Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 10 de novembro de 2007

Mototurismo recorde -Grande moto-rali no S. Martinho

O Moto Clube Conquistadores de Guimarães estabeleceu novo recorde ao conseguir a maior caravana de sempre de um moto-rali turístico. Foram 106 equipas que alinharam no sábado, 10 de Novembro, junto ao Mosteiro de S. Gonçalo de Amarante, para completar o circuito paisagístico idealizado daí até Vizela por belíssimo pormenores graníticos e naturais.


Simultâneamente, o passeio foi a oitava e última jornada do 11º Troféu MR da FNM, que assim somou mais de 500 equipas inscritas ao longo do ano, o que rebenta também a escala "motoralizeira".


E com um fim de semana de sol maravilhoso que avivou as cores outonais ao expoente máximo, foi um consolo passear à descoberta pelos vales do Tâmega, Ovelha, Sousa (junto à nascente), Bugio e Vizela, sempre de mosteiro românico em ponte medieval, de lagar ancestral em santuário religioso, de miradouro em quinta rural.

Os Conquistadores conseguiram um grande trabalho de prospecção de caminhos, já que nestes eventos turísticos, os participantes gostam de descobrir troços novos, em detrimentos das banalidades. Deliciam-se em estraditas quase exclusivas para motos, em pequenos pormenores fotogénicos, com surpresas ao virar da esquina.

E foram muitas neste fim de semana de S. Martinho. A maior terá sido a descida às profundezas das Termas de Vizela.

Antiquíssimas, estas caldas graníticas valem-se de uma nascente onde a água escorre a 65 graus. Para lá se chegar, há um túnel inacessível ao público mas que foi aberto aos mototuristas.

E os vimaranenses bem avisaram: Ide de calções!

Meus amigos, a rapaziada lá se foi metendo, em pequenos grupos na galeria, de 450 metros planos e tecto baixo. A temperatura foi subindo, carregada por uma humidade extrema. Já com os corpos a escorrerem em bica, os metros finais foram de entrada no forno. Claustrofóbico enlouquece naquele local.

Não há fotos pois ninguém entrou com máquinas com medo à humidade.

Voltando ao ar livre, regressamos também à natureza. Castanheiros, carvalhos, videiras, àceres e plátanos ofereciam a tal palete de cores e o passeio foi decorrendo com gosto. Muitas quintas de grandes muros e portões graníticos deixam-nos a imaginar como a lavoura era importante na região antes da industrialização minar a paisagem.

Os participantes eram tantos que a organização deu a partida a duas motos por minuto. E houve mototuristas que só se encontraram no sábado à noite após um dia inteiro na estrada

As refeições foram excelentes e os hoteis de boa qualidade.

À noite tivemos dança do ventre e ginastas acrobatas para sobremesa, num esforço bem conseguido de inovação por parte dos Conquistadores. O divertimento foi constante e até à Penha, no final da etapa de domingo, a passeata decorreu realmente com muito sabor.

Açores vencem no continente

E com uma sala cheia com cerca de 170 comensais fez-se a entrega de prémios final de 2007. João Pimentel, do Clube Varadero foi o mais regular do passeio e o Clube Motard de S. Miguel levou o troféu de motoclube mais pontuado ao longo do ano. Isto graças às duas equipas "continentais" dos Casimiros e Patos Bravos, gentes de Tomar e Vila Nova da Barquinha muito atentas e regulares às questões, surpresas e tempos a cumprir nestes eventos turísticos.

Com isto, o Clube Motard de S. Miguel é o sétimo motoclube a inscrever o nome no historial dos moto-ralis turísticos.

O Zé e Anabela Casimiro sagraram-se até vencedores pelo quarto ano consecutivo, feito difícil de igualar nos próximos anos. Muito discreto, o casal Casimiro parece talhado para a descoberta e regularidade. E pelo meio ainda fazem boas reportagens para uma revista da especialidade.

No segundo posto, os "Patos Bravos" Fernando e Carla Silva seguiram-lhes as pisadas. Com a mesma forma de actuar, foram dos que mais aprenderam ao longo das oito jornadas que nos transportaram do artesanato minhoto, pelo vale do Neiva e vale do Vizela, caldas de Felgueira, aldeias de xisto, castelo de Óbidos e olivais de Moura até ao turismo de Albufeira.

Rui e Teresa Sousa, organizadores do moto-rali do MC Leiria, mostraram de novo o gosto pela regularidade e atenção às questões destes bucólicos passeios, completando o "pódio".

Nas estatísticas, 2007 viu 4 das 8 organizações terem mais de 70 motos à partida, o que ajudou a somar no final mais de 800 mototuristas já que a maior parte das equipas são compostas por casais. O MC Porto foi pela 11ª vez o clube mais participativo neste troféu que passeou do Alto Minho ao Algarve. Viajamos quase por todas as províncias à excepção de Trás-os-Montes. As oito organizações estiveram em muito bom nível, facto que tem atraído cada vez mais mototuristas a esta excelente forma de viajar, conviver, descobrir e aprender pelo país.

Fonte: FMP

Álbum de fotos

Publicado em 05/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário