Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Do Zêzere ao Mondego, pelas maravilhas serranas


O troféu de moto-ralis turísticos, seguiu para a bonita região da Beira Baixa à descoberta das maravilhas naturais, das belas paisagens de montanha e das simpáticas e típicas aldeias com muita história e cultura para contar, ao longo dos rios Zêzere e Mondego!

A 5ª jornada do 26º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2023, a cargo do Góis Moto Clube e do Moto Clube da Covilhã, percorreu cerca de 2 centenas de quilómetros entre os rios Zêzere e Mondego nos passados dias 08 e 09 de Julho, pela Beira Baixa, desde a barragem do Cabril junto a Pedrogão Grande até Santa Marinha, com passagem pela Lagoa Comprida, bem no alto da Serra da Estrela. Os 79 participantes em 51 motos, viveram momentos de puro mototurismo que por certo se irão recordar por muito tempo!

Os moto-ralis turísticos são por excelência, a actividade dentro do mototurismo, que melhor dão a conhecer o nosso país, fruto do empenho e dedicação dos clubes organizadores que todos os anos procuram os melhores trajectos e recantos, esmiuçando a sua cultura e história, de forma sempre divertida e descontraída. Merecem por isso toda a nossa admiração e gratidão, sendo muito importante serem apoiados e participados de forma activa em todas as tarefas propostas, contribuindo assim para se viverem grandes fins-de semana mototurísticos e bem-dispostos. Junte-se a tudo isto a parceria na organização de dois clubes e temos a combinação perfeita para, através do bem elaborado road-book, ter duas etapas ainda mais extraordinárias!

Grande parte da caravana ficou instalada na véspera numa boa unidade hoteleira com vista soberba sobre a barragem do Cabril, onde teve início o moto-rali.

A primeira etapa, organizada pelo Góis Moto Clube, começou por passar pela Venda da Gaita, seguida da Picha, para a primeira paragem do dia com divertido jogo bem junto ao Zêzere em Vilar que viu a sua aldeia submersa em 1954, quando se fecharam as comportas da barragem do Cabril e com direito à primeira “bucha” do dia. Nem só de passear de moto vive o mototurista!

Por trajecto bem pitoresco, a apreciar as belas paisagens de montanha desta região, a sempre divertida caravana dirigiu-se à Pampilhosa da Serra, terra de Toni. Pelo caminho contou bicicletas, apreciou a vila a partir do miradouro e a praia fluvial e respondeu a mais uma das muitas e perspicazes perguntas que desafiaram os participantes, ao longo do moto-rali.

A Pampilhosa da Serra, a quem o Góis Moto Clube agradece o apoio às suas actividades, merece ser visitada com tempo. Com os seus 3 rios, 3 barragens, várias praias fluviais, aldeias de xisto e belas paisagens, não faltam motivos para aproveitar a generosidade da natureza que esta região oferece!

Na aldeia de Cabril, depois da interessante visita ao seu museu etnográfico e monumento aos seus trabalhadores, foi-se aprender a fazer as deliciosas filhoses, com aulinha da primaria acompanhada com o hino do Moto Clube de Albufeira, a “equipa fantástica” que mais atenta esteve ao longo do moto-rali. Já lá iremos!

Um dos locais visitados mais extraordinários, foi no largo do início da Rota do Trabalhador com magnífica vista sobre a barragem de Santa Luzia e o seu paredão de 76 metros de altura com rota de escalada, a Via Ferrata, para gente corajosa!

O parque de merendas da bela praia fluvial de Janeiro de Baixo, banhada pelo Zêzere, foi o excelente cenário para o almoço de grelhados, a encerrar da melhor maneira o primeiro sector. Toda a gente foi convidada para trazer o fato de banho mas ainda não foi desta que se foi a banhos e a temperatura curiosamente não estava a convidar.

A tarde começou com jogo em simpática ribeira, seguindo-se por interessante trajecto até à magnífica aldeia de Sobral de São Miguel “O coração do xisto”, com um dos maiores aglomerados de edifícios de xisto, para a apreciar e a malta se refrescar na sua bem animada praia fluvial e também degustar as gostosas filhoses locais. Sem dúvida o ponto alto do dia. E vivam os moto-ralis!

Já no concelho da Covilhã e na recta final da primeira etapa, o road-book indicava mais uma curvilínea e interessante estrada por aldeias bem conhecidas como Alvôco da Serra ou Loriga até Valezim para apreciar as sempre espectaculares paisagens lá bem do alto e saber mais sobre a imponente Igreja de Nª Srª do Rosário de estilo medieval!

Depois de bem instalada a caravana, foi tempo de sortear os vouchers da BMW durante o jantar/convívio e saber quais seriam os mais regulares do dia.

O Moto Clube da Covilhã, a partir da bela quinta em São Romão-Seia onde parte da caravana ficou instalada e percorrendo um pequeno mas bonito percurso no seu interior, dava início à segunda etapa em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

Depois de se contar quantas capelas existem e não são poucas na Srª do Desterro, 10 ao todo, a caravana seguiu para o bem conservado e interpretativo Museu da Electricidade. Por lá se respondeu e aprendeu sobre a electricidade, como foi construída a barragem da Lagoa Comprida e muito mais. O jogo previsto era de “dar à luz” dentro dum túnel. O escriba desta prosa, curiosamente acertou à primeira, com a escolha certa de um dos 10 fios disponíveis! Momentos bem divertidos e criativos que encontramos nos moto-ralis!

Subindo a encosta por estrada bem curvilínea e paisagística, passando por típico rebanho de ovelhas, chegou-se à imponente Lagoa Comprida. A Orlanda convidava a malta a aprender a fazer a feltragem. Técnica ancestral de criação de tecido por fricção da lã de ovelha e neste caso, água e sabão. Toca a arregaçar as mangas e lá foram saindo autênticas obras de arte!

Foi tempo de voltar à estrada e seguir para o Vale do Rossim, para degustar junto à sua bela lagoa artificial aos 1 437 metros de altitude, mais um mata-bicho.

Estava-se na recta final, impunha-se a visita à fonte onde nasce o Mondego com os seus 257 quilómetros de extensão e responder a que altitude está a aldeia do Sabugueiro. Isso, fica a 1 050 metros!

Click à Cabeça do Velho para não penalizar e zimbora para o almoço, não sem antes mais umas quantas curvas até Aldeias. Terra repleta de cultura bem patente nos quadros em granito expostos nas paredes da Junta de Freguesia e monumento ao emigrante. Não estava era fácil de descobrir qual era o santo padroeiro... Esta malta “desorganizadora” dos moto-ralis é danada!

No belo centro de Santa Marinha dava-se por terminado o moto-rali. Teve-se muito bem em alcateia!

Em caravana seguiu-se para a sede do Grupo Motard Família da Estrela que ofereceu uma apetitosa feijoada, após a sempre divertida foto de família.

O encerramento deste magniífico moto-rali em ambiente festivo, deu a conhecer os mais regulares. E o Moto Clube de Albufeira fez mesmo um “hat-trick"!

No terceiro lugar do “pódio” ficou o Vitor Olivença e a Ana Carina, com o António Jesus em segundo lugar. O Pedro Martins e a Sandra Miguel foram os mais regulares e atentos, desta 5ª jornada do troféu.

Por fim os mais que merecidos parabéns e agradecimentos ao Góis Moto Clube e ao Moto Clube da Covilhã, por nos terem proporcionado este excelente fim-de-semana mototurístico, à descoberta do nosso sempre admirável país!

O 26º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2023 vai de férias. A “rentrée” vai ser nos dias 16 e 17 de Setembro. A malta dos Moto Galos de Barcelos vai-nos levar a passear pelo Alto Minho. Fiquem atentos e não percam a 6ª jornada que promete. Até lá!

Álbum de fotos e vídeos




























































Sem comentários:

Enviar um comentário