Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

terça-feira, 15 de março de 2016

20º Troféu MR BMW-Dunlop FMP 2016 começou nas Arribas do Douro Internacional

Arrebatador


Sentados num rochedo do Miradouro do Carrascalinho, a seguir com o olhar o voo dos enormes grifos - abutres de quase três metros que dominam estas imensidões naturais do Douro Internacional - os motociclistas indagavam-se porque o Troféu dos Moto-ralis Turísticos nunca tinha vindo a estas que são, provavelmente, as mais fantásticas paisagens de Portugal continental. E de facto, foi necessário chegar à 20ª edição do troféu para que um motoclube, neste caso o hospitaleiro MotoCruzeiro de Bragança, trouxesse para o grandioso concelho de Freixo-de-Espada-à-Cinta esta forma tão cultural e divertida de passear de moto.

Desta forma, o fim de semana de 12 e 13 de março de 2016 ficou na memória para os 52 participantes em 38 motos, representando 13 motoclubes do Minho ao Algarve. Com quartel general na sede do concelho, considerada a “Vila mais Manuelina de Portugal”, terra natal de Guerra Junqueiro e detentora de interessante Museu da Seda, indústria têxtil que proliferou da época pombalina às invasões napoleónicas, esta passeata correu todas as freguesias de Freixo - e comeu nelas todas - num ode ao saber receber e à amizade. Mas verdadeiramente o que deslumbrou a comitiva foi a enormidade da paisagem, com os penhascos, desfiladeiros e arribas grandiosas sobre um Douro fronteiriço e selvagem e dos seus afluentes como o vale da Ribeira do Mosteiro, esse habitat natural do mototurismo!

Num carrossel de sobe e desce a margens aqui e ali agricultadas com olivais e laranjais, mas regra geral com uma Natureza exuberante de vegetação mediterrânica, residência de corços, lobos e tourões, os participantes deste moto-rali – a primeira de seis jornadas que se esticarão até novembro – deliciaram-se essencialmente com a fauna que é sempre mais visível: as aves! E neste caso, que aves! Os grifos (gyps fulvus) dominam os céus da região, nidificando todo o ano nos penhascos do Douro. Castanhos e com envergaduras até 2.65m, sobrevoam-nos perto e com indiferença, habituados às bocas abertas dos turistas.

Mas, como já estávamos sob um céu radioso de fim de inverno, fomos também bafejados com a presença dos abutres-do-egipto - ou britangos - (Neophron percnopterus), mais pequenos, mas mais coloridos com as suas cabeças amarelas a destacarem-se em plumagens alvinegras.

No total foram 150 km espectaculares, repartidos por dois dias de encher o olho e a alma, de Lagoaça a Barca d’Alva, apreciando o Penedo Durão, a Calçada de Alpajares, o Cavalo de Mazouco - a mais importante gravura rupestre ao ar livre de toda a Europa – a praia da Congida e outros recantos de sonho.

Num moto-rali de Natureza pura também decorreria ao ar livre a entrega de prémios que celebrou os mais regulares: Jorge Martins e Alexandra do GAMA. Em segundo lugar, Atílio Oliveira e Milena do MC Porto, seguidos de Luís Serra e Patrícia do Mototurismo do Centro.

Parabéns ao MotoCruzeiro de Bragança pela iniciativa e muito obrigado a Freixo-de-Espada-à-Cinta pela hospitalidade! O regresso será breve, de certeza!

Este turístico Troféu BMW-Dunlop continua a 9 e 10 de abril, no concelho de Alcobaça, com organização dos veteranos coimbrões do Mototurismo do Centro (motorali@mototurismo.pt).











Texto e fotos: FMP


Sem comentários:

Enviar um comentário