Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 16 de agosto de 2009

À descoberta do Pays Basque-Agosto 2009

Este ano o objectivo de viagem era fazer menos quilómetros e apreciar com tempo a zona de destino, o Pays Basque-França.




Depois de tantas vezes lá ter passado, desde criança e mais recentemente com a pendura, decidimos que iríamos assentar arraiais em Biarritz e depois desde a costa ao interior, esmiuçar uma das regiões mais bonitas da França, o lado francês do Pais Basco.


Procurámos conhecer um pouco mais deste povo humilde e tradicionalmente reservado, que deixa os actos de violência separatista para os seus congéneres espanhóis.

A expectativa de uma viagem longa de moto, mesmo tendo sido feita já por diversas vezes, é para mim quase como a primeira mas eis que o dia chega e depois de tudo preparado e arrumado, lá nos fizemos à estrada. A primeira paragem foi em Bragança para participar na inauguração da sede do Motocruzeiro, excelente espaço que bem merecia o clube e que vê agora o sonho realizado. 





Chegados ao destino, tivemos a surpresa de não haver ao fim da tarde espaço para acampar, nos diversos campings, tal a aderência a esta excelente zona de férias. Depois de fazer alguns quilómetros para o interior lá arranjámos um parque castiço mas mesmo só para uma noite. A localidade, Cambo-Les-Bains merecia uma visita que realizámos mais tarde, ainda assim tirámos umas fotos, às primeiras casas típicas bascas. 




A conselho do parque, onde pretendíamos acampar e ficar durante a nossa estadia nesta região, bem cedo arrumámos as trouxas de modo a chegar cedo e ter lugar, o que aconteceu. Ficámos muito bem instalados e recomendo a quem quiser visitar aquela zona,o Camping Biarritz.



Uma ida à praia logo no primeiro dia impunha-se e com a água a 23º não podíamos resistir e lá fomos. Uma nota curiosa que vão ver nas fotos, é que as praias são divididas, uma zona para banhistas e outra para surfistas. 

Biarritz é a capital do surf na Europa, daí a grande afluência de surfistas, com muitas escolas e comércio ligados à modalidade, logo por questões de segurança seja feita essa separação, o que até se torna divertido quando ambos passam a suposta linha.



Bayonne é a capital do Pais Basco francês. Possui um conjunto de ruas coloridas ao estilo tipicamente basco e merece uma visita pela sua paisagem. A sua imponente catedral do sec. XIII, domina sobre um local atraente de velhas ruas de comércio.





Entretanto íamos visitando a fantástica Biarritz.







Depois de conhecer um pouco da cidade e praias, dávamos início ao primeiro passeio pelo interior da região do Labourd, que devido à chuva que cai todo o ano é a mais bonita região das três regiões bascas. Vai desde uma bonita orla costeira até às colinas verdes, com aldeias muito bem preservadas, coloridas de vermelho e branco. Sare, Ainhoa e Ascain são extraordinariamente bonitas com igrejas bascas típicas. Fizemos ainda uma breve passagem por Espanha.







Seguindo para sul até à fronteira com a Espanha, encontramos um roteiro bastante agradável, que alterna entre aldeias típicas e belas paisagens, que nos oferecem as diversas e excelentes praias.







Continuámos o passeio por Espanha, onde se notam bem as diferenças entre os dois lados do País Basco, ainda assim oferece-nos bonitas paisagens de montanha.





De volta a França, no Col de St. Ignace, fomos apreciar e aproveitar para comprar souvenirs, no ex-líbris da localidade de La Rhune, um comboio turístico que sobe a montanha desde 1924, até aos 900 metros, um encanto. 



Um dos passeios previstos era a pé, seguindo um roteiro que nos levava a conhecer as mais emblemáticas casas da Biarritz. Depois de subir ao farol e apreciar toda a magnífica vista lá de cima, demos início a cerca de 6 quilómetros, deambulando por boa parte das avenidas e ruas da cidade, passando pela praia, valeu a pena o esforço.











Como o camping estava não muito longe do centro da cidade, escolhemos um dia para ir apreciar a movida do surf. É ver um corrupio de gente que entra e sai do mar para se fazer às ondas, gente de tenra idade até aos mais velhos, que ainda se aguentam em cima da prancha, com experiência ou a aprender a surfar. Depois continuámos pelo Porto Velho.





À noite fomos apreciar o fantástico pôr-do-sol e assistir ao 1º dia do festival rock na praia de Ilbarritz mesmo ao lado. Um festival que está intimamente ligado ao surf e onde passou a promoção da ronda portuguesa do campeonato do mundo em Peniche.





O passeio seguinte seria o continuar da descoberta das aldeias típicas e das fabulosas paisagens de montanha. À noite mais uma noite de música.













Os últimos dias foram de praia, passeatas a pé, antes do regresso ao burgo. Fomos apreciando alguma gastronomia regional.







O regresso foi brindado com alguma chuva e à chegada à fronteira como sempre o cafezinho português da praxe. 



Desta vez foi uma visita mais generalista, numa próxima iremos à procura das tradições, costumes e gastronomia que é bastante rica. 

Tudo correu pelo melhor e mais uma vez a PAN esteve ao melhor nível.


Publicado em Outubro de 2010

1 comentário:

  1. Thank you for some other informative blog. The place else
    may just I get that kind of information written in such
    an ideal manner? I have a undertaking that I'm simply now operating on, and I have been on the glance out for such info.


    My blog; voyage pays basque

    ResponderEliminar