Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 21 de março de 2010

Passeio pelas mimosas ainda em flor

Todos os anos a natureza brinda-nos com as mimosas floridas, entre o fim de Fevereiro até início de Março, anunciando a chegada da Primavera.



Praga para uns, bonitas paisagens para outros, a verdade é que vale bem a pena um passeio aqui na zona, procurando locais que são autênticos santuários. Embora um pouco tarde ainda fomos a tempo de ver alguns redutos, por trajecto entre o Rio Vouga e o Águeda, passando pelo Alfusqueiro.



Já ía adiantada a hora quando nos fizemos à estrada. A primeira paragem foi junto à Ponte Medieval sobre o Rio Marnel, onde existe um simpático parque de merendas. (N40 38.037 W8 28.225)






Passámos pelo Museu Ferroviário em Macinhata do Vouga para breve paragem. (N40 39.189 W8 27.503)






Seguindo a linha do Vale do Vouga, parámos na estação da Sernanda do Vouga, para um cafezinho matinal. O Vouga ia bem composto em direcção à Ria de Aveiro onde desagua. (N40 40.373 W8 27.198)









O passeio junto ao Vouga é fabuloso.















Deixámos o Vouga rumo a Paradela onde por sinal está a ser desmantelada aquela que outrora muitas massas alimentícias fabricou, que se chamava "Vouga" e empregava muita gente da região, para quem se lembra da importância desta fábrica a nível nacional.






Depois de passarmos pelas Talhadas do Vouga a direcção era a praia fluvial do Alfusqueiro, onde ainda se podiam ver algumas mimosas ainda em flor. (N40 37.564 W8 21.720)









Chegados à simpática aldeia Macieira de Alcôba, fomos até ao restaurante a "Escola". É uma antiga escola primária transformada em restaurante típico, com excelente gastronomia. (N40 37.175 W8 16.506)















Enquanto esperávamos pela ementa escolhida, fomos apreciando alguns artefactos de tempos idos e que nos fizeram vir à memória os tempos da escola primária. O quadro, o transferidor de madeira, as medidas, as figuras geométricas e os velhinhos mapas da década de 50, que nos indicavam os territórios do Império, fizeram-nos recordar como era o ensino naquele tempo.












Começámos pelas saborosas entradas, para depois progredir para o Cabrito Assado, especialidade da casa e acabar nas sobremesas, que estavam uma delícia, Requeijão com Compotas e Aletria. No final trouxemos alguns produtos regionais.















Um breve olhar sobre a aldeia típica da Urgueira, a caminho do Caramulo, onde todos os anos é celebrado o milagre que aconteceu da aldeia.






Mais aldeias típicas fomos passando como a de Vale do Lobo.






A interessante vila de São João do Monte merece uma paragem mais demorada. O Rio Águeda passa bem no meio da localidade e proporciona bonitas paisagens campestres e serranas.















Continuando no concelho de Tondela, rumámos ao Souto, Castêlo, Corte, Freimoninho e praia fluvial de Falgoselhe. Bonitas paisagens iam compondo este passeio domingueiro.












A última paragem seria em Bolfiar, já perto de Águeda para observar a junção do Alfusqueiro afluente do Águeda.






Mesmo com apenas uma pequena visão das mimosas em flor, esta passeata é sempre muito interessante, qualquer que seja o trajecto escolhido. P'ro ano há mais.



Mais fotos...

Publicada em Novembro/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário