Find Us On Facebook

Página inicial: Pelos Altos Pirenéus degustando La Route Gourmande des Basques - 9º Portugal de Lés-a-Lés_Off-Road_2024 - Recordando: Barcelos oferece o seu melhor no 18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014 - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Foi Mortágua entre o Mondego e o Dão


A Beira Alta recebeu a 4ª jornada do 27º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2024. Os cerca de 71 participantes em 49 motos, orientados pelo anfitrião MK Máquinas, foram conhecer a região de Mortágua entre os rios Mondego e Dão, nos passados dias 13 e 14 de Julho. Excelente e divertido fim-de-semana mototurístico!

A diversidade e a riqueza do nosso território, convida-nos a pegar nas motos e a participar no troféu de moto-ralis turísticos. Pela mestria dos clubes organizadores, ficamos a conhecer de sobremaneira, as regiões visitadas, mesmo aquelas que pensamos não terem muito para ver e visitar.
O concelho de Mortágua, onde predomina a paisagem do eucalipto de importância social e económica para a região, acabou por surpreender, quer pelas belezas naturais “escondidas”, quer pela sua história, cultura e gastronomia. É composta de terras de gente valente que enfrentou as invasões francesas e se defendeu através da justiça popular, quando assim se viu obrigada e a se proteger com grande união. À pergunta “quem matou o juiz?”, o povo respondia “Foi Mortágua!”

Com tempo fresco, pouco habitual nesta altura do ano mas óptimo para este tipo de eventos, partiu a sempre entusiástica e divertida caravana para mais uma jornada do troféu do belo parque em frente à Câmara Municipal de Mortágua, vila que se encontra ao km 225 da emblemática rota da EN2.
A primeira visita deu-se no Centro de Interpretação da “Batalha do Bussaco” que em Setembro de 1810, devastou a região e os mortaguenses. Memórias bem vivas que se encontram testemunhadas, neste e noutros espaços e nos bem ilustrados murais espalhados pela vila. No Parque Urbano, a batalha foi mote para o divertido jogo e a pontaria!
A partir do Santuário do Senhor do Monte, apreciou-se as vistas, tendo de seguida a visita à Escola de Cães-guia que através da sua meritória acção, ajuda as pessoas invisuais. Foi possível assistir no dia seguinte junto ao hotel onde ficou instalada a caravana, o extraordinário trabalho desta instituição que bem merece ser apoiada.
O excelente “mata-bicho” matinal na bela aldeia de Mortazel, junto à ribeira e mais um jogo, encantou os participantes, com pouca vontade de dali sair. Mas era tempo de continuar até ao santuário da Nª Srª de Calvos. O jogo da malha desafiou a pontaria de novo.
Após passagem por barragem agrícola e o histórico Lagar de Varas, tradicional lagar de azeite em Vale de Mouro, chegava-se a Trezoi, uma das aldeias com papel importante nas invasões francesas, para o saboroso almoço na Associação Cultural e Recreativa local.

O segundo sector, por percurso mais rural, levou os mototuristas a embrenharem-se de novo na história marcante da região, começando por admirar a ponte do caminho de ferro da Linha da Beira Alta, projectada por Gustave Eiffel e inaugurada em 1882, seguindo para o Moinho de Sula e Penedos de Crauford, onde o general inglês estabeleceu o seu posto de comando durante a Batalha do Bussaco que foi determinante para impedir os avanços de Napoleão.
Por lá havia um “canhão” para derrubar a “infantaria” mas a pontaria não estava fácil!
A interessante visita ao Museu Militar no Bussaco e passagem pelo Monumento da Batalha, encerraram o conhecimento duma das partes mais difíceis da nossa História. A sempre obrigatória subida à Cruz Alta, de onde se tem uma vista fabulosa até ao mar, por entre o arvoredo autoctone da majestosa Mata do Bussaco, encantou!
No parque de moinhos, antes da visita ao museu, já do lado de Penacova, puxou-se pelas habilidades dos trabalhos manuais. Afinal é como andar de bicicleta, não se esquece!
Antes do final deste belo dia a passear de moto, aprender, conhecer e a conviver, passagem pelos Fornos de Cal em Casal de Santo Amaro.
Em Penacova, na Praia do Reconquinho e de volta dum bom presunto, deu-se o encerramento da primeira etapa. Pelos vistos a vontade era pouca para ir a banhos no Mondego!

O jantar contou com o habitual sorteio dos vouchers da BMW, boa animação e os resultados preliminares dos mais regulares. Havia que esperar pelo dia seguinte, para saber afinal quem seria o vencedor desta 4ª jornada do troféu, sempre muito participativa!

No segundo dia deu-se início à segunda etapa a partir da unidade hoteleira onde a caravana pernoitou, próximo da Barragem da Agueira, também conhecida pela Barragem da Foz do Dão, por onde começou o terceiro sector.
Em Travanca do Mondego, no simpático Parque de Lazer, deram-se umas “tacadas de golfe” e lá se continuou a afinar a pontaria, em mais um divertido jogo!
Em Vale da Vinha respondeu-se a perguntas sobre a casa de um dos presidentes da república, António José de Almeida, entre 1919 e 1923, até nova paragem desta vez num dos mais belos recantos do concelho de Penacova, a Praia Fluvial do Vimieiro.
Uns pontapés na bola e lá se foi acertando, antes do composto reforço alimentar matinal a apreciar este relaxante tesouro, onde por certo voltaremos.
Na recta final do moto-rali, era tempo de conhecer a Marmeleira, “Vila da Irmânia”, conhecida pelas suas iniciativas criadas no século XX em prol da cultura e instrução do povo da região.
Depois da visita às ruinas da Capela de Nª Srª do Carmo de grande relevância no ano de 1600, com o seu espaço a ser requalificado, passou-se à soberba visita do Núcleo Museológico da Irmânia Raízes e Memórias, onde se tirou a habitual foto de grupo.
No almoço final que decorreu no Centro Cultural e Recreativo da Marmeleira foi servido um saboroso Cozido à Portuguesa bem à moda dos nossos avós e à sobremesa o regional Bolo de Cornos!

Antes da cerimónia de entrega de prémios e lembranças onde se deu a conhecer os mais regulares do moto-rali, entrega de mais um voucher da BMW à equipa que ficou em último lugar e que cumpriu todas as actividades do moto-rali.

O António e a Sandra Baqué, do MC Espinho, arrebataram o primeiro lugar, com o Vítor Olivença e a Ana Carina, do MC Albufeira, na segunda posição. O Nelson e a Laura Lino, do MC Coimbra, completaram o “pódio”.

Parabéns ao MK Makinas pelo bem organizado moto-rali e fantástico fim-de-semana mototurístico que nos proporcionou. O clube aproveita para agradecer às entidades que apoiaram o evento, em especial às Câmaras Municipais de Mortágua e Tábua.

O troféu de moto-ralis turísticos da FMP está de volta em Setembro. A região do Alto-Minho volta a receber a visita dos mototuristas e a malta dos Moto Galos de Barcelos lá estará para os receber nos dias 14 e 15 de Setembro. Mais uma oportunidade a não perder!

Álbum de fotos 

Classificações do Troféu





































Sem comentários:

Enviar um comentário