Representantes da FEMA (Federation of European Motorcyclists Associations) entregaram em Bruxelas um manifesto com mais de 110 000 assinaturas de cidadãos europeus, contra as inspecções periódicas obrigatórias para motociclos.
A petição, que teve início em Novembro de 2010, circulou pelos Países Baixos, França, Bélgica, Irlanda, Noruega e Dinamarca, numa campanha lançada pela FEMA, intitulada "Não às inspecções obrigatórias".
Esta campanha nasceu como reacção à consulta pública realizada on-line, entre Julho e Setembro de 2010, onde a Comissão Europeia pediu aos cidadãos a sua opinião sobre a extensão das inspecções obrigatórias aos motociclos.
Em países onde esta inspecção não é obrigatória, as diversas associações começaram a reagir de imediato.
A FEMA argumenta, que não é esta medida que vai melhorar a segurança rodoviária e só representa um aumento das despesas aos motociclistas.
Não há uma conclusão clara, de um impacto positivo na segurança.
As falhas técnicas, representam apenas 0,3% dos acidentes com motociclos e apenas uma pequena fracção poderia ser evitada através das inspecções bi-anuais.
Países onde este procedimento é obrigatório, não apresentam melhores resultados no que diz respeito à segurança rodoviária, pelo que a decisão de adoptar ou não inspecções periódicas para os motociclos deve ser deixada à consideração do governo de cada país!
Uma delegação de membros da FEMA, da FFMC França e NMCU Noruega entregaram a petição à Srª Marit Ruuda, na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, que a recebeu em nome do Comissário para os Transportes, Siim Kallas.
Fonte: Motojornal
Sem comentários:
Enviar um comentário