A extraordinária actividade que é a dos moto-ralis turísticos, continua a surpreender-nos há quase duas décadas e meia. Quando pensamos que esta ou aquela região, não tem muito para se ver, conhecer e apreciar, acabamos sempre por enganar-nos. Foi exactamente o que aconteceu com o moto-rali organizado pelo MK Makinas que levou os participantes a visitar locais repletos de história e cultura desde a época romana, a apreciar belas paisagens, simpáticas e típicas aldeias, degustar do que de bom se produz na região, acabando por se chegar à conclusão que muito há a descobrir ao longo do país e que os clubes com a sua mestria organizativa, conseguem sempre deslumbrar quem participa no que de melhor se faz em termos de mototurismo nacional. Longa vida aos moto-ralis!
O forte calor que se fez sentir não ajudou mas a muita vontade de descobrir o que estava para vir e de viajar de moto, rapidamente fez esquecer a canícula e depois de se dar o início no largo da Câmara Municipal de Tábua, já se começava a vislumbrar o quão rico é o passado histórico desta região. O edifício da Biblioteca Municipal e mais à frente a Capela do Senhor dos Milagres que é Monumento Nacional, anteviam interessantes incursões pela nossa sempre admirável história. Mais adiante a caravana teria de pagar uma multa. Doar material escolar para entregar à Casa de acolhimento Residencial "Casa do Outeiro" de Tábua.
Por pitoresco trajecto chegou-se a Ázere com Foral Manuelino com mais de 500 anos, onde o grupo de cantares local, acompanhados da realeza, animaram a abafada caravana!
O belo miradouro das recuperadas minas de urânio de Ázere em termos ambientais encantou, antes da primeira bucha do dia, em Covelo de Cima a apreciar uns imponentes Eucalyptus siameses. Mais capelas e foram muitas, algumas com mais de dois séculos e também por fora-de-estrada chegava-se a Meda de Mouros, terra onde o pão é rei, com o seu museu etnográfico e monumento ao padeiro. Após divertido jogo, provou-se a bôla que estava uma delícia. Obrigado!
A histórica aldeia de Lourosa, já no concelho de Oliveira do Hospital, esperava a caravana para um dos momentos altos do dia, conhecer a interessante Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa integrada na “Rota da Moura Encantada” e aconchegar as barriguinhas, em excelente recepção. A cultura árabe continua a ser preservada através da sua Feira Moçárabe que promete voltar assim que as condições sanitárias o permitirem. Por lá existe um belo e fresco “Cantinho dos Amores” onde se recitou um belo poema aos jovens príncipes!
A caravana agradeceu a recepção e fez-se de novo à estrada. Pelo caminho apreciou a arrojada arquitectura do quartel dos bombeiros de V.N. de Oliveirinha, antes da soberba visita e divertido jogo no anfiteatro romano de Bobadela, com mais de 2.000 anos de história, depois de se passar o não menos interessante centro histórico. Excelente!
Estava terminado o primeiro sector. Foi tempo de retemperar as forças, com saboroso pic-nic, à boa maneira portuguesa!
Seguindo o bem elaborado road-book, deu-se início ao segundo sector, debaixo de novo sob forte calor mas com a boa disposição em alta, como sempre! Apreciou-se bonitas quintas e solares até à terra do “Terror das Beiras”, de seu nome João Brandão em Midões, tantas vezes acusado de roubar mas por sinal as provas eram raras, curioso!
A próxima paragem era para abanar o Penedo C’Abana e apreciar o Mondego. Que vistas fantásticas! Mais petiscada e galhofa, interessante trajecto fora-de-estrada e nova paragem, desta vez para apreciar as vistas e não só em Sevilha, a portuguesa claro. Houve quem aproveitasse as refrescantes piscinas naturais proporcionadas pelo rio Cavalos, nesta bela aldeia tipicamente serrana. Fantástico!
Na recta final deste dia muito bem passado por terras beirãs, ainda tempo para visitar a sede do clube vocacionado para as provas desportivas que agora e muito bem, abraça os eventos de turismo em moto.
Após as muito aguardadas banhocas na piscina do Hotel Luna, unidade hoteleira de excelente qualidade que também apoiou o moto-rali, veio a grande surpresa para o Augusto dos Conquistadores que neste dia completava meio século de vida. Em Guimarães a amizade é levada muito a sério, pelo que a festa que os amigos de lá e também de vários pontos do país lhe prepararam, por certo nunca vai esquecer. O mundo das motos é isto mesmo!
O jantar foi animado pelo Grupo de Concertinas de Oliveira do Hospital e o apagar das velas aos aniversariantes. A Susana de Góis também celebrava mais um aniversário. Pelo meio sorteou-se o habitual voucher da BMW e deram-se a conhecer os mais regulares do dia.
A segunda etapa começou enevoada e fresca a contrastar com o dia anterior. Boa temperatura para se apreciar a Pedra da Sé, depois de interessante percurso fora-de-estrada, por onde já passou o Rali de Portugal. Com magníficas paisagens sobre a albufeira da Barragem da Agueira e soberba passagem entre penedos, ficou na memória uma das mais espectaculares paragens para se apreciar o que de belo a natureza nos oferece e encanta.
Entre aldeias e a ruralidade que as caracteriza, chegou-se a mais uma capela, desta vez em Sinde, para jogar, provar boa cerveja artesanal e ficar a saber do culto religioso protagonizado pelos animais agrícolas. Reza a lenda que por trás da capela caíram, em tempos que já lá vão, uma junta de bois e o padre. Pelos vistos salvou-se a junta de bois!
Mais belas casas de brasão, saber sobre o maior empregador da região ligado aos estofos e visita à Quinta Ladeira da Santa, onde se provaram os bons vinhos que ali são produzidos a acompanhar bom queijo da serra e presunto. O difícil foi sair de lá. Que excelente recepção à caravana e que tão bem se esteve!
Era pena mas estava a chegar ao fim este bem organizado moto-rali, não sem antes se conhecer a igreja onde a Elsa e o Sérgio deram o nó. Em caravana regressou-se a Tábua para a sempre animada foto de família antes do almoço de encerramento, em ambiente festivo.
Na presença dos representantes das autarquias a quem o clube agradece o sempre inestimável apoio, deram-se a conhecer os mais regulares do moto-rali.
Os Motards do Ocidente fizeram a “dobradinha” com o Joaquim e a Maria da Conceição Marques em primeiro lugar e o Pedro e a Milai Morais na segunda posição. O João Krull do Moto Clube de Albufeira fechou o “pódio”.
Está de parabéns o MK Maquinas pelo grande fim-de-semana mototurístico que nos proporcionou, estando já a planear o próximo, por certo nos vão surpreender uma vez mais!
O troféu vai seguir para o extremo norte do país, para a região de Monção, “Lá de Riba”, nos próximos dia 11 e 12 de Setembro. Os Moto Galos de Barcelos são os anfitriões que tão bem sabem receber esta caravana sempre entusiasta e divertida. A não perder!
Álbum de fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário