Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Solidariedade de Lés-a-Lés


Portel serve almoço e recebe apoio de milhares de mototuristas


Viagem de cariz aventureiro, na descoberta de um País repleto de tesouros pouco conhecidos, o 15.º Portugal de Lés-a-Lés revela, também, uma faceta humanitária, ajudando os que mais necessitam. Caravana solidária que, na passagem por Portel, onde será servido o almoço da segunda etapa, apoiará o trabalho de uma IPSS local, a ADA – Associação de Desenvolvimento, Ação Social e Defesa do Ambiente.

Regendo o seu trabalho por objetivos que vão do apoio a crianças, jovens e famílias na integração social e comunitária, à promoção do desenvolvimento integrado e defesa da qualidade de vida e ambiente do concelho de Portel, passando pela proteção dos idosos, invalidez e outras situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou capacidade para o trabalho, a ADA receberá o apoio dos participantes do 15.º Portugal de Lés-a-Lés. Ajuda solidária da maior maratona mototurística da Europa, agendada para 8 a 10 de junho, que visa colmatar carências elementares, a começar pelos alimentos, entregues sob a forma de géneros não perecíveis, sobretudo bens enlatados e empacotados, entregues na sede da instituição de solidariedade social ou no local do almoço da segunda etapa, servido no Parque da Matriz.


Com o trajeto a passar mesmo à porta da ADA, que gere os Centros Comunitários do Alqueva, Portel, Santana e S. Bartolomeu do Outeiro, os participantes no Lés-a-Lés serão «convidados» pelo road-book a parar e entregar àquela IPSS uma oferta trazida de casa. E assim, grão a grão, a caravana que contará com cerca de 1100 mototuristas, deixará uma tonelada de alimentos ou outras ofertas para apoio aos mais carenciados, cumprindo assim inestimável papel social.


Visita ao município do distrito de Évora com passagem por seis das oito freguesias de Portel, na ligação entre Castelo de Vide e Aljezur, agendada para 10 de junho, dia em que se assinalam quatro anos sobre a inauguração da estátua de D. Nuno Álvares Pereira, no largo com o mesmo nome, frente ao edifício dos Paços do Concelho. Símbolo do agradecimento da população alentejana pela defesa da soberania portuguesa face aos intentos de Castela durante a crise de 1383/85 àquele que foi tornado Beato Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XV, em 1918, e canonizada pelo Papa Bento XVI, em 2009. Ciente da riqueza e interesse de Portel, a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal gizou ainda a passagem pelas freguesias de Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana e Vera Cruz de Marmelar, em animada descoberta de terras alentejanas.

O Gabinete de Imprensa 
15.º Portugal de Lés-a-Lés


1 comentário:

  1. É um objectivo que tenho, fazer o Portugal de Lés a Lés. Infelizmente a troika, não me deixa. Este ano , até tinha a companhia de uma TDM. Pode ser que para o ano, a questão financeira melhora! Mas parabens aos organizadores do evento.
    http://espiritotdm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar