Os cerca de 50 participantes representando 33 equipas de todo o país apareceram e reviram-se em festa, receberem a muita documentação, reforçaram o pequeno-almoço oferecido pela Organização e fizeram-se às Terras e Pinhal D’El Rei D. Dinis. Mas com muito estudo à flora local que isto dos moto-ralis turísticos não é só gastar gasolina alegremente.
Às 10h01, a primeira equipa a partir recebe as tarefas e perguntas e arranca em passeio para Norte, em direção à Praia do Pedrogão. Conhece o monumento ao Vidreiro, e também uns caminhos de terra e areia ao longo do Liz, pois a ponte que serve a sua travessia mais junto à foz encontra-se há muito em obras. Embrenhados no pinhal, onde recolheram algumas plantas e alertados pelo road-book para postos de vigia abandonados escondidos na vegetação, os participantes detiveram-se nas margens da Lagoa da Ervideira. Uma “sereia” no meio da água, convidava a um jogo enigmático, e que deu galhofa para todo o fim de semana: “Tens a concha?” – concha essa que se teve de ir buscar com água pela cintura.
De novo por bons estradões de terra e areia pela Mata do Urso, lá se seguiu até ao almoço. E aqui aconteceu o episódio do evento, o Vitor Olivença, com uma pequena distração de navegação, mete a sua K 1200 LT num trilho de areia, onde nem os moto 4 lá passam.
Bem atascado, pede ajuda e a organização, solícita, lá vai. A BMW estava de tal maneira enterrada que só ao fim de 1 hora e com ajuda de um trator é que a montada desencalhou. Com este percalço houve participantes a chegar ao almoço antes da organização, com esta a desassorear o “Olivença é Nossa”.
Antes de repasto ainda formos à pesca (à mão) na Pista de Pesca e onde decorria uma prova desportiva da modalidade.
O almoço preparado pelas gentes do Motabout e servido ao ar livre na quinta da Encosta Brava estava bem saboroso e acompanhado por ginjinha em copos de chocolate.
A tarde iniciou-se com as equipas a saírem de 30 em 30 segundos pois a visita às Termas de Monte Real assim o obrigava. Por estradas recônditas e caminhos de terra, passamos ao lado da Base Aérea nº 5 e do monumento ao Emigrante pois daqui muitos foram procurar melhor vida em França, Luxemburgo e Alemanha. Seguimos então até ao Castelo e Capela da Rainha Stª Isabel onde, para além de jogos e perguntas surpresa, os figurantes do Agrupamento de Escuteiros local, devidamente trajados, animaram a comitiva. A visita às termas e um minigolfe mantiveram o ritmo desta passeata sem tempos mortos. Em todas as provas do moto-rali, quem tinha a dita concha, poderia tentar mais uma vez a sua sorte. A Junta de Freguesia de Monte Real e seu presidente, juntaram-se à festa e ofereceram simpático lanche que antecedeu a actuação do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria junto à própria praia e onde os participantes alinharam nas danças.
Bom hotel, com piscina interior, e jantar em ambiente acolhedor animou a malta para um serão com música ao vivo e sorteio de brindes para quem estava.
A etapa dominical começou em frente ao hotel, em direção a S. Pedro de Moel para uma visita ao Farol Penedo da Saudade que consegue projetar a sua luz a 50km de distância. Mas antes, pelo caminho, foi feita uma visita a um dos postos de vigia no meio do pinhal (com vistas fantásticas), que são usados no período estival para a prevenção dos fogos. Não foi possível circular nas mais belas passagens do Pinhal do Rei junto a S. Pedro de Moel, pois as estradas continuam interditas desde do temporal de 19 de Janeiro de 2013 que tombou árvores centenárias.
Depois da subida ao farol, fomos à caça, junto ao Ribeiro de Moel. A “Caça ao Rolo”. Nada menos que tiro ao alvo na carantonha do presidente do Clube Motard Motabout.
O Museu do Vidro na Marinha Grande, erguido nas anteriores instalações da Stephens, a sede do Moto Clube anfitrião – com aperitivo, claro - e fábrica de Limas Tomé Feteira, terminaram o rol de visitas deste giro O buffet final no hotel encheu barrigas e almas de um grande evento onde o Rui Oliveira e Vera do Góis MC, arrebataram a 4ª vitória consecutiva.
E agora? Agora vamos “Direitinhos à Régua”, nome do último passeio deste troféu, a 9 e 10 de Novembro, sob organização dos Conquistadores de Guimarães. Toda a informação no site da FMP.
Fonte: FMP
Sem comentários:
Enviar um comentário