Find Us On Facebook

Página inicial: Pelos Altos Pirenéus degustando La Route Gourmande des Basques - 9º Portugal de Lés-a-Lés_Off-Road_2024 - Recordando: Barcelos oferece o seu melhor no 18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014 - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Manifestação dia 19 Junho 2016

GAM-GRUPO DE ACÇÃO MOTOCICLISTA


Em protesto contra a infundada inspecção periódica às motos, o GAM-Grupo de Acção Motociclista vai organizar no próximo dia 19 de Junho ás 17 horas manifestações simultâneas de motociclistas no Porto, em Lisboa e em Faro.

Estas manifestações terão como objectivo chamar a atenção dos media, da população em geral e do próprio governo para a falsa questão de segurança com que se pretende justificar as inspecções às motos. Pretende trazer para debate público as inspecções periódicas na sua generalidade, sejam elas a que veículos forem.

1- Apenas 0,3% dos acidentes com motos são provocados por falha mecânica dos veículos, o que não justifica a relação custo/benefício das inspecções.

2- As inspecções, tal como as querem implementar, vão retirar da estrada todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas, mesmo que essas alterações tenham beneficiado as motos em termos de segurança, o que por regra acontece.

3- As inspecções, tal como as fundamentam e querem implementar, serão apenas um vantajoso negócio para alguns e um gasto de dinheiro e tempo para os motociclistas não representando para estes nenhuma mais valia.

4- A União Europeia, precisamente por falta de fundamentação e consenso a nível do Conselho da Europa, adiou até 2022 qualquer decisão sobre uma Norma Europeia para inspecções às motos.

Não faz por isso sentido Portugal estar a legislar e a regulamentar sobre esta matéria.

5- Se o governo e a ANCIA querem inspecções, então, vamos reequacionar e repensar na generalidade toda esta questão das inspecções, sejam elas a que veículos forem. É necessário mudar muita coisa, como a total irresponsabilidade de quem inspecciona (centros de inspecção). Se uma viatura tem um acidente por falha de travões (por exemplo) depois de ter sido aprovado numa inspecção, quem fez essa inspecção deve ser de algum modo responsabilizado, o que hoje não acontece nem está previsto que venha a acontecer.

Estas são fundamentalmente as grandes razões porque no dia 19 de Junho os motociclistas vão sair para a rua e defender os seus interesses. Como e onde exactamente irão decorrer essas manifestações informaremos mais tarde.

As MOTOS as CINQUENTINHAS e as SCOOTERS precisam neste momento de quem as defenda, precisam no próximo dia 19 de Junho da mobilização de todos os MOTOCICLISTAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário