Find Us On Facebook

Página inicial: Entre terras de besteiros, olarias e sanatórios - Mototurismo de surpresas e história sob sol inclemente - Portugal de Lés-a-Lés, a grande festa mototurística, de Penafiel a Faro - Recordando: Maior maratona mototurística da Europa saldou-se por sucesso absoluto - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Por Castelo de Vide e Marvão, entre Judeus e Romanos


Nas duas encantadoras vilas de Castelo de Vide e Marvão, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, encontram-se importantes registos históricos e muito mais que os Motards do Ocidente deram a conhecer aos mototuristas participantes no seu 30º moto-rali turístico. Foi mais um excelente fim-de semana mototurístico, à descoberta de um país sempre a surpreender!

Nos passados dias 17 e 18 de Maio, decorreu a terceira jornada do 28º Troféu de Moto-ralis Turísticos da FMP e os Motards do Ocidente completaram três décadas de excelentes moto-ralis turísticos, quase ininterruptamente. A caravana composta por 50 participantes em 30 motos souberam muito bem aproveitar o bem organizado passeio mototurístico proposto pelos experientes Motards do Ocidente e desfrutar duma região que tanto tem para oferecer, ao longo do fantástico Parque Natural da Serra de São Mamede!

Bem junto à estátua de D. Pedro V, no centro de Castelo de Vide, palco por várias vezes das passagens do Portugal de Lés-a-Lés, deu-se início ao moto-rali com interessante visita pedestre ao centro histórico.

O Sr. Carolino, pessoa afável e de grande sabedoria sobre a sua terra, ajudou a saber e aprender mais sobre os pontos de interesse propostos pela organização; a Sinagoga, a Casa da Inquisição, a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e a Fonte da Vila. Ficávamos o resto do dia a ouvi-lo. Extraordinário!

Agora de moto, a sempre entusiástica caravana serpenteou pelas bonitas e estreitas ruas da vila a puxar pelas habilidades de condução até ao primeiro jogo. Dominar o velhinho peão, não foi fácil!

Foi tempo da visita ao espaço em homenagem ao capitão Salgueiro Maia onde se pôde ler: “Ficaste na pureza inicial/Do gesto que liberta e se desprende...”

O percurso muito bem delineado começava a deslumbrar a caravana! Iam-se encontrando as mais diversas fontes, das cerca de 300 existentes no concelho, geridas de forma que nunca falte a água. Impressionante!

Após passagem pelo Parque Megalítico e mais uma pergunta surpresa, chegava-se ao Menir da Meada com os seus 6 metros de altura, símbolo da fertilidade. É considerado o maior menir da Península Ibérica inteiramente esculpido pelo homem e o mais antigo do mundo.

Em Póvoa e Meadas decorreu o almoço de volta duma saborosa grelhada e do tradicional Arroz Doce!

A temperatura continuava excelente e a boa disposição também para se passear de moto e dar início ao segundo sector, começando pela visita ao museu de Póvoa e Meadas com vestígios que remontam aos tempos do Paleolítico. Que trabalheira contar as arvores, ufff!

O percurso continuava a encantar os mototuristas e as paisagens também, agora bem junto à albufeira da Barragem de Póvoa e Meadas, para apreciar e jogar. A malta não foi a banhos, mas acabou refrescada!

Entre muros de pedra, por pitoresco trilho, seguiu-se até à Sra da Penha. Lá do alto a vista sobre a bonita vila de Castelo de Vide, apelidada a “Sintra do Alentejo” maravilhava a caravana dos moto-ralis turísticos que bons anos depois voltaria a esta região que merece ser visitada com mais tempo!

Após o lanche seguiu-se pela bem conhecida “Estrada de fraldas” com entrada em Castelo de Vide pela muralha sempre admirável até ao frondoso jardim, onde se deu por terminada a primeira etapa.

Depois da “quente” decisão do campeonato de futebol, veio o bem animado jantar/convívio. Trajados a preceito, os convivas reviveram os bons momentos deste primeiro dia por Castelo de Vide, ao som melodioso da Tuna da Universidade Sénior de Castelo de Vide. Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal e do Moto Clube de Marvão, bem como o Sr. Carolino, para mais dois dedos de conversa, a enriquecer as nossas culturas e conhecimentos!

De novo no jardim, dava-se início à segunda etapa até Marvão, por pitoresca calçada à moda antiga.

A entrada na vila e as estreitas e belas ruas, remete-nos logo para tempos medievais. Que maravilha!

O jeito no jogo da “carica” às vezes não era o melhor, mas a visita ao Museu Municipal de Marvão compensou.

Já com vista de Marvão à distância, lá bem no alto dos seus 860 metros na Serra do Sapoio, chegou-se à Portagem. Magnífico local com a sua Ponte Romana e Torre Militar Medieval onde se relembra o acolhimento de milhares de judeus entre 1492 e 1496, vindos em fuga do país vizinho.

Estamos em terras de forte presença romana. A fantástica visita à grande cidade de Ammaia transportou-nos para tempos à altura por certo gloriosos e onde se tirou a foto de família!

O almoço de encerramento ocorreu na sede do Moto Clube de Marvão que preparou uma saborosa Carne de Porco à Portuguesa. Em festa deram-se a conhecer quem afinal foi mais regular ao longo do moto-rali.

O Vítor Olivença e a Ana Carina acabaram por ser os mais regulares desta 3ª jornada do Troféu MRT 2025. Seguiu-se o João Krull a fazer a “dobradinha” do Moto Clube de Albufeira. A encerrar o “pódio” ficaram o Paulo Moita e a Paula Travassos do Góis Moto Clube.

Estão de parabéns os Motards do Ocidente pela excelente organização do moto-rali e por uma vez mais nos terem proporcionado um óptimo e memorável fim-de-semana mototurístico. Bem hajam!

A 4ª jornada do 28º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos da FMP-2025 sob o tema “O Ataque Raiano”, segue pela zona de Belmonte, Sortelha, Celorico, Linhares da Beira. O Góis Moto Clube e o Moto Clube da Covilhã vão ser os anfitriões! https://www.facebook.com/goismotoclube






























































Sem comentários:

Enviar um comentário