Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 25 de março de 2015

17.º Portugal de Lés-a-Lés já está na estrada!

Reconhecimento reforçou expectativas de trajeto surpreendente



Começa a ganhar forma o 17.º Portugal de Lés-a-Lés! Com promessas de belíssimas paisagens e aprazíveis estradas, de imponente património histórico e saborosa gastronomia, em quilómetros plenos de aventura, que isto é a essência do mototurismo.

De 7 a 9 de junho, a maior maratona mototurística da Europa levará animada caravana de Sabrosa a Albufeira, com passagem por Castelo Branco. Dias de descoberta que a Comissão de Mototurismo da Federação Nacional de Motociclismo vai aprimorando no terreno, com o primeiro reconhecimento do trajeto a confirmar infindáveis motivos de interesse.

Com mais de 850 inscritos a pouco mais de um mês do final do prazo de inscrições (até 30 de abril em www.fmotoportugal.pt) começam a escassear as oportunidades para estar presente na grande aventura organizada pela FMP que vai ligar a terra onde nasceu Fernão de Magalhães e a emblemática Praia dos Pescadores, no coração de Albufeira. Pelo meio, travessia à moda antiga de um País repleto de motivos de interesse, sem utilizar autoestradas, Itinerários Principais ou Secundários, optando pelas mais paisagísticas Estradas Nacionais, pelas mais pitorescas Municipais e até alguns caminhos de terra batida, por vezes a única possibilidade de descobrir os mais recônditos segredos do mapa lusitano.

Motivos de interesse como os que serão vividos ao longo de cerca de quatro horas de passeata durante o prólogo traçado no concelho de Sabrosa, alternando entre a robustez das montanhas graníticas e a imponência nos socalcos das fantásticas quintas do Alto Douro Vinhateiro, com passagem por lugares marcantes como Provesende, Pinhão ou S. Martinho de Anta. Dia que, depois das verificações técnicas no excelente relvado do Parque BB King, e por entre miradouros e paisagens bem durienses, evocará nomes grandes da região como Miguel Torga ou Fernão de Magalhães. 

Palco também da partida para a primeira etapa, com cerca de 350 quilómetros de enorme beleza, em autêntica romaria, também gastronómica, pelas aldeias e centros históricos da Beiras Alta e Beira Baixa, com especial destaque para Belmonte, visitas ao Centum Cellas e aos museus Judaico, À Descoberta do Novo Mundo e Ecomuseu do Zêzere. Tempo para descontraída passagem pelas ruas mais típicas, pela judiaria e sinagoga além de um petisco servido dentro do castelo que terá sido construído no século XII e habitado por Pedro Álvares Cabral. Mas há muito mais novidades nesta primeira tirada, da passagem pelas pitorescas ruelas de Buarcos, Granja do Tedo ou Fonte Arcada, aos centros históricos de Sortelha, Penamacor, Bemposta ou Idanha-a-Velha, passando pela saída desta localidade com travessia a vau do Rio Pônsul ou a subida ao castelo de Idanha-a-Nova. Pelo caminho, os aventureiros poderão ir descansando e refrescando-se em Oásis estrategicamente instalados pelos patrocinadores ao longo do percurso, antes da chegada ao centro de Castelo Branco, diante da Câmara Municipal.

Local onde será dada a partida para o arranque da 2.ª tirada do Lés-a-Lés de 2015, com cerca de 500 quilómetros marcados pelas paisagens alentejanas. De início bastante rolante mas recheado de pormenores curiosos, terá final de marcante aventureirismo (mas sem exageros...) depois da passagem pelos centros históricos de Flor da Rosa, Crato, Alter do Chão, Sousel, Estremoz, Moura, Serpa ou Mértola. Nota ainda para a passagem pela barragem do Alqueva e para a travessia da paisagem verdadeiramente «extraterrestre» das Minas de S. Domingos até Santana de Cambas, em jornada que vai permitir conhecer bem de perto as diferenças da natureza na passagem do Alentejo para o Algarve, antes de grande dose de entusiasmantes curvas até Loulé. No final, primeiro vislumbre do mar no miradouro do Pau da Bandeira, sobre a Praia dos Pescadores, com encerramento da grande aventura na Praça do Mercado de Albufeira. Onde todos os motociclistas vão festejar subida ao palanque depois de 1000 quilómetros de aventura e descoberta, rumo... ao jantar nas tasquinhas do Mercado!


Fonte: FMP

Sem comentários:

Enviar um comentário