Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Relaxando pelo Algarve


Este ano fomos para fora... cá dentro. A sempre admirável região do Algarve foi a escolha para uns bons dias de descanso, a viajar de moto e não só!

Comemorámos neste mês de Agosto, três décadas de casamento e da grande viagem que foi a Lua de Mel pela Europa-1990. Tínhamos previsto voltar aos Alpes para percorrer parte do trajecto feito nessa viagem e conhecer novos locais. Quis um vírus alterar os planos que esperamos no próximo ano poder cumprir.

Na verdade e curiosamente, ainda não tínhamos passado o tempo de férias no Algarve, apenas alguns dias. Desta vez tivemos tempo para calmamente relaxar por esta espectacular região do nosso país, duma ponta à outra!

Dividimos em dois dias a viagem de ida, aproveitando parte da 2ª e 3ª etapas da edição do ano passado do Portugal de Lés-a-Lés que percorreu a costa atlântica até ao Algarve.

As bonitas praias de São Pedro de Moel, Nazaré e São Martinho do Porto encantam sempre que por lá passamos. Continuámos até Arruda dos Vinhos por grandes pomares característicos desta região. Pelo caminho paragem nas Caldas da Rainha para almoço no restaurante "Os Queridos", onde se come bem e a bom preço!







Iniciámos a 3ª etapa com pernoita em Alcácer do Sal, aproveitando para conhecer melhor esta bonita e acolhedora cidade alentejana. "A Taberna 2 à Esquina" voltou a ser uma boa escolha para jantar e bela passeata nocturna.






De volta ao percurso do Lés-a-Lés, percorremos a maravilhosa Costa Vicentina e entrámos no Algarve, até à interessante e acolhedora cidade de Lagos, onde nos fixámos por estes dias a "recarregar baterias" e da qual dentro de dias arrancará a maior caravana mototurística da Europa e quiçá do Mundo, para mais uma edição do Portugal de Lés-a-Lés até Chaves!













Durante estes dias a percorrer o Algarve de ponta-a-ponta, deambulámos pela serra e costa algarvias, apreciando as belas paisagens, praias e a boa gastronomia.

Também aproveitámos para percorrer um dos percursos pedestres mais espectaculares que fizemos até hoje:  PR1-Percurso dos Sete Vales Suspensos

Dedicámos um dos dias para ir até V.R.Santo António pela serra e volta pela costa. O calor a rondar os 36º não ajudou mas lá fomos progredindo a apreciar a paisagem, com o mar lá bem ao longe. Na aldeia de Corte Martins procurámos o restaurante "Casa de Pasto Fernanda e Campinas" para apreciar a típica gastronomia algarvia mas infelizmente estava fechado. Seguimos para Castro Marim onde fomos bem servidos no "Café Serafim" e a malta das motos é bem-vinda!





Já pela costa fomos apreciando as belezas da Ria Formosa até Faro. Uma vez mais fomos bem recebidos no Moto Clube de Faro. É sempre um prazer lá voltar e conversar com pessoas que muito admiramos, pela sua forma de estar no mundo das motos e sobretudo a sua humanidade, bem patente por estes dias no apoio a quem mais precisa. Bem hajam!











Passagem pela Praia de Faro para irmos a banhos, antes do jantar no restaurante "A Taska" em Faro, onde voltámos para degustar os sabores algarvios como o "Xarém com Conquilhas, Ameijoas e Camarão" e saborosas sobremesas!








De volta ao interior, depois de mais uma incursão pelas belas praias da região, fomos até à Serra de Monchique, com passagem pela histórica cidade de Silves.

Bem no centro da vila termal de Monchique, apreciámos e trouxemos alguns dos saborosos produtos regionais, com destaque natural para o licor com a famosa aguardente de medronho!







A serra que aos poucos se vai reerguendo dos fatídicos incêndios florestais que a têm afectado, tem bonitos trajectos para se fazer de moto e lá bem do alto se pode apreciar fantásticas vistas panorâmicas até ao mar.

Um dos objectivos era ir visitar o AIA-Autódromo Internacional do Algarve que em breve vai receber as provas de MotoGP e F1. Pelo menos deu para dar uma voltinha... por fora!😉









Voltámos ao interior pelo bonito e interessante Barrocal Algarvio, com as suas belas aldeias como Querença ou Alte. 

Em Boliqueime paragem para almoço na "Bolitasca" do amigo Pedro Espinha, onde fomos muito bem recebidos e "almoçados"!








Continuámos de regresso pela costa e as sempre admiráveis praias, com paragem em Albufeira, para relembrar também os bons momentos que já ali vivemos por diversas vezes, incluindo o Lés-a-Lés! 




Voltámos a Albufeira para continuar a deambular pela costa. O bom "Franguinho de Albufeira" foi a escolha para o almoço. 

As maravilhosas praias que por estes dias estiveram menos lotadas, devido à pandemia, proporcionaram bons períodos de descanso. A Praia dos Pescadores em Albufeira, Srª da Rocha, Benagil, Carvoeiro, Alvor e tantas outras, encantam pela sua beleza paisagística ou areais extensos.

A fechar este dia, uma bela "Cataplana de Marisco" no "Ala do Castelo", um dos muitos restaurantes que se podem encontrar, pelas diversas ruas e vielas pitorescas do centro histórico de Lagos! 














O regresso é sempre a parte mais chata das viagens mas lá tem de ser.

Foram dias muito bem passados pelo sempre admirável Algarve, a comemorar 3 excelentes décadas e um pouco mais, na melhor das companhias!👌

Sem comentários:

Enviar um comentário