Excelente passeio de Outono, proporcionado pelos Conquistadores entre o Ave e o Mar.
A última jornada do 20º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2016, organizada pelos carismáticos e dinâmicos Conquistadores de Guimarães, decorreu nos dias 5 e 6 de Novembro, encerrando com “chave d’ouro”, duas décadas de bons passeios mototurísticos. A animada e longa caravana que contou com a participação de 150 mototuristas em 108 motos, bateu novo recorde do troféu que no próximo ano contará com 7 jornadas!
Partindo de Santo Tirso até Vila do Conde por cerca de 100 quilómetros, depois de muito trabalho a procurar o melhor percurso, o melhor quelho, as melhores visitas, enfim, fugir o mais possível das zonas menos agradáveis, os Conquistadores surpreenderam uma vez mais pela originalidade, sempre com a boa disposição que tão bem os caracteriza e que mantém animada a caravana que não para de crescer, vinda de todo o país. O representante da Dunlop, patrocinador do troféu que nos honrou com a sua presença e participação, ficou impressionado com a organização e a nossa forma de receber. No próximo ano prometeu voltar e trazer amigos do lado de lá da fronteira. Serão muito bem-vindos!
Com visita a espectacular bar no centro da cidade dedicado à música que recebe a visita de muitos motociclistas, já na sexta-feira, os participantes em bom número que foram chegando deram assim início a um fim-de-semana memorável.
Partindo do local onde terminou a anterior edição, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso, com bom tempo depois das ameaças do dia anterior e amenas temperaturas, o primeiro sector deixou o interessante centro da cidade para se embrenhar por calçadas, ruelas e quelhos, à boa maneira dos anfitriões, até ao Castro do Monte Padrão, fundado lá pelo século IX a.C., não sem antes se ter degustado as boas bifanas habituais do Paulinho com o pão fornecido por simpática padeira e primeiro jogo do dia. As fisgas eram boas mas a pontaria nem por isso!
Seguiu-se a visita à Fábrica de Santo Thyrso, espaço revitalizado para promover e dinamizar projectos ligados à moda. Por lá se reaprendeu a fazer reciclagem e a degustar uns saborosos “Jesuítas”.
Passagem seguinte pelo imponente Mosteiro de São Bento e visita à Motocar, com divertido jogo, num dos agradáveis parques da cidade. Por lá já andava o espírito do Natal, encarnado pelos controladores!
Antes do almoço na Tasca do Miranda, como aperitivo, passagem por interessante calçada romana.
A tarde de Sábado ia ser “trabalhosa”. Começou logo com passagem por pitoresco trajecto e calçada a puxar pelas habilidades de condução. Seguida pela travessia da emblemática ponte de Longocinha, sobre o Rio Ave. Andava por lá alguém que de pau em riste, não deixava que algum “franciú” tentasse atravessar a dita. Pelo menos o que estava do outro lado nem se atreveu!
Seguiu-se a visita ao muito completo Museu Ferroviário de Lousado onde se pode encontrar a história dos caminhos de ferro portugueses de outros tempos. Encontrámos por lá o simpático casal que conhecemos no batizado do moto-rali do ano passado, a caminho de França!! O jogo proposto foi tentar descobrir quem era quem nas fotos antigas que cada um trouxe de casa. Como o pessoal mudou, não foi fácil!
Mais alguns quilómetros e nova paragem no Núcleo da Liga dos Combatentes de Ribeirão. Seguiu-se a prova da boa aguardente e jeropiga da Cumeeira e mais uma “bucha” antes da visita à Beata Alexandrina em Balasar, local de culto desta figura ímpar da religiosidade portuguesa.
Por interessante trajecto entres campos agrícolas e vacarias chegou-se à Ponte de São Miguel de Arcos sobre o Rio Este, para mais uma resposta e apreciar a paisagem em fim de tarde.
Fantástica passagem junto ao Ave até à Ponte D. Zameiro e uma saborosa sopa de nabiças, completaram esta fabulosa etapa.
Instalados em excelentes unidades hoteleiras, foi tempo de aproveitar a piscina e continuar a galhofa. Que bem se esteve!
Após o jantar vieram as surpresas da noite. A começar, a entrega do prémio ao clube mais participativo do troféu a que se seguiu inédito desfile de moda, protagonizado por esbeltas participantes que envergonharam as grandes “passerelles”. Seguiu-se a hilariante peça teatral duma noiva abandonada. Que momentos vividos!!
Ainda não refeitos de tamanha animação, vieram os Pais e Mães Natal trazer magníficas prendas para todos. Os Conquistadores não fazem por menos! Vivam os moto-ralis!
O Domingo começou soalheiro. Partida junto ao Santana Hotel em Vila do Conde a caminho do Convento de Santa Clara para a primeira visita do dia e apreciar as vistas sobre a cidade a que se seguiu, por pitoresco trajecto ao longo do emblemático Aqueduto, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e marginal, o café matinal junto ao imponente Forte de S. João Baptista, ponto de encontro de centenas de motociclistas ao Domingo de manhã.
Passagem ainda pela capela de Nª Srª da Guia imóvel Seiscentista até à capela de Nª Srª do Socorro com a sua arquitectura peculiar e mais uma resposta.
Estava a chegar ao fim o moto-rali, com a última surpresa, a continuação da “saga” que no ano passado terminou com o batizado da “criança”. A família emigrou para França mas pelos vistos não correu lá muito bem. O filho e a mãe trilharam caminhos um tanto ou quanto “tortuosos”, para desgosto do pai que se entregou à “bebida”. Muita brincadeira à boa maneira dos Conquistadores!!
A foto de grupo dentro da Nau Quinhentista, encerrou da melhor forma esta excelente passeata, a que se seguiu o almoço e entrega de prémios. Obrigado aos Conquistadores pelo fantástico fim-de-semana mototurístico!!
Os mais regulares deste bem divertido moto-rali foram Jorge Martins e a Alexandra Bandarra seguidos pelo Atílio Oliveira e Milena Ferreira do MC Porto, tendo o Pedro e a Milai Morais dos Motards do Ocidente fechado o “pódio”.
Após as 5 jornadas que compuseram o troféu deste ano era tempo de dar a conhecer os premiados por clubes mais participativos e por equipas.
Assim em primeiro lugar, ficaram uma vez mais os Conquistadores com 53 participações ao longo do troféu, seguidos dos Motogalos com 29 e em terceiro Vale do Sousa com 23 equipas participantes. E
Em grande animação, deram-se a conhecer os vencedores do 20º Troféu de Moto-ralis Turísticos da FMP-2016. O Jorge Martins e a Alexandra Bandarra foram os justos vencedores, secundados pelo Atílio Oliveira e a Milena Ferreira do MC Porto. O Rui Oliveira e a Vera Cardoso do Góis Moto Clube finalizaram o “pódio”.
A Comissão de Mototurismo da FMP aproveitou para agradecer o empenho e excelente trabalho dos clubes organizadores, bem como o inestimável apoio de todas as instituições, patrocinadores e participantes que tornaram possível alcançar o enorme sucesso dos vários passeios que compuseram o troféu.
Despedi-mo-nos já com saudade de 2016 a pensar no próximo ano que promete mais e boas passeatas de norte a sul. Até lá!!
Álbum de fotos
Álbum de fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário