Estima-se que cerca de trinta mil motociclistas, participaram nas celebrações do Dia Nacional do Motociclista em Barcelos.
Um dia marcado por grandes emoções, muita amizade e confraternização, onde uma vez mais foram lembrados todos quantos já não cruzam a estrada connosco.
Pelo 16º ano consecutivo, a FMP-Federação de Motociclismo de Portugal, com a empenhada e dinâmica ajuda da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, realizou as celebrações do Dia Nacional do Motociclista, na bonita e acolhedora cidade minhota de Barcelos.
Bem cedo começaram a chegar ao recinto muitos motociclistas, que aproveitaram para almoçar nos diversos restaurantes da cidade ou simplesmente fazer excelentes pic-nics no bonito parque da cidade, local onde decorre a concentração dos Moto Galos, que este ano celebra a 15ª edição, lá para os dias 11, 12 e 13 de Maio.
A partir da Igreja Matriz de Barcelos, a tradicional procissão que contou uma vez mais com a Charanga a Cavalo da GNR, seguiu para o Campo da República, onde uma multidão composta por milhares de motociclistas oriundos de todos os pontos do país, aguardava pela sua chegada.
Os andores do nosso padroeiro São Rafael e da Nossa Senhora de Santa Maria Maior, padroeira de Barcelos, acompanhados pelos muitos motoclubes e grupos motards que se fizeram representar e ainda pelo Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, compuseram esta procissão que foi muita participada pela população ao longo de todo o trajecto até ao recinto, onde iriam continuar as celebrações.
Contámos, para nossa grande satisfação, com o Padre Zé Fernando a presidir com grande energia e encanto, uma vez mais às celebrações, apesar do grande esforço físico, devido à sua doença e sobretudo à luta que continua a travar para a vencer. Por certo há-de conseguir e todos nós torcemos por isso.
Estas celebrações contaram também com a presença das entidades locais e representantes da FMP.
Vários foram os momentos de reflexão e de emoção, que fizeram deste dia, um dia muito especial.
Aquele que nos marca mais, é sem dúvida o momento em que recordamos os nossos amigos e todos aqueles que já partiram. Companheiros de estrada e de muitas aventuras, que para sempre ficam nos nossos corações. O toque solene interpretado pela Charanga a Cavalo da GNR, seguida da deposição duma coroa de flores no altar, encerram sentimentos profundos, que cada um vive com profunda emoção.
Por fim a bênção dos capacetes e das motos, encerraram as celebrações de mais um Dia Nacional do Motociclista.
Uma nota ainda de apreço ao excelente grupo coral "Orfeão Magestroi" de Carapeços-Barcelos, que tornou as celebrações ainda mais sentidas e vividas.
Como sempre acontece os andores regressam ao local destinado, que foi desta vez a Igreja do Bom Jesus da Cruz. A Charanga a Cavalo da GNR prestou honras na presença dos mesmos.
No final o Grupo de Danças e Cantares de Barcelos ofereceu uma excelente actuação a quem quis assistir, antes de se fazer à estrada, que para muitos significou palmilhar algumas centenas de quilómetros: Por certo satisfeitos com mais um dia que a todos quantos partilham o ser motociclista, lhes é dedicado.
Quanto a nós foi com prazer que participámos uma vez mais na organização e vivemos intensamente este dia tão especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário