Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Jantar Motoraliano 2022 junta centena em Coimbra

Evento não oficial é cada vez mais tradição mototurística


Com 93 convivas (e jovens descendentes) de mais de uma dúzia de motoclubes de Bragança a Albufeira, decorreu em Coimbra neste sábado, 5 de fevereiro, o divertido “Jantar Motoraliano 2022”, tradição cada vez mais enraizada entre os habituais participantes do Troféu de Moto-ralis Turísticos da FMP.

Desta vez organizado pelo veterano e irrequieto José Valença do Moto Clube de Coimbra, a jantarada serviu os propósitos de matar saudades, meter conversas em dia e até acertar alguns pormenores organizativos já que estiveram representados quase todos os motoclubes organizadores e elementos federativos.

Desde que Germano Mateus – com boa sugestão de João Vinagre Santos - se lembrou de organizar este jantar, em Alcobaça, em 2016, nunca mais se perdeu este bom hábito, para quebrar o “defeso” de cerca de quatro meses sem os culturais e surpreendentes moto-ralis turísticos. E com a particularidade de em cada ano se passar o testemunho a um novo organizador. Assim, em 2023, serão a Elsa e Sérgio Tavares do MK Makinas, a receber esta comandita alegre lá para as bandas de Tábua.

Na espaçosa sala de jantar do Hotel D. Luís, testemunhado pela torre da Universidade de Coimbra, do lado de lá do Mondego, os organizadores 2022 foram convidados a desvendar um pouco do que “estão a tramar” para esta época. Desde à mudança de rumo do MC Porto que virou a bússola de Chaves para Castanheira de Pera, a outros pormenores, a notícia maior foi a que não se gosta de ouvir: o cancelamento de um evento, neste caso o mais a sul, do MC Albufeira, afirmado ainda com o coração junto à boca. O recente corte de apoio de um concelho algarvio ao passeio que deveria decorrer dentro de pouco mais de um mês não deixou alternativa aos amigos albufeirenses se não adiar para 2023 o seu moto-rali turístico. Ficamos com sincera pena, pois estes passeios num Algarve primaveril, com o quase exotismo que a região oferece, embrulhado na simpatia deste clube tão antigo, é sempre uma mais-valia deste troféu patrocinado pela BMW e Dunlop.

Outro momento alto da noite foi a reedição do pódio final dos vencedores do 24º Troféu 2021, agora com as posições correctas entre os 2ºs e 3ºs classificados, corrigindo um erro federativo no final do Moto-rali de Guimarães em novembro último.

De realçar o grande fair-play dos participantes envolvidos que nunca se importaram com a falha e desde sempre colaboraram para que tudo fosse emendado.

Desta forma, com o tri-vencedor do troféu Vítor Olivença (MC Albufeira) rodeado da família, o pódio ficou completo com os segundos classificados Pedro Morais e Milai do MC Motards do Ocidente e com os terceiros João e Carla Krull do MC Albufeira.

Sempre em algazarra, o serão serviu ainda para se conseguir uma verba que rondou cerca de quatrocentos euros para uma associação de apoio a crianças com cancro, fruto de rifas vendidas pelos organizadores.

O espírito continua óptimo neste troféu mototurístico que vai completar um quarto de século em 2022!

Texto: Ernesto Brochado
Fotos: António Costa
Comissão de Mototurismo da FMP































Sem comentários:

Enviar um comentário