Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-3


Continuámos pela bonita região da Lombardia até Bórmio. Percorremos diversos passos bem conhecidos dos milhares de motociclistas de toda a Europa que por lá andam, também a apreciar a beleza e a grandiosidade dos Alpes.


Esta nossa viagem pelos Alpes começava a ficar cada vez mais interessante, quer pelos percursos de alta montanha, quer também pelos vales e as suas paisagens. A Itália é um país encantador, sobretudo nesta região montanhosa.

Cepina, próximo de Bórmio, era o destino seguinte para conhecer o icónico Passo dello Stelvio. Como estávamos perto, por volta do meio-dia chegámos ao camping Cima-Piazzi, inserido no Parco Nazionale dello Stelvio, onde ficámos bem instalados.

Pelo caminho fomos apreciando grandes zonas agrícolas entre vales, onde se produz entre as diversas culturas, o bom vinho italiano. A chuva apareceu, conforme previsto mas não alterou os nossos planos por terras transalpinas.







Após almoço estávamos a caminho do interessante Passo dello Stelvio. Começámos a cruzar-nos com as muitas motos que por lá andavam, enquanto íamos apreciando o bonito vale na ascensão aos 2.758 metros de altitude, com muitas e boas curvas.

Curiosamente o trânsito estava parado. Alguém dizia que as motos podiam passar. Afinal não era possível continuar, pois num dos túneis havia um acidente. Aproveitámos para ir conversando com os companheiros que também aguardavam.





Assunto resolvido e estávamos de novo na estrada. Que maravilha de percurso. Parámos para observá-lo. De facto vale bem a pena andar por lá de moto. Mas muito mais estava para vir!



Chegados ao alto, achámos curioso ainda se poder subir um pouco mais. Fomos ao Tibete, um restaurante-esplanada de onde apreciámos este fantástico passo e voltámos à movida das motos. 






Cafézinho, souvenirs e retratos para mais tarde recordar e continuámos na direcção de Trafoi. Nota positiva para os alertas à malta das motos, para terem cuidado. A estrada estreita e as curvas fechadas, obrigaram a redobrar a atenção.

Continuaram as belas e verdejantes paisagens.








Contornámos o limite do parque nacional entre grandes pomares e entrámos na Suíça. Que maravilha de paisagens e as suas aldeias, em zona classificada pela Unesco!






A meio da tarde lanche e ajuda a um companheiro alemão que andava perdido. Seguimos até ao Lago di Livigno antes do regresso. E mais um passo, o Pass dal Fuorn com 2.149 metros de altitude. O que nunca faltaram foram belos passos para conhecer e transpor, numa autêntica montanha-russa!





De volta a Santa Maria Val Müstair para a fantástica ascensão aos 2.503 metros do Umbrail Pass.

Entrámos na Itália novamente pelo Stelvio. O tempo começou a ameaçar chuva e muito vento, com a temperatura a cair a pique. Afinal estamos na alta montanha e o tempo pode-se alterar a qualquer momento.











A finalizar este fabuloso dia a passear de moto, um bom jantar no simpático restaurante do camping.  Duas saborosas pizzas em forno de lenha, com boa pinga italiana e por fim a típica Tiramisu.

A chuva apareceu em força mas não deu inundação. 😄




Deixámos Bormio para ser visitada noutra altura e seguimos viagem. O destino foi até Cortina d'Ampezzo, pela admirável região das Dolomitas. Aguardava-nos mais um fantástico dia pelas belas províncias da Lombardia e Veneto.

O dia amanheceu solarengo. As previsões eram as melhores, pelo que mal podíamos esperar para nos fazermos à estrada. 
Embora se esteja de Verão, a chuva pode aparecer mas normalmente por pouco tempo. Como adiantámos um dia ao não ficar na Suiça, a chuva acabou por ser "fintada"!

Lá veio mais uma sessão de passos. O Passo Gavia foi o primeiro. Subimos aos 2.652 metros, sempre a saborear cada quilómetro, nunca nos cansámos. Cada passo é diferente, com as suas características próprias. Melhor do que as palavras são as imagens que fomos registando!

A descida foi algo complicada. Estrada muito estreita, com dificuldade até no cruzamento com os carros e auto-caravans. Valeu bem pela passagem numa bonita zona verde!














O Passo del Tonale (1.884 m) foi o seguinte, onde aproveitámos para ir à procura da "bucha", com bons produtos regionais.

Por todo o lado se vêem as boas-vindas aos motociclistas.





A viagem continuou entre bonitos e verdejantes vales predominantemente agrícolas.






A seguir à bonita vila de Canazei na província de Trento, entrávamos nas Dolomitas. Que bela região, classificada pela Unesco!

O Passo Pordoi (2.239 m) foi o primeiro. Entrada fantástica para dois dias bem passados a apreciar a mais bela região que encontrámos nesta viagem. Recomendamos a todos quantos queiram ir até aos Alpes.

A movida das motos continuava!






Seguiu-se o Passo Falzarego (2.105 m) antes da chegada a Cortina d'Ampezzo.





O nosso "campo base" foi o camping Rocchetta. Mal pudemos montar a "barraca", pois a chuva apareceu em força, logo a seguir a estarmos instalados. O recepcionista que bem conhece o tempo disse logo: "Vão lá montar a tenda e voltem depois!"

Ao lado existe um simpático restaurante no camping vizinho e lá fomos comer mais umas pizzas. Era o que havia e soube muito bem!



Na quarta e última parte da nossa viagem, fomos apreciar o espectacular percurso por esta fantástica região, sugerido pelos amigos do Quilómetro Infinito!

Até já...




Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-1

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-2

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-4

Sem comentários:

Enviar um comentário