Quanto às portagens nas SCUTS, pouco ou nada há a fazer para evitá-las, agora as motos serem discriminadas já é outra questão.
Estando as SCTUS a serem consideradas auto-estradas normais, esperava-se naturalmente que o desconto na Via Verde para as motos, já existente, fosse considerada mas não é o que está a acontecer.
As manifestações de protesto de há uns anos, que acabaram por pelo menos se ter conseguido o desconto de 30% na Via Verde para as motos, para quem adquirisse o identificador, foi o culminar de um processo que exigia uma maior justiça no pagamento de portagens entre as motos e os carros.
Na altura como agora, as motos continuam a pagar tanto como os carros, para quem não tenha o dito dispositivo.
Importa referir que o reduzido impacto no desgaste das vias provocado pelas motos e a sua também reduzida dimensão, para além de outras características benéficas com a sua utilização, justificam naturalmente uma redução em pelo menos metade do valor pago nas portagens das auto-estradas.
Ao verificar-se esta situação de não estar contemplado nas SCUTS, o desconto de 30% nas portagens para as motos, impõe-se questionar quem de direito acerca deste assunto.
Foi o que fez o nosso já bem conhecido deputado e motociclista Miguel Tiago, que como todos sabem esteve ligado à aprovação da "Lei das 125cc", ao questionar o governo sobre esta questão, através da carta que aqui publicamos.
Publicada na Motojornal nº 1258 |
Espera-se que as respostas sejam positivas e que seja reposto o referido desconto em todas as portagens.
Aguardemos...
Deixem o vosso comentário aqui ou no Facebook:
http://www.facebook.com/events/196051543824719/
É importante a opinião de cada um sobre este assunto, que a todos nos afecta.
Será que alguma vez vamos ter uma resposta?!??!
ResponderEliminarEspera-se que sim, pois não faz qualquer sentido a actual situação que em muito prejudica os motociclistas.
EliminarÉ um assunto que nós por cá vamos acompanhar com especial atenção e daremos conta das novidades.