Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Motocross regressa a Águeda a 14 de Maio


No próximo Domingo, Águeda volta a receber provas de motocross no seu Crossódromo Internacional. Um regresso aguardado com expectativa, depois de alguns anos de ausência. Venham até cá participar nesta grande festa que promete!!


Está tudo a postos para receber a caravana do nacional de motocross no próximo Domingo, para o regresso e inauguração da renovada pista do Crossódromo Internacional de Águeda.

O Actib-Águeda Action Club é o clube anfitrião que está a ultimar os preparativos para este grande dia, enquanto já vai preparando também o Mundial que se disputa a 01 e 02 de Julho próximos.

As entradas serão simbólicas a 2€ e quem vier de moto, tem estacionamento dentro do circuito.

Aqui está o programa:


Um pouco da rica história do motocross a nível nacional e em Águeda:

HISTÓRIA DO MOTOCROSS EM PORTUGAL

Sobre a Origem do Motocross no nosso País, ela data por volta dos anos 60, por iniciativa de um grupo de alunos do Colégio dos Maristas à Boavista no Porto.

Começaram nos terrenos anexos ao Colégio a competir entre si, com motorizadas de então: Motom, Cucciolo, Alpine entre outras.

O Jornal de Noticias na altura fez uma reportagem sobre o acontecimento, divulgando assim a modalidade entre nós.

Também se fizeram inúmeras provas na Quinta da Pena. Mas o inicio do Campeonato Nacional de Motocross foi no ano de 1969, mais propriamente em 27 de Abril, na Vila de Queluz, na qual se inscreveram 42 concorrentes, mas só apareceram 26 e na qual se classificaram 10, entre Motos e Motorizadas.

As Motos eram das mais variadas, desde a «Ariel», «Royal»,«Yamaha» e a «Jawa», que era a única realmente de motocross, todas as outras, foram preparadas e arranjadas para a prova por Manuel de Almeida que no Sul, foi o grande obreiro dessa iniciativa.

No Norte, foi o Stand Batalha que mandou vir uma Moto para o piloto Nani, mas Motorizadas havia desde a «Honda» normal, aliás eram todas normais, a «Sachs» automática e até uma «Gó Gó» de roda pequena, na qual se iniciou o Elvino do Nascimento que veio a consagrar-se Campeão Nacional nesse ano, e assim se deu inicio ao Campeonato Nacional,no qual se iniciaram Nani, Leonel de Sousa,

Elvino do Nascimento,Alfredo Tomás, Orlando Fonseca, Manuel de Almeida e José Paulo. No ano seguinte vieram António Tavares, Manuel Massadas e Abilio Fernando.

Algumas provas da época realizavam-se em Recardães-Águeda, Cabo do Mundo-Matosinhos, Vale de Grou-Águeda, Souto do Rio-Águeda e no Lidador-Maia.


ÁGUEDA CAPITAL DO MOTOCROSS


Águeda teve as seguintes pistas de motocross, antes de chegar à do Casarão(do tempo de Angelino Ferreira(BOB) e de Eugénio de Almeida )que existe na actualidade.
-Pinheiro Manso (Recardães)
-Souto do Rio
-Almas da Areosa
-Salgueirô (Casal d`Álvaro).
Recardães e Salgueirô (Casal d´Alvaro) eram as mais apreciadas pelos pilotos da modalidade.

Tinha no GI.C.A. (Ginásio Clube de Águeda) e na pessoa de Miguel Silva, ou "Basil" como era conhecido no meio das corridas, a organização das corridas de Motocross.

Fonte: Rui Ribeiro (Blogue)


Em Águeda tudo começou em 1969. Ao longo de muitos anos até 2013, o Gica-Ginásio Clube de Águeda foi quem assumiu a organização das provas a contar para campeonatos nacionais, europeus e mundiais.

As provas a contar para o mundial começaram em 1985. Em 1997 os mundiais passam a contar com um promotor, o Action Group, hoje Youthstream. O nível exigido é grande mas a equipa organizadora responde sempre de forma empenhada e consegue tornar-se numa das melhores a nível mundial, bem como o circuito, quer pela sua exigente técnica de pilotagem, quer para o público com uma visão abrangente de todo o circuito, passando pelos espaços e instalações adequadas à prática da modalidade. Pelo meio, vários foram os louvores recebidos por parte dos diferentes júris das provas, sobretudo em alturas críticas, com a resolução do muito pó numa das provas efectuadas de verão ou da muita lama noutra prova, devido à muita chuva que se abateu sobre o Crossódromo.

Entretanto neste espaço de tempo de 4 anos, a equipa organizadora "capitaneada" pelo dinâmico Jorge Silva manteve-se unida, acreditando sempre ser possível voltar a criar condições para voltar a trazer a Águeda, uma das suas mais emblemáticas e importantes actividades desportivas.

Não foi fácil, foi um longo caminho a percorrer mas... está aí, já no proximo fim-de-semana!

Bem hajam todos quantos ao longo destes anos, organizaram, apoiaram e não deixaram morrer esta fantástica modalidade desportiva motorizada!

Nós também estamos de volta para dar uma "mãozinha", para ajudar a que voltem as grandes organizações, as grandes glórias que nos orgulham de ser aguedenses, para bem da nossa terra, da nossa região e do nosso país.

Contamos com todos. Apareçam, vivam e vibrem connosco o fantástico ambiente motocrossista!

Sem comentários:

Enviar um comentário