Moto Clube do Porto proporciona fantástico fim-de-semana mototurístico de Alcobaça a Peniche
Transcrever o que se vive nos moto-ralis turísticos, acaba por apenas dar uma ideia da importância desta actividade dentro do mototurismo e do turismo em geral. Só participando se consegue naturalmente viver estes momentos únicos que nos ficam na memória por muito tempo. Foi o que aconteceu uma vez mais no passado fim-de-semana. Vivam os moto-ralis!
O Moto Clube do Porto tinha preparado um rol de actividades que manteve a bem composta caravana sempre activa. Ora com as diversas visitas efectuadas por interessante percurso, ora com divertidos jogos, boas refeições e petiscadas, enfim de tudo um pouco, sempre com a boa disposição que tão bem caracteriza os seus elementos.
Partindo de Alcobaça, em frente ao frondoso edifício dos Paços do Concelho onde terminou no ano passado, a caravana começou por visitar a Sporvil onde se pôde apreciar a boa porcelana que por lá se faz e trazer para casa oferecida pela mesma. Obrigado!
Esta malta “desorganizadora” é terrível. Fez-nos subir ao Monte de São Bartolomeu, “Sítio Classificado” pela sua flora local, por longa e ingreme escadaria, a por à prova a resistência física. Toda a gente passou com distinção. Sem dúvida um dos pontos altos do passeio, na altura e na fantástica vista panorâmica até ao mar, integrada no pinhal de Leiria. Por lá “habita” um monge em reclusão!!
Seguiu-se depois para o Sítio na Nazaré, com passagem pelo emblemático Teatro Chaby Pinheiro e paragem num dos locais mais vistos além-fronteiras, o Forte S. Miguel Arcanjo ou não estivéssemos na terra do surf e as suas grandes ondas. Lá do alto magnífica vista sobre a vila. Já em plena marginal, visita ao Moto Clube da Nazaré que preparou uns saborosos carapaus à boa maneira nazarena, junto à sua sede em construção. Um simpático casal de Nazarenos trajados a rigor recebeu os mototuristas, para mais umas respostas.
A caminho de São Martinho do Porto que belas paisagens pela Serra da Pescaria! A panorâmica estrada Atlântica, levou a caravana a apreciar a orla costeira, antes do bem servido almoço, para retemperar as forças para mais um sector “trabalhoso”.
A tarde do primeiro dia, reservava grandes surpresas nas várias visitas efectuadas no centro da cidade das Caldas da Rainha. Que maravilha de país com tanto por descobrir. Desde o museu do Hospital e das Caldas e o museu do Ciclismo doado pelo Sr Mário Lino até à famosa faiança de Bordallo Pinheiro, passando pelo belo e relaxante parque verde da cidade D.Carlos I, memorável. Ficou a vontade de voltar, para visita mais demorada a tanta cultura e história. Agradecimento à Câmara Municipal pelo apoio!
Soberba passagem pela Foz do Arelho, um pouco off-road e toca a “pescar” na bem contornada e espectacular Lagoa de Óbidos. Sim, porque quem não pescasse não se deliciava com as saborosas petingas do pic-nic servido por duas belas moçoilas tradicionalmente trajadas. Não encontrámos os Musaranhos mas muita galhofa, há boa maneira dos moto-ralis!
Depois da passagem por Ferrel terra onde o Burro (Asno) tem uma longa tradição, passagem pela bonita península do Baleal. Na recta final deste intenso dia, ainda tempo para o último e hilariante jogo na praia, a dar banho aos menos “equilibrados” na arte de surfar!!
A noite bem animada deu a conhecer os mais regulares da 1ª etapa que contou com o sorteio de diversos artigos para motos e com a actuação do simpático Grupo de Acordeões Amigos de Ferrel, a puxar por uns pezinhos de dança!
A partir do hotel já em Peniche, a 2ª etapa teve inicio pela sempre admirável marginal e as suas magníficas paisagens costeiras, com passagem pela Papõa e o Cabo Carvoeiro, local mais ocidental do território nacional, antes da visita à bela sede dos amigos da Associação de Motociclismo de Peniche que também apoiaram o moto-rali. Obrigado!
Aguardava a caravana dois momentos inesquecíveis: O primeiro foi a visita ao museu dedicado à Renda de Bilros, “Onde há redes, há rendas” e onde se pôde também apreciar o minucioso trabalho duma simpática rendilheira. Que maravilha! O segundo a visita guiada à Fortaleza de Peniche que funcionou como prisão política durante o Estado Novo e onde se encontram referências históricas importantes à luta pela liberdade!
Este belo passeio matinal continuou por Atouguia da Baleia, para mais umas respostas com visita à Igreja de S.Leonardo uma das poucas igrejas do século XII em excelente estado de conservação e apreciar o Pelourinho. Mais adiante bem no centro da vila, foi tempo de “amarrar a burra” e participar na “tauromaquia” no Touril. Que diversão!!
De seguida passagem pela Albufeira S. Domingos, mais umas rotundas e não foram poucas, off-road para quem quis e paragem em Sobral da Lagoa para provar a deliciosa ginginha à moda antiga da Família Pimpão!
Por fim a foto de grupo à entrada da bonita vila de Óbidos. Esperamos que o Município de Óbidos volte a ter interesse nos motociclistas. Já por lá andámos em 2007 com o Moto Clube de Leiria!
Após o almoço de encerramento em festa, ficou-se a saber quem foram os mais regulares, após o habitual sorteio dos vouchers da BMW: O Vitor Olivença “arrebatou” o 1º lugar, seguido do João e Carla Krull todos do Moto Clube de Albufeira e a encerrar o “pódio” o Gualter Martins do Mototurismo do Centro.
O Moto Clube do Porto está de parabéns por ter proporcionado este inesquecível passeio mototurístico por uma região tão interessante, a merecer sem dúvida uma próxima visita!
O 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017, segue para a 3ª jornada que se irá realizar por Alter do Chão no Alto Alentejo, nos próximos dias 27 e 28 de Maio, pela malta dos Motards do Ocidente.
O Moto Clube do Porto agradece o apoio das seguintes entidades: Câmaras de Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche, Juntas de Freguesia de Nª Srª do Pópulo e Atouguia da Baleia, bem como do Moto Clube da Nazaré, Associação de Motociclismo de Peniche e Posto de Turismo da Nazaré.
Álbum de fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário