Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Eskimós estreiam-se com neve e pouco frio

A 6ª edição dos Eskimós ficou marcada pela presença da neve que caiu nos dias anteriores, com temperaturas quase primaveris que acabaram por criar boas condições, para se voltar ao Vale do Rossim.


Uma vez mais o convívio esteve em alta, proporcionando um excelente fim-de-semana mototurístico, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.


Temos participado com muito gosto desde a 1ª edição em 2008, neste encontro de velhas e novas amizades, onde acima de tudo conta o convívio de volta das fogueiras e se aprecia o contacto estreito com a natureza. Um ambiente único que muito apreciamos.

Este ano a pendura, depois do "trauma" do frio do ano passado ficou por casa, aproveitando para assistir à inauguração das novas instalações do nosso clube do coração o GiCA-Ginásio Clube de Águeda que conta a partir de agora com excelentes condições, para a prática dos vários desportos que fazem parte das diversas secções que o compõem.

Participar nos Eskimós, implica naturalmente, uma boa preparação quer das condições para acampar, quer do material para combater o muito frio que habitualmente se faz sentir à cota dos 1.400 metros, onde decorre a concentração. Este ano o recinto estava com neve, pela primeira vez, o que acabou por criar um ambiente ainda mais invernal mas as temperaturas não desceram muito para além dos 0º graus. Coisa pouca comparada com os -9º da edição anterior.

Depois de bem preparado, fiz-me à estrada para me encontrar com o Armando, o Nuno e o Fernando em Vendas de Galizes.


Dois dedos de conversa e estávamos a caminho da Srª do Desterro, próximo de São Romão. Um local visitado no ano passado, aquando do passeio que fizemos com a malta do MTC por estas bandas e que nos levou a querer voltar novamente, desta vez com o objectivo de levar o famoso queijo da Serra que bem soube no pequeno almoço serrano, servido pela Dª Adelina.





Dali seguimos por estrada pitoresca, passando pelo Sabugueiro até ao parque de campismo no Vale do Rossim, aonde se encontram os Eskimós. As boas-vindas da neve ao longo do acesso ao parque, antevia uma visão única do recinto e não nos enganámos.





Encontrámos logo o Tó, presidente do motoclube organizador que nos deu as boas-vindas, com a simpatia que lhe é característica, bem como da malta do clube, sempre disponíveis e bem dispostos. Malta do melhor que percorrem tantos quilómetros, com as "trouxas às costas" para organizar este admirável convívio, bem hajam.



Entretanto iam chegando mais Eskimós. Apesar da crise, o número de inscritos acabou por atingir a fasquia do ano passado, o que deixou satisfeitos a malta organizadora.


Fomos ao encontro do Rui e do João Pimentel, para ainda antes do almoço, "armar a barraca". Estava reunido um excelente grupo de convivas, ao qual também se juntou o divertido companheiro Batalha.



Aproveitei para dar uma vista de olhos ao recinto que aos poucos ia-se compondo.





Este ano até parecía que estávamos no Polo Norte com iglos de apoio ao restaurante e ao espaço de convívio, muito bom.

Como sempre as refeições são muito bem confeccionadas e saborosas. Os meus parabéns às senhoras da cozinha.





Após o almoço e como sempre acontece, aproveitamos para dar uma voltinha à serra. Entre sol, nevoeiro e muitos enlatados, o passeio foi muito agradável e divertido.

Seguimos na direcção de Manteigas, apreciando a lagoa junto ao parque. Cruzá-mo-nos com a malta das XT's.



Uma bonita vista do Vale Glaciar do Zêzere, por onde iríamos passar a seguir a caminho do Covão d'Ametade. Alguns companheiros estavam de regresso.





A meio do caminho aconteceu algo curioso. Um velhinho Alouette andou por ali às voltas e não resisti a registar o momento.



O Vale Glaciar do Zêzere é de grande beleza e fomos apreciando-o e fotografando.




Chegados ao Covão d'Ametade, foi tempo de matar saudades de outros tempos que por ali se viveram, com as 1ªs edições dos Lobos da Neve e dos Eskimós. Uma vez mais a beleza daquele espaço é arrebatador.






Na passagem pelo alto da serra evitou-se a Torre, devido à grande confusão de trânsito. Nem de moto se conseguia passar com facilidade.

Foi pena não termos gozado o bom tempo e a serra, com paragem mais demorada. Paragem breve para a brincadeira e seguimos até ao Sabugueiro.












Depois das "buchas" compradas para o convívio com a malta, regressámos ao "habitat" dos Eskimós.

Foto de grupo da malta do MTC e uma voltinha pelas "capelas" para ver como estava o ambiente. Como sempre em grande forma, boas fogueiras, petiscada e muita cavaqueira.






O Roberto e a sua gaita de foles, uma vez mais trouxeram aos Eskimós, acordes que já nos habituámos a ouvir e que tornam ainda mais fascinante este convívio.


Após o jantar continuámos a "via sacra" pelas "capelinhas". Um tinto com a malta de Cantanhede ou um Jack Daniels com a malta do Clube XT, foram mais uns bons momentos vividos, nesta edição dos Eskimós.




Entretanto no iglo, onde decorria a animação com um inspirado guitarrista e um DJ à maneira, a malta dava asas à imaginação e à boa disposição.





Foram entregues lembranças aos muitos clubes presentes e segue a galhofa.



Estivemos com o Sérgio, anterior presidente do M.C.de Vila do Conde que esteve na primeira linha do arranque dos Eskimós em 2008.


O apelo das fogueirinhas falou mais alto e continuámos a dar mais uma voltinha. Uma saborosa chouriça assada com os companheiros Ulfilanis Motards e a malta de Espanha presente, foi um dos melhores petiscos da noite. 

O Roberto para além de bom tocador de gaita de foles, também sabe animar a plateia. Outros dominam a arte do corte da lenha.






O convívio como sempre prolonga-se até boas horas e depois de espantar o sono era tempo de apreciar o amanhecer e ver os "estragos" da noite. Levantar não é fácil mas lá tem de ser...

A previsão da chuva que acabou por aparecer, fez com que se arrumasse a trouxa mais cedo.




 A boa disposição com o companheiro Batalha, antes da volta simpática do costume até à lagoa.


Encontrámos o Filipe do Moto Clube de Castro Verde que no ano passado até roxo estava de tanto frio grin




Antes do almoço de despedida, continuou a boa disposição e as matreirices.



O momento do dia antes de nos fazermos à estrada de regresso a casa, foi a inauguração do espaço junto ao parque de campismo que agora passa a ter nome: "Bosque d'Os Eskimós". 

Também a plantação de várias árvores nesse espaço, demonstra a preocupação do clube e dos participantes neste encontro, em preservar as nossas florestas.




Com a chuva como companheira de viagem, lá tivemos de nos despedir dos nossos amigos de Vila do Conde, a quem endereço os meus parabéns pela organização de mais uma edição dos Eskimós.

Novamente paragem no regresso em Vendas de Galizes, desta vez para me despedir do excelente grupo de amigos, com quem partilhei este grande convívio.

Pró ano lá estaremos...



2 comentários:

  1. Boas...
    Fantásticas fotos... OBR pela partilha...
    Eu apareço numa delas :-)
    e é isso mesmo!! para o ano estamos lá novamente :-)
    ABR

    Edgar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Edgar

      Obrigado, a máquina ajuda muito. :)

      Desta vez conhecemo-nos pessoalmente.

      Boas curvas na XT e se não for antes, lá nos encontraremos.

      Abraço
      A.Costa

      Eliminar