Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 11 de julho de 2009

13º Moto-Rali - "Das Rosas à Cabra, por entre Capas e o Mondego"

O Mototurismo do Centro procurou proporcionar através do seu 13º Moto-Rali Turístico, um bom fim-de-semana e uma boa passeata e levar as 63 equipas inscritas, representando 14 motoclubes, a conhecer a cidade de Coimbra e parte do concelho, desde a cultura e etnografia até à universidade, passando pela história que caracteriza a cidade dos estudantes. 


À hora marcada as equipas, seguindo o imprescindível road-book e partindo do antigo Rossio, junto ao Mosteiro de Santa Clara a Velha, começaram a desvendar os belos cantos e recantos da cidade de Coimbra, logo a Quinta das Lágrimas, para uma visita à Dª Inês de Castro, junto à Fonte dos Amores, depois de um teste com uma tacada de Golfe, ficando provado que afinal não é fácil a modalidade, pois apenas uma equipa acertou no “Green”.



O Convento de Santa Clara-a-Nova reservava uma excelente vista sobre Coimbra e mais umas respostas. O Miradouro do Vale do Inferno aguardava pelos participantes para mais umas respostas e uma vista fabulosa sobre a cidade e o Mondego, mais a Sul. Em Antanhol mais uns jogos bem divertidos com a cooperação dos Escuteiros e da Junta de Freguesia desta localidade. Um substancial pequeno-almoço aguardava os mototuristas no Moleirinho em Cernache e mais um jogo “acerta no buraco da mó”. Passagem por miradouro, sobre aldeia típica, antes da chegada a Rio de Galinhas para a grande “galhofa” do dia no lavadouro, com o jogo da maçã e lavagem de roupa, com o apoio das lavadeiras bem caracterizadas da terra, a por à prova, quer a rapidez na apanha do fruto, quer nos conhecimentos de como é lavada a roupa lá em casa.




Passagem ainda pela igreja da Sr.ª da Alegria.
A terminar o 1º sector na manhã de Sábado, visita ao Museu e Sede do Grupo Folclórico “As Tecedeiras de Almalaguês”, recentemente inaugurado, onde se encontra uma completa recolha da vida dos nossos avós, por onde se pode viajar ao longo dos tempos, não muito longínquos.


Na Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês, aguardava um saboroso almoço de ementa festiva ou cerimonial, onde não faltou a Sopa do Casamento, a Chanfana e o Arroz Doce, presenteado com cantares das “Tecedeiras de Almalaguês”.

 
Depois de uma manhã bem preenchida, o segundo sector aguardava mais surpresas, brincadeiras e visitas, acompanhado de alguma técnica de condução, logo na Decontinha, em jeito de digestivo.


A seguir mais um, com a visita à Torre de Bera, fortificação Celta, que fez parte da linha de defesa a sul do Mondego.


Nova paragem para a visita à Associação de Anagueis “Herança do Passado” onde se pôde assistir à tecelagem manual de colchas.


Junto ao Mondego numa espectacular praia fluvial, haveria mais um jogo de equilíbrio e boa disposição, preparado pelos elementos dos desportos motorizados da Associação Académica de Coimbra.


A Mata Nacional de Vale de Canas, onde reside o eucalipto mais alto da Europa, reservava mais um jogo bem à sombra, para depois um troço fora de estrada bem embrenhado na serra, puxar pelas habilidades dos participantes, a caminho da Ribeira da Misarela, com apenas 17 habitantes, onde haveria mais um controle e resposta, testando a atenção da caravana.


O dia em termos de passeio estava a chegar ao fim, não sem antes se ter percorrido um percurso pitoresco, até chegar a São Paulo de Frades, onde foi servido um lanche com a colaboração da Junta de Freguesia local, e mais uns jogos bem animados junto ao Mosteiro da Ordem de Cister, com apoio dos escuteiros locais, finalizando com foto de grupo.



Um excelente jantar seria servido na Quinta do Luzeiro, para onde se dirigiram os participantes no autocarro cedido pela Junta de Freguesia de Taveiro, em grande festim, antevendo uma noite bem animada, que se prolongou nos jardins da Associação Académica de Coimbra.

   
O Domingo e terceiro sector, estava reservado para a cidade de Coimbra, com destaque para a temática da vida académica, começando, depois do encontro na Praça da República, pelo Penedo da Saudade, onde foi tempo de declamar um dos versos mais emblemáticos “Coimbra tem mais encanto…”.



Depois da passagem pelas Escadas Monumentais, com exposição de momentos reivindicativos dos estudantes, os mototuristas dirigiram-se a uma das repúblicas, “dos Fantasmas”, para uma hilariante brincadeira à boa maneira académica e visita.
A caravana seguiu para a zona histórica, passando pela Sé Velha, local de famosas serenatas.
A manhã ia bem preenchida, sendo agora a vez da visita ao Museu Nacional de Machado de Castro, onde se pode encontrar vestígios da Coimbra antiga, chamada Aeminium, nos tempos romanos.





Finalmente a muito aguardada visita à Universidade, onde se pôde visitar a imponente biblioteca Joanina, a prisão Académica e a emblemática Torre da Universidade que, foi aberta exclusivamente para os participantes do MR, de onde se tem uma ampla e fantástica visão sobre a Universidade, toda a cidade e o Mondego.


A finalizar esta interesantíssima visita, a foto de família.

  
Porque nem só de passeio vive o mototurista, era tempo do almoço de encerramento deste moto-rali e em caravana, serpenteando junto ao Mondego, se chegou a uma pequena e bonita praia fluvial, onde foi servido o repasto, por sinal inédito neste tipo de eventos, que contou com as tradicionais sardinhas e boa disposição.


A entrega de prémios encerrou da melhor maneira, com gente da casa, o António e a Ermelinda Cruz, a serem os primeiros, por terem sido os mais atentos e regulares, secundados pelo Vasco Simões e a Dalila e em terceiro lugar o Rui Sousa e a Teresa.


Em jeito de despedida a Ermelinda empunhando o seu prémio, a pasta e as fitas, entoou um bem forte “Aferriá”, que acompanhada pela plateia, encerraria com chave de ouro este bem passado fim-de-semana por terras de Coimbra.


Fotos - MTC - Ricardo Brites

Fotos - FMP - José Garcia

Artigo - FMP


Publicado em 20/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário