Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Mototuristas Aristas passearam pela Caprilândia

Excelente passeata mototurística pelos concelhos de Vila Nova de Poiares e Penacova



A 3ª jornada do 23º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2019, organizada pela malta do Góis Moto Clube, levou à descoberta dos concelhos de Vila Nova de Poiares e Penacova, no passado fim-de-semana de 22 e 23 de Junho, divertida caravana composta por 28 equipas e cerca de 40 participantes! 

Uma das características mais interessantes dos moto-ralis é a descoberta minuciosa das regiões. Quando se pensa que já se viu tudo, somos surpreendidos com tantos motivos de interesse turístico que mais ou menos escondidos se acabam por conhecer e apreciar. Isto só é possível com a participação nas diversas jornadas que compõem o troféu. Quem ainda não o fez, faça-se à estrada e aproveite esta interessante e divertida actividade mototurística! 

Partindo do centro de Vila Nova de Poiares, a caravana foi percorrendo terras e paisagens que aos poucos se vão reerguendo dos incêndios de há dois anos, como as Piscinas Municipais da Fraga. Na ADIP moldou-se o barro para depois se visitar a Confraria da Chanfana e provar as saborosas Trouxas de chanfana de cabra. 

Por pitoresco trajecto fora de estrada, mais adiante, foi tempo de lembrar o fatídico acidente aéreo de 1955, com jogo alusivo junto ao memorial. Mais uma “bucha” e foi-se visitar a sede do Grupo Motard de Vila Nova de Poiares. Não foi fácil fazer as contas ao diâmetro da roda! 

A Dª Olinda começou a trabalhar a madeira de salgueiro aos 7 anos e de a transformar em palitos, em flor e em pestana. Que belas peças de arte! 

Após a bela grelhada no Louredo Natura Parque, os mototuristas apreciaram o Mondego bem de perto. 

As paisagens agora mais próximas de Penacova e menos fustigadas pelos incêndios, encantavam. Muita galhota com jogo refrescado e de novo na estrada, foi-se apreciando os moinhos característicos da região, para nova visita desta vez ao imponente Mosteiro de Lorvão. Que bem souberam os Pasteis de Lorvão e as Nevadas! 

Do emblemático Penedo do Castro, os Aristas apreciaram a fantástica vista sobre o Mondego e a região, registando mais uma letra do Roteiro do Arista. Nome que proveio das pessoas que no início do passado século elegeram Penacova para permanecer longas temporadas por causa da qualidade do ar. 

Petisco nos Fornos de Cal a caminho dos moinhos de Gavinhos, onde se pôde ver ao vivo alguns ainda a trabalhar ao sabor do vento, produzindo a boa farinha de milho. Na Ermida de Nª Srª do Mon’talto mais um jogo na recta final deste excelente dia mototurístico que terminaria na praia fluvial de Penacova. 

Com animação a cargo do grupo Primatocata de Pombeiro da Beira ao jantar e com toda a gente bem disposta e animada, fez-se o sorteio dos vouchers oferecidos pela BMW e conheceu-se os mais regulares deste primeiro dia. 

O sol do dia anterior deu lugar à chuva fraca, alterando a paisagem mas não a boa disposição da caravana para mais uma etapa ora nas nuvens, ora bem junto às águas do Mondego, a partir da barragem da Aguieira. 

Na Fonte do Púcaro procurou-se imitar como as gentes locais equilibravam os cântaros, a que se seguiu soberba visita à Praia Fluvial do Vimieiro, banhada pelo rio Alva. Desta vez apreciou-se o trabalhar do moinho de água, integrado numa arrebatadora paisagem natural envolvente! 

Mais uma bela quelha para percorrer, a caminho da visita e prova da saborosa cerveja artesanal do Sr Adelino. 

Após criativo jogo alusivo ao conjunto de 23 moinhos de vento, bem no alto da Serra da Atalhada, chegou-se ao Mirante em Penacova para apreciar uma vez mais o Mondego agora do alto, depois da bonita passagem junto ao mesmo, por fora de estrada. 

A foto de grupo como habitualmente encerrou, em frente à Câmara Municipal de Penacova, mais uma memorável jornada mnototurística. 

Após o almoço ficou-se a saber quem foram os mais regulares, vencedores desta 3ª jornada do troféu. Em primeiro lugar ficou o Vitor Olivença do Moto Clube de Albufeira, seguido do Pedro e da Milai dos Motards do Ocidente e a encerrar o “pódio” o Jorge Andrade e a Xana do Moto Clube do Porto.

O Góis Moto Clube está de parabéns pelo excelente fim-de-semana mototurístico proporcionado e naturalmente pelo esforço e dedicação na organização do seu moto-rali turístico, sempre a nos surpreender! 

A 4ª jornada do 23º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2019, segue nos próximos dias 14 e 15 de Setembro, organizada pela malta dos Moto Galos, por terras de Melgaço. 
Álbum de fotos


















































Sem comentários:

Enviar um comentário