Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Até ao Palácio, por terras do Oeste

Excelente estreia do Moto Clube de Mafra, leva mototuristas a conhecer melhor a bonita região saloia.


Foi sob o tema “ O Palácio Nacional de Mafra”, que os participantes neste passeio mototurístico, percorreram esta bonita região do nosso país, onde não faltaram momentos de cultura, história, brincadeiras divertidas, boa gastronomia e sobretudo muita e boa disposição. Um fim-de-semana à maneira que os homens do Moto Clube de Mafra, iniciantes nestas andanças, souberam proporcionar aos cerca de sessenta convivas, distribuídos por trinta e quatro equipas.



A partir de um road-book muito bem elaborado, dava-se início no sábado de manhã ao roteiro mototurístico previsto. O Palácio abriu as portas para receber os participantes neste moto-rali e a partir da sua imponente fachada, era dada a partida para o primeiro sector.



 
A caravana seguiu na direcção de Gradil, passando pela Tapada de Mafra, com primeira paragem na Quinta de Santana, onde se fez a prova de bons vinhos que a quinta produz e visita às instalações. O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, inserido em pela paisagem protegida, seria a próxima visita. Os lobos é que não apareceram mas andavam por lá.







Preocupados com o nível de calorias, os “desorganizadores”, depois de um composto pequeno-almoço, trataram logo de arranjar maneira de por a malta a aconchegar os estômagos. Um “mata-bicho” preparado pela empresa Locatis, ligada ao ramo tecnológico e gadgets para motos, seria um momento muito descontraído. Ficámos a saber que por cá se fazem coisas tão bem feitas, que vão para muitos países da Europa e resto do Mundo. Um bom exemplo.



De volta à estrada, seguiu-se na direcção do Parque Eólico, de onde se tem uma esplêndida vista sobre a região. Ainda antes do almoço, visita à estação de Mafra-Gare e jogo no Penedo do Lexim. Reza a história que a sua ocupação remonta ao 4º milénio A.C.











Depois da grelhada na escola de Igreja Nova, a tarde de sábado reservava um bom percurso, entre jardins e artesanato.



O belo Jardim do Cerco, bem no centro de Mafra, seria a primeira paragem para o divertido e ancestral Jogo da Bola, com a presença dos “frades”, como não podia deixar de ser. A Aldeia Típica de José Franco no Sobreiro, faria as delícias dos participantes e o recordar de memórias passadas, onde foram recuperados os usos e costumes da região. Uma viagem no tempo.













E pronto lá estávamos nós outra vez de volta das “bicas”. O road-book mandava molhar as goelas e lá teve de ser, desta vez na sede do clube. Que boas estavam as bifanas.





O momento hilariante da tarde veio com as acrobacias, para conseguir levar e trazer à cabeça um garrafão com água até ao sino e voltar. A tarefa não era fácil mas com o calor que estava até acabou por saber bem, levar com a água que teimava em não querer chegar ao fim.





O movimentado primeiro dia chegava ao final. No Parque de Sta Marta, da bonita vila da Ericeira, terra do Surf, era dada por encerrada a primeira etapa, depois de se contar os metros da mina, da nascente de água da zona das furnas.







Depois de bem instalados nos bungalows do Camping da Ericeira, eram horas da janta, num restaurante da região, com ementa ligada ao mar ou não estivéssemos bem junto a ele. A noite continuou com boa música ao vivo e os mais noctívagos decidiram prolongá-la numa discoteca da zona.






O domingo nasceu pouco soalheiro. Depois de serpentear a Ericeira junto ao mar, a caravana seguiu para o Forte do Zambujal, uma das obras militares das Linhas Defensivas de Torres Vedras, que serviram para proteger Lisboa da 3ª Invasão Napoleónica. Também daqui se tem uma magnífica vista sobre os vales verdejantes e férteis que caracterizam a região À espera estavam “militares” da época que convidavam os participantes a interpretar os vestígios do Forte.













De volta ao Palácio, que iria ocupar a maior parte desta segunda etapa, tínhamos a aguardar-nos os militares da Escola Prática de Infantaria, que nos iriam servir o almoço, depois da visita ao Museu Militar e espaços reservados e públicos do Palácio Nacional de Mafra. Uma “barrigada” de história e cultura, durante a qual tivemos o privilégio de visitar espaços não abertos ao público, acompanhados do director do Palácio.


















O animado almoço de encerramento deste excelente moto-rali, decorreu no Refeitório dos Frades. Tendo no final contado com a presença dum “frade“ que abençoou a entrega de lembranças e prémios.




Está de parabéns o Moto Clube de Mafra, pela realização do seu primeiro moto-rali.

O pai e filho, António e João Costa, do BMW CKLT, foram os mais regulares desta 5ª etapa do Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos Michelin/BMW FMP 2011.


O troféu segue a 2 e 3 de Julho para o “Tejo e os seus castelos”, organizado pelo Clube Varadero de Portugal.
 
Os contactos são: João Pimentel – 961 514 666 e São Pimentel – 969 257 879

---------------------------- X ----------------------------------

Fomos para a Ericeira na sexta-feira e como sempre procurámos aproveitar um pouco do que a região tem para oferecer.

Contámos com a simpática companhia do Albano e da Isabel que nos acompanharam no jantar que fizemos no "Escondinho", bem no centro de Mafra. É um pequeno restaurante muito acolhedor, que fica na Travessa da Quinta Nova. 

Fomos muito bem servidos. Vale bem a pena por lá passar.



Foi um excelente fim-de-semana, passado numa bonita região do nosso país, em ambiente familiar.

Os moto-ralis são isto mesmo, um grupo de amigos que deambula pelo país, procurando desta forma fantástica conhecer melhor o belo país que temos e os moto-clubes lá estão para nos proporcionar momentos inesquecíveis.

Agradecemos ao Moto Clube de Mafra a sua disponibilidade, apoio e a forma como uma vez mais fomos recebidos. Grande abraço.

Álbum de fotos



Road-Book

Actualizado em 07/07/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário