Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Mototuristas de volta ao Troféu, desconfinando pelo Alentejo

Animada caravana mototurística participou na primeira jornada, pelas belas paisagens e aldeias alentejanas, com passagem pelo Ribatejo!



O 24º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2021 finalmente pôde voltar à estrada, para continuar a dar a conhecer o nosso país de moto e como sempre de forma descontraída. Os experientes Motards do Ocidente nos passados dias 15 e 16 de Maio, levaram os 82 mototuristas em 51 motos, pelo Alto Alentejo com passagem pelo Ribatejo, a percorrer as cerca de quatro centenas de kms a apreciar com calma estas sempre admiráveis regiões e a conhecê-las um pouco mais, dentro das condições sanitárias que por estes dias vivemos.

O querer fazer ou criar algo na actual situação e em determinadas circunstâncias, requer muita força de vontade e resiliência. Os Motards do Ocidente têm de sobra, pelo que acabaram por proporcionar a quem participou neste moto-rali, um excelente fim de semana mototurístico.

Depois com a “fome” que a malta estava de voltar à estrada, nem deram pelos muitos quilómetros percorridos.

Devido à redução das actividades ao essencial e de forma individual, de modo a cumprir as regras sanitárias, o clube viu-se forçado a procurar alternativas de entretenimento possível. Alargar as áreas a percorrer foi uma boa opção que acabou por agradar a todos, permitindo conhecer um pouco mais as regiões visitadas e apreciar com calma as simpáticas aldeias e vilas, bem como o florido e verdejante Alentejo!

Partindo da unidade hoteleira em Évora onde a caravana ficou muito bem instalada, seguiu-se na direcção de Évoramonte que por lá viu recentemente passar a longa caravana do Lés-a-Lés. Passagem épica agora recordada por quem viveu essa memorável experiência. Tempo para responder a algumas das muitas e perspicazes perguntas que ajudaram a apimentar este moto-rali e apreciar as fantásticas vistas sobre a arrebatadora paisagem alentejana, contemplando o seu castelo do século XII.

Paragem junto à Ermida de São Marcos para degustar a sempre saborosa Bola de Berlim e deixar a dádiva trazida de casa. O bem elaborado road-book informava que não iríamos passar pela Casa Branca, para mais adiante encontrarmos o mexicano e o Kim da Coreia que por lá também não passaram mas estavam à nossa espera para ver se tínhamos passado bem no Cano!

Esperava-nos a bela passagem pela ponte do Ervedal, replica da Ponte 25 de Abril, sobre a albufeira da barragem do Maranhão. Passagem soberba sobre a Ribeira da Seda que seguia bem composta e paragem para apreciar a barragem de Montargil também ela na cota máxima. Pelo meio mais uma pergunta a puxar pela cultura geral e paragem para almoço no Grupo Desportivo e Cultural de Foros do Arrão que recebeu de braços abertos a caravana, dando assim por terminado o 1º Sector.

Após o almoço várias questões sobre a história do único e bem conservado moinho de vento por sinal existente no concelho de Ponte de Sôr. Depois quem quis seguiu pela alternativa de fora de estrada, para mais adiante se juntarem e mais um jogo temático. Quem não acertasse, já era!

Paragem no bonito centro de Lamarosa e aprender um pouco mais sobre a localidade. Junto à Praça de Touros de Coruche a admirar o rio Sorraia, a caravana pôde relaxar e procurar respostas antes do faustoso lanche ajantarado que dava assim por terminadas as actividades do dia.

De volta a Évora foi tempo de jantar e saber quais os mais regulares do primeiro dia, depois do sorteio de vários artigos. O Tiago e a Vanessa Miguel foram os mais certinhos e o João Krull foi o contemplado pelo voucher da BMW!

A animação da noite ficou a cargo de cada um, havendo quem aproveitasse bem!

O sol voltou a brindar a caravana com mais um belo dia para se passear de moto. O destino foi mais para sul até Viana do Alentejo, passando por belo percurso de fora de estrada a caminho do bem preservado Santuário de Nossa Senhora d’Aires e mais umas perguntas e quadra a condizer. O principal era rimar!

Em Viana paragem junto ao seu imponente castelo do século XIII.

Continuação por Alcáçovas, saber da história do Paço dos Henriques, apreciar a barragem do Pego do Altar e o sempre admirável Alentejo até Montemor-o-Novo para o bem servido almoço de encerramento e foto de família.

Estava assim terminado este fantástico moto-rali turístico!

O Tiago e a Vanessa Miguel acabaram por ser os mais regulares desta 1ª jornada do 24º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2021. Seguiu-se a estreante e muito atenta Susana Cardigos dos Motards do Ocidente. A encerrar o “pódio” ficou o Filipe Matias.

Os Motards do Ocidente estão de parabéns uma vez mais pelo grande esforço e dedicação e também por acreditarem ser possível realizar o seu moto-rali sem apoios sobretudo institucionais. Sem dúvida um grande e excelente fim de semana mototurístico, para mais tarde recordar!

A próxima etapa do 24º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2021 vai desenrolar-se da Serra do Açor à Estrela, organizado pelo Góis Moto Clube e o Moto Clube da Covilhã. A não perder!

Road-book




























Sem comentários:

Enviar um comentário