORENZO, ANDREA DOVIZIOSO, etc. É a antecâmara do MOTO GP, por isso atingiu o sucesso e actualmente continua a contar com pilotos de várias nacionalidades.


Calendário de corridas em 2009

- 19 de Abril Circuito Albacete
- 7 de Junho Circuito Jerez
- 12 de Julho Circuito Comunidade Valenciana
- 21 de Setembro Circuito de Albacete II
- 11 de Outubro Circuito da Catalunha
- 15 de Novembro Circuito Comunidade Valenciana II
- 22 de Novembro Circuito de Jerez II

O piloto português mais falado no meio do motociclismo, é um sério favorito sério aos lugares principais nas corridas em que tem participado no CEV, consideradas as melhores para preparar os pilotos para o mundial, tem funcionado como um viveiro de talentos cujo futuro é jogado a cada corrida. Miguel Oliveira que conta com o apoio da Vodafone, Turismo de Portugal, FIAT, ACP Motos, Circuito do Estoril e Caetano, empresas portuguesas que estão a contribuir para o desenvolvimento da carreira deste piloto que neste momento está mais perto de poder saltar para o Mundial de 125 do Moto GP: “Mas, para ter esta hipótese os meus patrocinadores têm de ser vistos, daí que tenho a agradecer quem me tem apoiado também do lado da comunicação social, que pode fazer ainda muito até ao final do ano.” Afirmou Miguel Oliveira.

Fonte: Página Oficial no Facebook



No próximo fim-de-semana o Campeonato de 125cc ruma a Jerez. Depois de um 10º lugar no Qatar considerado muito bom para quem se inicia ao mais alto nível, por certo irá procurar melhorar esse resultado e continuar a dar-nos muitas alegrias.

http://www.motogp.com/pt/news/2011/Jerez+125+preview

Também se espera que haja mais apoio, sobretudo a nível nacional por parte das empresas, para que possa continuar  a sua carreira entre os melhores.

Da minha parte desejo as maiores felicidades ao Miguel e à sua carreira e cá estarei para o apoiar.

Vamos todos apoiar o Miguel, dentro e fora dos circuitos. 




Miguel Oliveira é o primeiro português a competir no MotoGP.

Miguel Oliveira nasceu no Pragal, Almada, no dia 4 de janeiro de 1995 e tornou-se no primeiro português a garantir um lugar no MotoGP e a vencer na principal categoria do Campeonato do Mundo, depois de se sagrar vice-campeão mundial em Moto3 e Moto2.

Ao mesmo tempo que compete, é estudante de Medicina Dentária, o que faz do piloto um exemplo de determinação e perseverança para os mais jovens. O seu primeiro sucesso desportivo veio em 2005, quando venceu o Campeonato Nacional de MiniGP e o Metrakit World Festival em Espanha, contra 192 pilotos de 14 países. Em 2008, Miguel participou em várias competições com algumas aparições esporádicas onde se destacou sobretudo na Red Bull Rookies Cup, com duas vitórias em três etapas. Em 2009 ficou na terceira posição no Campeonato Nacional de Espanha e no quinto lugar no Campeonato Europeu. No ano de 2010, Miguel venceu cinco dos sete eventos, ficando apenas a 2 pontos do seu rival Maverick Viñales. Conseguiu também ficar na segunda posição no Europeu, antes do seu ano de estreia no Campeonato do Mundo de Moto3, em 2011. Após um primeiro ano na categoria turbulento, Oliveira regressou com toda a força em 2012 com a equipa Estrella Galicia 0,0, aos comandos de uma Suter Honda, onde conseguiu ficar duas vezes no pódio e terminou em oitavo no campeonato. Em 2013 juntou-se a Efrén Vázquez na Mahindra Racing e destacou-se ao conquistar o primeiro pódio de sempre do construtor indiano na Malásia. Em 2014 permaneceu na Mahindra e fez mais um pódio em Assen, mesmo antes de se transferir para a Red Bull KTM Ajo em 2015.

Foi com a equipa do construtor austríaco que Miguel Oliveira deu um salto qualitativo e conquistou seis vitórias, três segundos lugares e uma pole position, terminando o Campeonato do Mundo de Moto 3 em segundo lugar, a apenas seis pontos do tão desejado título. Com estes resultados, Miguel Oliveira transitou de categoria e de equipa em 2016, integrando a Leopard Racing em Moto2. Com uma temporada com alguns altos e baixos, o piloto foi um dos melhores rookies do ano, o que lhe valeu nova transferência para a equipa Red Bull KTM Ajo, regressando à estrutura onde obteve melhores resultados, mas desta vez em Moto2. Já em 2017, Miguel Oliveira voltou aos grandes momentos, tendo alcançado vários pódios, pole positions e, acima de tudo, a primeira vitória em Moto2, no GP da Austrália, feitos que lhe valeram o 3º lugar na classificação geral essa época.

Em 2018, Miguel Oliveira sagrou-se vice-campeão mundial e ajudou a Red Bull KTM Ajo a garantir o título de equipas com vitórias nos Grandes Prémios de Itália, República Checa e Valência, tendo pisado 12 pódios.

No ano de 2019, Miguel Oliveira tornou-se o primeiro português a competir na categoria principal, o MotoGP, defendendo as cores Red Bull KTM Tech 3. Em 2020, surge a consagração de um trabalho de quase 20 anos. Contra as expectativas e naquele que promete ficar para a história do MotoGP como um dos melhores finais de corrida de sempre, Miguel ultrapassou dois adversários na última curva do Red Bull Ring rumo à vitória do GP da Estíria de 2020, o 900º Grande Prémio do MotoGP e a primeira conquista de Miguel na principal categoria do motociclismo.

O português trabalha para continuar a evoluir enquanto piloto e conseguir cada vez melhores resultados antes de se mudar para a Red Bull KTM Factory Racing, em 2021.

2020
1ª vitória em MotoGP
Red Bull Ring, Spielberg, Áustria
GP da Estíria de 2020

2019
17º no Campeonato do Mundo de MotoGP
Pontos: 33; Melhor resultado: 8º (GP da Áustria)
Primeiro piloto português a competir no MotoGP
Red Bull KTM Tech 3

2018
Vice-campeão do Mundo de Moto2
3 vitórias e 12 pódios

2017
3º Classificado: Campeonato do Mundo de Moto2
3 vitórias, 9 pódios e 2 pole positions.

2016
20º Classificado: Campeonato Mundial Moto2
2015
2º Classificado: Campeonato Mundial Moto3
6 vitórias, 3 segundos lugares e 1 pole position.

2014
10º Classificado: Campeonato Mundial Moto3
1 terceiro lugar.

2013
6º Classificado: Campeonato Mundial Moto3
1 terceiro lugar.

2012
8º Classificado: Campeonato Mundial Moto3
1 segundo lugar e 1 terceiro lugar.

2011
14º Classificado: Campeonato Mundial 125cc

Fonte: Red Bull



Pole Position - Grande Prémio de Portugal-2020


Grande Prémio de Portugal MotoGP - 2020

Miguel Oliveira_Sic_Alta Definicao-Vídeo

Actualizado em 02/12/2020

1 comentário: