Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Mototuristas “enamoram-se” com as gentes de Mora


O concelho de Mora recebeu a caravana do troféu de moto-ralis turísticos, para conhecer e apreciar esta interessante região alentejana que surpreendeu pelos vários e belos tesouros culturais e paisagísticos!

Sob o lema “Ena’mora-te ca genti!”, os Motards do Ocidente convidaram os 52 participantes em 35 motos, a percorrer os cerca de 80 quilómetros à descoberta do concelho de Mora, nos passados dias 13 e 14 de Maio. Foi a 3ª jornada do 26º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2023 que através do incansável e admirável trabalho de pesquisa, deu a conhecer e a viver excelentes e memoráveis momentos de puro turismo, em moto!

A partir do bonito e típico centro de Pavia, com saborosa recepção proporcionada pela Junta de Freguesia local e depois de visitar a Casa-Museu Manuel Ribeiro, a Anta-capela e saber onde viveu Fernando Namora, os mototuristas e ao som dum búzio, davam início ao moto-rali na estrada a caminho de Cabeção, não sem antes apreciar as verdejantes paisagens alentejanas, onde felizmente por estas paragens, os espelhos de água de presas, açudes e charcas e ribeiras plenas de água, encantaram e convidaram a breves paragens de contemplação!

Em Malarranha recordou-se outros tempos não muito longínquos dos nossos avós, na interessante Casa- Museu do Mundo Rural para depois atravessar e apreciar a ribeira de Almadafe. Em Cabeção mais umas perguntas, sempre desafiadoras, sobre o emblemático Pelourinho e a Igreja Matriz.

Como nem só de moto e cultura se alimenta o mototurista, a visita à Adega do Teso, com o seu saboroso vinho da talha e lanche a acompanhar, a par da simpatia com que todos foram recebidos, não antevia o que ia acontecer a seguir, uma paragem stop! Pois é, se conduzir não beba e a malta “desorganizadora” tinha preparado um pouco mais à frente um “teste” para ver se a malta tinha abusado ou não da pinga. Pelos vistos não abusaram mas também a pontaria não foi lá grande coisa. Acabou toda a gente por passar mas com pouca distinção!

Depois de se atravessar grandes pomares de pessegueiros e amendoeiras, nova paragem após passagem pela ribeira da Raia. Bem junto às suas águas, a Junta de Freguesia de Mora mimou os participantes com saboroso lanche e oferta de simpática peça de olaria.

Ainda antes do almoço, um dos pontos altos do moto-rali, foi sem dúvida a visita ao Museu Interativo do Megalitismo de Mora. Magnífica obra, onde se pode aprender de forma muito educativa, como era aquela época da nossa existência!

A tarde de Sábado, 2º sector, foi mais reservada às visitas apeadas. Na Barroca visitou-se o Museu Agro-Florestal com mais um jogo, a caminho da praia fluvial proporcionada pelo Açude do Gameiro com os seus interessantes e pedagógicos passadiços. A saúde dos mototuristas é assunto sério, pelo que o convite foi de percorrer o passadiço e subir à torre de vigia para mais um carimbo por simpático “pássaro” e apreciar a bela paisagem. Uma boa “picada” até ao alto a confirmar que a malta está em forma!

Antes de se voltar às motos, nova e soberba visita ao Fluviário de Mora. É de visita obrigatória, pela sua diversidade dos ecossistemas de água doce.

De volta a Cabeção, vila que terá sido fundada pela Ordem de Avis, foi tempo de mais um jogo à boa maneira antiga e dar por terminada 1ª etapa da melhor maneira, em festa. A Junta de Freguesia preparou um faustoso lanche abrilhantado pelo simpático Grupo de Cantares de Cabeção, com direito a pezinho de dança. Momentos inesquecíveis que os mototuristas guardam com especial carinho, nas suas memórias!

Ao jantar conheceram-se os mais regulares que se manteriam até ao final do moto-rali, sortearam-se os vouchers da BMW e alguns artigos, bem como a oferta do hotel Don Fernando em Évora de uma noite a dois e onde a caravana ficou uma vez mais muito bem instalada.

Com excelente tempo para passear de moto, o Domingo que marca a 2ª etapa começou com a simpática visita à sede do bem conhecido Moto Clube de Brotas. Foi bom ver o presidente Joaquim em forma!

O belo e interessante centro de Brotas foi calmamente apreciado a pé, com a visita ao Santuário da Nª Srª de Brotas, reza a lenda que terá aparecido e curado uma vaca com o seu antebraço. Em vários painéis de azulejo até teria mesmo ressuscitado uma vaca. Enquanto se carimbada junto ao marco simbólico km 488 da N2, degustava-se o saboroso lanche oferecido pela Junta de Freguesia local.

Antes de se voltar à estrada, visitou-se ainda a Olaria das Brotas. Aprendeu-se a moldar o barro com o mestre José Ramalhão que com grande paixão pela arte e dos últimos da região, lá vai mantendo a tradição, com as suas artísticas peças de olaria.

O bem idealizado road-book, levou a sempre animada e divertida caravana até ao Açude do Furadouro sobre a Ribeira da Raia, com a sua magnífica e verdejante paisagem em torno do espelho de água e mais uma “bucha” bem divertida!

Por entre pomares de pessegueiros chegou-se a Mora para mais umas perguntas, observar as vistas a partir do miradouro e assistir à inauguração do monumento às vítimas da estrada, iniciativa da Câmara Municipal de Mora que contou com a presença do presidente da ANSR e de vários motoclubes que se associaram a este evento e onde se prestou homenagem a todas as vítimas, lembrando os motociclistas que são dos mais vulneráveis.

Após a habitual foto de família e almoço de encerramento que contou com a presença da presidente e do vereador do turismo da Câmara Municipal de Mora, foi tempo de se conhecer os mais regulares do moto-rali. O terceiro lugar do “pódio” foi para a Mara Silva do Vespa Clube de Lisboa. A estreante Silvia Lopes que em pouco tempo aprendeu como participar nesta interessante modalidade do mototurismo nacional, arrebatou o bem merecido 2º lugar. A Paula Travassos e o Paulo Moita do Góis Moto Clube voltaram a ser os mais regulares e atentos desta interessante 3ª jornada do troféu!

Os Motards do Ocidente agradecem o inestimável apoio das autarquias do concelho de Mora e nós agradecemos o excelente fim-de-semana mototurístico que nos proporcionaram uma vez mais e que ininterruptamente ao longo destes 26 anos do troféu, nos têm brindado com excelentes passeatas de moto, à descoberta do nosso admirável país!

O 26º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2023 segue para a região de Tábua “Entre o Mondego e o Dão”, pelos anfitriões do MK Makinas!

Álbum de fotos e vídeos









































Sem comentários:

Enviar um comentário