Find Us On Facebook

Página inicial: Pelos Altos Pirenéus degustando La Route Gourmande des Basques - 9º Portugal de Lés-a-Lés_Off-Road_2024 - Recordando: Barcelos oferece o seu melhor no 18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014 - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 11 de abril de 2010

Dia Nacional do Motociclista-2010 Montijo


O Montijo foi o local escolhido para receber este ano o Dia Nacional do Motociclista. Fomos com a malta do Mototurismo do Centro, uma vez mais celebrar este nosso dia tão especial.

Todos os anos milhares de motociclistas participam nas comemorações do Dia Nacional do Motociclista, único no Mundo nos moldes em que é celebrado.
Este dia que nos é dedicado, teve início em 1997 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, onde voltou no ano seguinte. Passou pelo Convento de Mafra em 1999, seguiu para o Santuário de  Fátima em 2000, tendo regressado a este local em 2002. No ano de 2001 foi celebrado em Vila Viçosa. Em 2003 foi para norte, mais concretamente para Lamego, onde esteve até agora mais dois anos 2005 e 2007, na Nª Srª dos Remédios. O Santuário do Sameiro em Braga seria um dos locais mais emblemáticos das celebrações deste dia, foi em 2004. No ano de 2006 foi para o extremo sul do nosso país, junto ao forte de Sagres. A terra do padre Zé Fernando, o Fundão, seria em 2008 o local escolhido para receber uma vez mais milhares de motos e motociclistas, que quiseram assim homenagear aquele que tem sido o nosso "capelão" e que continua a lutar contra a terrível doença que o afectou. No ano passado voltou ao sul, para a capital do motociclismo nacional, Faro. Este ano bem junto à zona ribeirinha  do Montijo, reuniram-se novamente todos aqueles que neste dia querem celebrar a vida, a solidariedade, o companheirismo e muito sentidamente homenagear aqueles companheiros que infelizmente já não se encontram entre nós.
Depois do dia anterior em que se apagou as 22 velas do MTC, num dia cheio de actividade e de uma noite bem prolongada de festa, o acordar não foi nada fácil, que o diga quem mal viu a cama. A hora de encontro da manhã deste Domingo dia 11 de Abril, foi naturalmente atrasada, pelo que se previa a chegada ao Montijo um pouco tardia, o que veio a acontecer mas o mais importante era estarmos presentes e foi o que aconteceu. Infelizmente não para todos, pois a moto do companheiro que "alinhou" à partida teve um problemazito eléctrico e teve mesmo de se recorrer à assistência em viagem. Não faltarão oportunidades para nos acompanhar. Um abraço para ele.


A viagem sem grande história até entrarmos no Ribatejo, passando por locais interessantes como a Golegã, Chamusca, Alpiarça, Almeirim e Foros de Benfica onde foi a paragem para "abastecimento". No restaurante "Constantino das Enguias" o petisco eram mesmo as enguias, com muitos apreciadores que ali se encontram para degustar esta iguaria, que frita ou em ensopado são uma maravilha, naturalmente para quem aprecia. Para quem não quis, as costeletas de borrego estavam muito boas.





A hora já ia adiantada e ainda havia uns bons kilómetros para fazer e lá tivemos de nos fazer há estrada, esta malta quando se senta...
Chegados ao Montijo embrenhámo-nos na movida deste dia tão especial para nós, que com um dia de sol de verão como este, houve quem não resistisse ao apelo das gargantas e nós também não.





Fomos percorrendo o recinto, registando o momento em foto e vídeo, ao mesmo tempo que íamo-nos cruzando com amigos, alguns deles já não víamos há bastante tempo.



Atentamente fomos acompanhando o que foi possível assistir. O padre Zé Fernando estava como sempre com uma energia contagiante, que levou os muitos motociclistas presentes a momentos de grande emoção.




Não foi possível assistir à chegada da procissão ao recinto que veio da Igreja Matriz mas assistimos ao seu regresso. Na frente como tem sido habitual, a "Charanga a Cavalo da GNR", seguida do nosso padroeiro São Rafel, São Pedro e da Nossa Senhora da Atalaia. Por fim os estandartes e bandeiras dos clubes.






  
O regresso foi calmamente pelo IC2, com paragem na Benedita para uma bifana no "Bigodes". Encontrámos muitos companheiros por lá a "abastecer" de regresso a casa.


E assim terminou mais uma comemoração do Dia Nacional do Motociclista.

Reportagem: Motojornal nº 1167
Fotos e texto: António Costa
Vídeo: João Santos e António Costa


Publicado em 25/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário