Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pelas 7 maravilhas de Barcelos

Motogalos desvendaram “ex-libris” do concelho


A penúltima etapa do 16º Troféu MR Michelin/BMW FMP 2012 levou, nos passados dias 22 e 23 de Setembro, 45 participantes em 29 motos a conhecer as 7 maravilhas eleitas entre mais de uma centena de monumentos que se encontram espalhados pelo vasto e populoso concelho de Barcelos. Muita história mas também cultura, boa gastronomia e diversão, pelas mãos dos Motogalos, compuseram este excelente fim-de-semana por terras minhotas.

Com percurso bem delineado por bonitas e pitorescas estradas rurais, a caravana calcorreou os cento e alguns quilómetros pelos mais variados locais, onde pôde “esmiuçar” os muitos monumentos visitados, em autêntica lição de história na que foi já a 11ª edição do Moto-rali da Associação Clube Motogalos de Barcelos.

Sábado de manhã. depois dos tradicionais rojões estufados, ao pequeno-almoço e a partir da Ermida da Franqueira, bem lá no alto do monte com o mesmo nome, deu-se início a esta “maratona” turística de moto. 





Em Faria o Portal da Casa dos Pedregais, datado do século XIX, impressionou pela sua imponência. O percurso ia alternando com bonitos troços fora de estrada, até à procura do controlador, bem embrenhado na magnífica floresta, onde se encontrava o Castro e Castelo de Faria em Pereira, erigido para defesa do caminho que ligava Barcelos ao porto de Viana, com início da sua construção lá pela época do Calcolítico/Bronze.






O Convento e Calvário do Bom Jesus da Franqueira, fundado no século XV, com o jogo do saco, seria a visita seguinte até à primeira das 7 maravilhas. A Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva, mandada erguer por D. Dinis, no séc. XIII, ilustra a importância da nossa arquitetura medieval rural, com a sua história bem explicada por quem sabe, a uma plateia atenta.







O road-book indicava novo monumento, desta vez o Mosteiro de Banho em Vila Cova, do qual só resta a abside da igreja românica e parte da cerca. Um jogo com cartas e muita brincadeira, pelo sempre animado Vinagre & Cª, continuavam a animação e a boa disposição, bem características nos moto-ralis turísticos.





No “Café O Galo “, em Feitos, dava-se por terminado o 1º sector.



O almoço deu forças para a tarde e por caminhos típicos a caravana aportou à Ponte das Tábuas em Balugães, espetacular travessia sobre o rio Neiva, em pleno Caminho de Santiago. A construção original seria em madeira mas há muitos séculos que é em pedra.





Ainda em Balugães houve tempo para apreciar a segunda maravilha de Barcelos, o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, templo a que não falta curioso túnel, estreito e natural, entre os penedos sobre os quais foi construída a igreja.







Junto à Igreja e Necrópole de Mondim, o jogo da malha criou momentos de boa disposição mas de pouca pontaria.






Em pleno centro histórico de Barcelos, estacionavam-se as motos nos Paços do Município, para mais uma resposta. Entre os vários motivos históricos de visita, estavam dois que se destacaram na eleição das 7 maravilhas, a Igreja Matriz e o Paço dos Condes de Barcelos.







Atravessada a ponte medieval, a caravana dirigiu-se às margens do Cávado, para a surpresa do fim de semana. Uma voltinha de moto de água, conduzida pelas mãos experientes do campeão Rui Sousa.





Foi uma estreia nos moto-ralis e do agrado de todos!

Muita galhofa, brincadeira e uns banhos mais ou menos forçados, marcaram este fim de tarde de um dia muitíssimo bem preenchido.







A passeata pedestre até à nova sede dos Motogalos, no Centro de Camionagem de Barcelos, abriu o apetite para o bem servido jantar tipo “buffet”, que contou com a presença de um representante da Câmara Municipal. O António Lopes, a jogar em casa, foi o mais regular desta 1ª etapa.









A música ambiente ao vivo, foi a opção ideal para o convívio entre todos, onde também se cantou os parabéns aos aniversariantes do dia.



O Domingo amanheceu cinzento e chuvoso, depois do sol radioso de sábado. Alguns aguaceiros foram caindo mas sem comprometer as visitas e atividades previstas.


Novo e pequeno passeio pedestre, pelo centro histórico a partir do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, marcou o início da 2ª etapa que levaria os mototuristas à Igreja Velha de Manhente, Balneário da Pena Grande em Galegos Santa Maria, Convento de Vilar de Frades em Areias de Vilar e Casa de Santo António de Vessadas em Barcelinhos, onde se tirou a foto de grupo. Estavam visitadas as restantes maravilhas barcelenses.












O almoço e entrega dos prémios aos mais regulares, decorreu novamente na sede dos Motogalos.







O Pedro Faria e a Madalena Silva foram os vencedores desta jornada, seguindo-se Vasco Simões e a Dalila Canoso dos Motabout de Leiria e Hilário Costa, também dos Motogalos.




Os Motogalos estão de parabéns por mais um bem organizado moto-rali turístico que a todos agradou, conjuntamente com a habitual forma de receber que caracteriza o clube e tornou memorável este fim-de-semana minhoto.

O próximo e último moto-rali 2012 será a 10 e 11 de Novembro, levado a cabo pelos experientes e divertidos elementos dos Conquistadores de Guimarães. A Capital Europeia da Cultura será o tema do passeio. Fiquem atentos à promoção do evento.

Álbum de fotos

Road-Book


Sem comentários:

Enviar um comentário