Find Us On Facebook

Página inicial: Pelos Altos Pirenéus degustando La Route Gourmande des Basques - 9º Portugal de Lés-a-Lés_Off-Road_2024 - Recordando: Barcelos oferece o seu melhor no 18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014 - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 11 de junho de 2006

Manif-"Somos vítimas e não culpados"

Os motociclistas portugueses uniram-se neste dia 11 de Junho de 2006, para reivindicar os seus mais legítimos direitos. Uma jornada que juntou duas caravanas em marcha lenta na A1 e A2, uma vinda do Norte e outra do Sul, com destino à Praça do Comércio em Lisboa e ao Ministério da Administração Interna.


Esta manifestação foi promovida pelo GAM-Grupo Acção Motociclista, que de acordo com o seu manifesto entregue no Ministério da Administração Interna, eram várias as reivindicações apresentadas: Melhor formação dos condutores, melhoria da concepção, conservação e sinalização das vias, cumprimento da "lei dos rails", mobilidade nos centros urbanos, correcto uso dos recursos naturais, criação da classe de motociclos nas portagens, redução do I.V.A. nos equipamentos pessoais de segurança e a discriminação dos motociclistas. Numa altura em que a sinistralidade nas estradas estava na ordem do dia, os motociclistas nacionais estavam a servir de "bode expiatório" para os elevados números de acidentes nas estradas, era necessário fazer algo para mudar este estado de coisas.

Os vários grupos de motociclistas partiram das áreas de serviço da A1 a Norte em Antuã e a Sul A2 e A12 de Almodôvar, duma forma bem articulada de maneira a se encontrarem as duas caravanas à entrada de Lisboa, o que veio a acontecer.


A área de serviço da Mealhada, foi onde aguardávamos a chegada dos companheiros da zona, para nos juntarmos aos que vinham de Antuã.


A uma velocidade de 60 kms/hora fomos até Lisboa. Conforme se juntavam os companheiros das áreas de serviço seguintes, a caravana vinda do Norte ficava cada vez maior.







A junção deu-se conforme o previsto à entrada de Lisboa. A caravana vinda do Sul trazia um elevado número de motociclistas que também se quiseram associar a este dia importante para todos nós.


Já todos juntos seguimos para a Praça do Comércio em Lisboa.








Cerca de 4 mil motos concentraram-se na Praça do Comércio em frente ao Ministério da Administração Interna.




Os média estiveram em força, dando cobertura às legítimas reivindicações dos motociclistas.




Depois de algumas palavras aos presentes, uma delegação do GAM dirigiu-se ao Ministério da Administração Interna para entregar o "Manifesto Motociclista". Ficou a promessa por parte do Secretário de Estado, em ouvir as organizações representativas dos utentes das estradas.





Por fim foi tempo do regresso a casa, conscientes do dever cumprido e de termos contribuído para que os nossos direitos sejam respeitados.

De forma ordeira e bem organizada, esta manifestação atingiu os seus objectivos,. Espera-se naturalmente que  estas medidas venham a ser concretizadas.


Mais fotos...

Publicado em 15/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário