Find Us On Facebook

Página inicial: Pelos Altos Pirenéus degustando La Route Gourmande des Basques - 9º Portugal de Lés-a-Lés_Off-Road_2024 - Recordando: Barcelos oferece o seu melhor no 18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014 - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Dão. O vinho e as Gentes

Dando continuidade ao 26º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turisticos, realizou-se no passado fim-de-semana de 17 e 18 de Junho a sua 4ª jornada, desta vez pela mão do MK Makinas, clube de Tábua.

Assim, com epicentro em Nelas, apresentaram-se à partida 98 motociclistas em 65 motos, prontos para conhecer com alguma profundidade o concelho de Nelas, mas também bons pormenores dos concelhos vizinhos, ao longo desses dois dias bastante mototurísticos. 

Com início nos Paços do Concelho de Nelas, o sábado começou por um breve périplo pela vila, seguindo depois para várias aldeiase lugares. Assim, pouco adiante, visitou-se o Dólmen da Cunha Baixa, monumento megalítico com mais de 5500 anos, em território de Mangualde. Bem mais recente foi o reforço alimentar ingerido aí. Reconfortados, os mototuristas seguiram para Gandufe e sua Torre Medieval de onde continuaram até ao memorial do terrível acidente ferroviário de Alcafache, local de introspecção. Depois de percorrer algumas aldeias mangualdenses como Macieira do Dão, Lobelhe do Mato ou Tibaldinho, foi tempo de regressar a terras de Nelas para, em Vilar Seco, ser servido o retemperador almoço. Um dos pratos servidos foi a tradicional sopa de peixe, servida por um muitíssimo diligente Presidente da Câmara de Nelas, o Sr. Dr. Joaquim Amaral, que fez questão de ser ele pessoalmente a servir a generosa sopa a todos os participantes. Iguaria essa que está em processo de credenciação como produto típico regional. 

Almoço degustado, tempo para visitar o Cristo Rei, este na aldeia de Vilar Seco, para rumar a Santar, onde à sombra de sobreiro centenário e ao som de afinadíssima banda de metais se fez um pequeno jogo de azar. Mas a brincar e sem dinheiro envolvido, só mesmo com boa disposição! Após passagem pelos majestosos solares senhoriais de Santar, foi tempo de ir bordejar o rio Dão, chegando à aprazível praia fluvial das Termas de Sangemil. Depois da breve incursão ao território de Tondela, houve ainda oportunidade para passar por Beijós (Carregal do Sal), regressando ao concelho de Nelas, em Aguieira, seguindo depois para Canas de Senhorim e por fim, parando no Centro de Interpretação das Minas de Urânio de Urgeiriça, onde os participantes deste Moto Rali Turístico tiveram oportunidade de perceber como funcionava a extração, a sua profundidade e, também muito importante, como foi conduzido todo o processo de descontaminação da mina e de todas as construções ao redor desta. Um trabalho muito exaustivo e de grande envergadura. 

Em caravana, o grupo seguiu para a derradeira visita do dia, à Adega Lusovini, para escutar a explicação das castas e produção dos vinhos do Dão e… provar a pinga, claro! No hotel Pantanha, em Caldas da Felgueira, jantou-se, dançou-se e dormiu-se que o dia foi intenso. 

O domingo foi dedicado ao Mondego, seguindo caminho para Seia, com breve paragem em Carvalhal da Boiça para visitar uma antiga nora que ainda tira água com jericos! Mas os jericos só tinham duas patas e giravam de capacete na cabeça… De seguida, em Paranhos da Beira, foi tempo de encontrar o campeoníssimo Mário Patrão na sua pista de motocross, onde habitualmente treina. Houve alguns participantes mais afoitos que se aventuraram a percorrer a pista (ou parte dela), um pouco para se tentarem colocar na pele do piloto com larguíssimo palmarés nos “nacionais” de motocross e enduro e também no rali Dakar. Foi divertido! Terminada a injeção de adrenalina, conheceu-se o Santuário de Santa Eufémia, a Capela da Sra. das Cabeças em Girabolhos e ainda a Capela da Sra. das Virtudes, chegando por fim a Travancinha, para andar no Baloiço de Entre Serras e visitar o Miradouro Astronómico local, onde esperava os participantes mais um delicioso lanche. Por fim, depois de passagem por Lagares da Beira, em Oliveira do Hospital, foi tempo de chegar a Povoa de Midões, no Concelho de Tábua, para almoço na Associação Recreativa de Povoa de Midões onde se deu por terminado este fim-de-semana mototurístico. 

No final, a entrega de lembranças às três equipas mais atentas. 3º lugar para João Monteiro e Tiago Ferrão, Vitor Olivença e Ana Carina em 2º e, ao mais certinho, o João Krull do Moto Clube de Albufeira. Feitas as despedidas, ficou encontro marcado para o 3º Moto Rali Turístico “Tá-se bem em Alcateia”, uma organização conjunta do Góis Moto Clube e do Moto Clube da Covilhã - Lobos da Neve, que irá decorrer já a 8 e 9 de Julho pelas serras do centro do País.

Álbum geral

Fonte: FMP
















Sem comentários:

Enviar um comentário