Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

À descoberta da Charente-Maritime e Cognac-França 2013-1


De volta às estradas do velho continente, para mais uma incursão por terras de França. Desta vez pela Costa Atlântica, até à bonita região da Charente-Maritime e visita à zona vinhateira de Cognac.

Sempre que é possível, aproveitamos algum tempo de férias, para nos fazermos à estrada, alimentando a minha paixão por viagens além-fronteiras que já vem desde tenra idade e da pendura que também é adepta ferrenha.

A França para nós é o segundo país, onde nos sentimos como em casa. É pois com grande prazer que por lá nos perdemos.

Devido à sua grande dimensão, temos procurado ir conhecendo aos poucos este país de grandes contrastes e muito apaixonante. Desde os Alpes às tranquilas paisagens rurais e aldeias genuínas, passando pela sua vasta cultura e história, é um país que nos deslumbra em cada viagem. Esta foi, sem dúvida, mais uma que nos ficou na memória, agora transposta para esta narrativa, acompanhada pelas muitas imagens que fomos recolhendo.

Conforme planeado, iniciámos a viagem no dia 17 de Agosto, Sábado bem cedo, a caminho da fronteira de Vilar Formoso, para o habitual café na bonita estação do caminho de ferro. O snack-bar tem excelente serviço de atendimento, pelo que se recomenda uma visita, para além naturalmente de se apreciar o edifício da estação, com os seus bonitos e interessantes painéis de azulejos.



Depois de nos despedirmos do saboroso café que nos deixou saudades por algum tempo e do nosso cantinho à beira mar plantado, seguimos já em Espanha para norte, a caminho dos Picos da Europa. Um fabuloso espaço natural que já foi por nós visitado várias vezes. Ainda não tinha sido possível ficar na bonita vila medieval de Potes, o que desta vez veio a acontecer.

Paragem obrigatória na bonita vila de Riaño, à entrada do Parque Nacional dos Picos da Europa.




Quando se viaja de moto, para além da liberdade que se sente, o conhecimento dos lugares que visitamos e tantas outras experiências que vão acontecendo, estarmos de espírito aberto, torna ainda mais interessante e inesquecível a viagem. É o que procuramos fazer.

A descida para Potes, para além das fantásticas curvas, tem locais de onde se podem contemplar espectaculares paisagens de montanha.

Uma delas é de paragem obrigatória. Logo estabelecemos conversa com um casal que também fazia o mesmo do que nós e aproveitámos para trocar fotos.





Continuámos até Potes, apreciando tudo o que nos ia sendo oferecido pela mãe natureza em termos de paisagem.

Esta vila medieval, encanta pelo encanto da sua urbe. É um local de paragem obrigatória e demorada, para se poder apreciar, o seu típico casario, as ruas, a movida e a gastronomia, para além naturalmente do rico legado histórico que a caracteriza.




Desta vez, para não falhar, fiz a reserva do parque de campismo que está mais próximo da vila, o Camping "La Viorna". Embora um pouco a "monte", é muito interessante, tem excelentes instalações e esteve-se muito bem.





Alguns amigos do MTC, por casualidade, estavam por estas bandas e de visita a Fuente Dé. Ainda pensámos que nos cruzaríamos pelo caminho mas também acabámos por não nos encontrarmos.

O curioso é que quando se vai no teleférico até lá bem no alto, há que ter em conta a marcação do regresso, senão corre-se o risco de lá ficar até às tantas. Como não foi anunciado, a malta acabou por ficar lá até tarde e nós tivemos que seguir caminho. Ficou o registo das montadas.




Outra das nossas actividades são as caminhadas e nada melhor do que aproveitar para esticar as pernas, indo até à vila e depois não há o risco de soprar no balão. 



Quando se viaja para fora do país e pela Europa, há que fazer bem as contas, logo à saída da fronteira. Se a gasolina é mais barata em Espanha, em termos de alimentação, temos de procurar as melhores soluções.

O menu do dia, num local com varanda e bonitas vistas a bom preço, foi uma agradável surpresa.



Já tínhamos visto Potes de dia mas de noite é encantadora e romântica. Sente-se um ambiente bem medieval, com muita gente a percorrer as típicas ruas, visitando os muitos bares e esplanadas.




Depois deste excelente primeiro dia de visita aos Picos da Europa, era tempo de "embalar a trouxa e zarpar".

O destino era agora a costa atlântica, a caminho do País Basco. A passagem pelo desfiladeiro de "La Hermida" feita ao início do dia, é uma experiência única.






O trajecto que seguimos, ora mais junto ao mar, ora pelo interior, procurando sempre as estradas nacionais, é muito interessante, pois conjuga a ruralidade, a montanha e o mar.





O objectivo era pernoitar em França, pelo que as fotos foram sendo tiradas em andamento, de modo a chegarmos antes do final da tarde, ao camping que tinha planeado.

O Pais Basco francês é encantador e em 2009, por lá andámos À descoberta do Pays Basque-Ago/2009

Urrugne foi a localidade escolhida. Acampámos e fomos fazer mais uma caminhada, com jantar numa das ruas mais movimentadas da vila e onde a bonita e típica arquitectura basca, encanta pela sua beleza e tipicidade.




Não foi uma grande escolha este parque mas o principal era ter sítio onde acampar. Sendo uma zona muito procurada, sobretudo por surfistas, por vezes não é fácil encontrar, em Agosto, espaço para montar o "hotel". 

Tínhamos mais cerca de 400 kms até à região que iríamos visitar, pelo que como habitualmente, cedo começámos o dia. Depois de voltar a arrumar todo o material na moto, seguimos na direcção de Bordeaux.

O dia tinha começado com alguma chuva e foi uma pena, pois o percurso junto à costa, é fabuloso. O muito trânsito que cada vez mais nos atrasava, acabou por nos "empurrar" para a caótica N10.




Pelo caminho, o GPS bloqueou e valeu o apoio do amigo Filipe Elias da Espaços Sonoros, a quem agradeço a disponibilidade e que ajudou a voltar a colocá-lo em funcionamento. Se não colaborasse, entravam em acção os velhinhos mapas que são sempre a melhor solução.

Deixámos a confusão do trânsito e quase ao fim da tarde, chegávamos ao destino, por uns dias.

O camping "L'Abri-Côtier" em St-Nazaire-sur-Charente, próximo do mar, bem embrenhado no campo e com boas condições, foi uma excelente escolha.



Na segunda parte, vamos dar a conhecer a bonita região de Charente-Maritime.

Álbum de fotos

À descoberta da Charente-Maritime e Cognac-França 2013-2

À descoberta da Charente-Maritime e Cognac-França 2013-3

Sem comentários:

Enviar um comentário