Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Portugal de Lado-a-Lado, pela EN222-Parte II


Voltámos no passado Domingo à EN222, para percorrê-la de Peso da Régua até Vila Nova de Gaia. Bem junto ao rio Douro, continuámos a saborear uma das melhores estradas para passear de moto!

Temos viajado além fronteiras e temos encontrado estradas fabulosas para se fazer de moto mas por cá também as temos e a N222 é sem dúvida alguma, uma das melhores que já encontrámos.

Já a percorremos várias vezes e é sempre com muita vontade que voltamos para a apreciar, tal a beleza paisagística e não só. Desta vez com mais tempo, estivemos mais atentos aos pormenores e são muitos.

Ao longo dos cerca de 230 curvilíneos kms, existem inúmeros motivos de grande interesse turístico que vale a pena conhecer mas o que nos arrebata a cada quilómetro é sem dúvida a paisagem, ao longo do rio Douro, depois do Vale do Côa.

Não deixem de aproveitar este magnífico percurso de estrada!

Antes de iniciarmos os quase 130 kms desta fantástica passeata pela N222, passámos pelo belo espaço das Termas de São Pedro do Sul, o imponente planalto entre Castro de Aire e Lamego pela N2 e a fantástica descida pela zona vinhateira até à Régua que marcaram a manhã deste belo dia para passear de moto. Continuámos a cruzar-nos com muitos companheiros que também aproveitam esta bela e curvilínea estrada!

Um "Porto de Honra" em plena zona histórica de Lamego, foi o aperitivo ideal para o almoço!






O "Katekero" junto à ponte pedonal com excelente vista sobre o Douro e o vale vinhateiro, foi o restaurante escolhido, onde fomos bem servidos, uma vez mais.



Despedi-mo-nos da bonita cidade da Régua, com paragem alguns quilómetros a seguir para apreciar a bela paisagem onde se integra uma unidade hoteleira de excelência.




Paragem seguinte no miradouro de Massora, de um se pode apreciar mais algumas das belas paisagens que nos acompanharam neste percurso.




Nesta época do ano impõe-se degustar as belas cerejas e nada melhor do que em qualquer miradouro ao longo desta estrada. As de Resende são das melhores!



Nesta parte da estrada percorre-se a Rota do Românico. Um dos muitos motivos de interesse a visitar.


Caldas de Aregos é outro dos belos espaços junto ao Douro que vale a pena visitar e onde pernoitar.


Aos poucos fomos deixando para trás o Douro Vinhateiro, para nos embrenharmos na parte final, mais povoada mas não menos interessante, como a vista panorâmica sobre o Bestança que nasce na Serra de Montemuro e desagua no Douro.



Chegámos a Vila Nova de Gaia ao fim da tarde. Registámos o momento no local onde supostamente estaria o Km0, no cruzamento com a N1 na Av.da República, em pleno centro da cidade.


O adiantado da hora para o regresso, adiou a visita obrigatória ao Cais de Gaia.


Foram sem dúvida dois excelentes e memoráveis passeios a apreciar a EN222. Venha a próxima!



Mais dicas e informações sobre a EN222, através do artigo publicado pelo Quilómetro Infinito:


Depois de cerca de duas décadas com os fiáveis intercomunicadores da Autocom, foi tempo de os substituir. Os recentes Midland BTX1 PRO S fornecdidos pela Espaços Sonoros de Coimbra, revelaram-se uma óptima escolha, testados  ao longo destes passeios pela N222!


Sem comentários:

Enviar um comentário