Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 2 de setembro de 2012

Pelos caminhos do 14º Portugal de Lés-a-Lés-1

De Tavira a Boticas, percorremos os caminhos do 14º Portugal de Lés-a-Lés, entre os passados dias 21 e 25 de Agosto. Uma viagem memorável por um país admirável.

Não tivemos desta vez a movida das motos, que fazem deste passeio mototurístico, um evento único no panorama internacional mas com mais tempo do que o habitual, procurámos saborear cada quilómetro do fantástico percurso que marcou a edição deste ano do Lés-a-Lés.

Já dizia o Rui Veloso, "o que é prometido é devido" e depois da recuperação da Mila e de algum tempo a preparar a viagem, era com natural expectativa que aguardávamos o dia da partida até Tavira, para fazer o percurso desta vez integralmente de moto.

Com tudo a correr pelo melhor e cumpridos praticamente todos os objectivos, com excelente companhia, esta viagem teve de tudo um pouco para proporcionar uma excelente semana de férias e foi. Pena é que tenha passado tão rápido...

Com uma precisão ao estilo britânico, encontrá-mo-nos com os nossos amigos e companheiros de viagem, o Zé e a Cristina à saída de Coimbra, onde logo "cravámos" um transeunte para a foto da praxe, antes de seguirmos viagem.

O percurso escolhido foi bem pelo centro do país, com paragem para o café da manhã na bonita vila da Golegã, "Capital do Cavalo". Uma passagem sempre muito agradável pelo Ribatejo a caminho de Montemor-o-Novo, onde estava previsto o almoço no restaurante "O Bacalhau".

Depois do almoço que contou com o saboroso "Bacalhau à Casa", rumámos N2 abaixo até São Brás de Alportel. É um percurso muito interessante mesmo quando é percorrido com uns escaldantes quase 40º.

Chegados a Tavira, à residencial "Princesa do Gilão", onde ficámos muito bem instalados, não deixámos de admirar o rio que dá o nome à unidade hoteleira e a interessante vista sobre a cidade, antes de nos refrescarmos. Estava cá uma brasa...

A seguir a uma voltinha pelo espaço onde decorreram as verificações técnicas e arranque do passeio, voltámos ao restaurante "O Ciclista". Recordámos a excelente recepção da malta "desorganizadora" do Lés-a-Lés, que fez esquecer por instantes o infortúnio da Mila, o qual a obrigou a uma pequena cirurgia no pulso esquerdo no dia anterior, depois de uma queda... a pé.

Com excelente serviço e atendimento, a par duma boa cozinha a preços muito acessíveis, a "Mista de Peixe" e os "Secretos de Porco Ibérico", compuseram da melhor maneira este primeiro dia desta viagem, que também acabou por ser um pouco gastronómica.

No segundo dia começámos por fazer o Prólogo. Um percurso de cerca de 30 quilómetros que preencheu parte da manhã antes do almoço em Santa Luzia.

Seguindo o road-book, partimos junto à Câmara Municipal de Tavira, passando pelo Convento de Nª Srª da Graça até ao Castelo, de onde se tem uma fantástica vista panorâmica sobre a cidade que conta também com um bonito jardim.

Fizemos uma primeira passagem por Santa Luzia, "Capital do Polvo", admirando a bonita Ria Formosa pela avenida marginal e paragem para a cafezada habitual.

Fomos atravessando Tavira, observando a sua arquitectura, como a bela porta manuelina do Convento das Bernardas, edifício construído por D. Manuel I (na altura o maior convento do Algarve). As salinas na travessia do Gilão, proporcionaram uma óptima panorâmica, também sobre a cidade.

Depois de observarmos um pouco à pressa a Igreja de Nossa Sª da Conceição, datada do séc.XVI seguimos para a primeira incursão fora de estrada pela Ecopista do Algarve, para observar o Forte de S. João da Barra e aqui nem com a placa lá fomos mas pelo menos observámos "à distância" enfim..., o calor que se fazia sentir, acabou por contribuir para a confusão dos neurónios e estava no road-book, eheheh.

Lá voltámos ao asfalto para continuar por campos, pomares, sebes e olivais. Não vimos o Mocho Galego mas apreciámos o bonito trajecto que nos oferecia o percurso. A riqueza da vegetação levou-nos a observar as muitas alfarrobeiras, figueiras, com a Mila a dizer "vamos apanhar uns figos", pois, também muitas oliveiras, catos e caniçais.

Findo o Prólogo mesmo em frente à Expo Tavira, onde na altura foi servido um saboroso "Bacalhau à Brás", rumámos a Santa Luzia, a "Capital do Polvo", para procurar um restaurante que fizesse jus à fama que tem a vila, em tempos muito laboriosa a faina do polvo. O restaurante escolhido foi "A Casa", depois de ouvir a opinião de quem sabe, as gentes da terra, onde degustámos o "Arroz de Polvo", a "Feijoada de Polvo", as "Pataniscas de Polvo" e a "Salada Fria de Polvo". A rematar uma excelente sobremesa com amêndoa, alfarroba e figo. Estava tudo uma delícia, recomendo.

Após este almoço que nos convenceu a voltar um dia, fomos ver como estava a água do mar. Apanhámos o barco que nos levou, pela bonita Ria Formosa até à Praia da Terra Estreita. Estava  um pouco concorrida mas onde se esteve muito bem, com a água a uns bons 23º e nós cá por cima com 16,17º. Um momento de puro relax antes da fase final deste segundo dia da nossa viagem.

Um dos objectivos era a visita à sede do Moto Clube de Faro. Sem dúvida um grande trabalho deste clube que é uma referência para todos nós. Fomos muito bem recebidos e fizemos uma visita em pormenor, onde pudemos observar o rico historial, que o espaço encerra. Muitos parabéns ao Moto Clube de Faro por esta grandiosa obra que demonstra na sua plenitude, o que o espírito motociclista é capaz de construir.

Aproximava-se a hora da janta e o restaurante previamente escolhido era "A Taska" também em Faro. É um restaurante de comeres algarvios, que nos preparou uma ementa bem regional. O "Xarém Rico" (Conquilhas e Gambas) e o "Arroz de Lingueirão" recomendam-se.

Era hora de regressar "à base", já perto da meia-noite com uns abafados 30º.

O dia seguinte prometia muito calor, pelo que a hora foi combinada para bem cedo. Nada comparado com as 06h00 que indicava o road-book, até porque iríamos até Reguengos de Monsaraz mas ainda assim com a promessa da previsão da meteorologia, em pleno Alentejo, a anunciar os cerca de 40º. Nada melhor do que começar cedo a próxima etapa que prometia.