Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Reviravoltas divertidas na Serra de Sicó


Os passeios que constituem o Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos são autênticos hinos ao convívio, camaradagem, muita aprendizagem, partilha e boa disposição. Assim, o Moto Rali do Moto Clube de Coimbra, anunciou, logo no seu cartaz de apresentação que NÃO iriam ter palhaços, malabaristas, homem-bala, mágicos, faquires, artistas da rádio e da TV mas sim, um excelente e divertido ambiente de convívio ao longo de um passeio de moto pelo concelho de Coimbra e outros seis vizinhos!

Os 62 motociclistas, em 44 motos, vindos dos quatro cantos do país e até de fora, apresentaram-se à partida na Cidade dos Estudantes para a 6º jornada do 25º Troféu de Moto- ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.
Desta vez, sob a batuta dos homens e mulheres do Moto Clube de Coimbra, liderados pelo engenhoso Zé Valença, a velha raposa dos Moto Ralis, iniciou-se uma rota mirabolante, quase labiríntica por localidades que já foram sedes de concelho há muito – estatutos comprovados pelos seus pelourinhos – ou foram de grande importância devido à presença de antigos mosteiros, de nascentes de rios como o Anços, de locais de moagem, refúgios termais ou episódios históricos onde as invasões napoleónicas levam parte de leão. O gigantesco road-book, num formato pouco usual para eventos turísticos, fez-nos mudar de direcção centenas de vezes pelos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo, Penela, Soure, Pombal, Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova.

O Zé Valença adora dar a conhecer a sua região e assim os mototuristas, foram apreciando desconhecidos pontos de interesse, fora dos habituais círculos turísticos, num entra e sai de concelho em concelho tal que, a dada altura, já ninguém sabia onde estava.
Com fartura de brincadeiras e jogos, este evento premiou os mais ágeis, habilidosos, concentrados e… sortudos num carrossel de maluqueiras que muito alegraram os participantes e foram mantendo a caravana muito bem-disposta.

Como pontos altos de sábado, a ronda a pé pelo castelo de planície e bonito centro histórico de Soure, as visitas ao baloiço de Degracias e Miradouro da Senhora da Estrela, passagem por várias termas do vale do Mondego e espreitadela à Igreja do Diabo em Samuel, templo que inspirou o motoclube local, importante no sucesso da almoçarada do passeio. Já agora, a freguesia tem duas curiosidades: o nome da sua Igreja Matriz e ainda o facto de a localidade que lhe dá nome ter zero habitantes.
Chegando ao final do dia, ainda tempo para a visita ao baloiço de Brunhós (pontos e construções turísticas muito em voga nos nossos dias) e à Reserva Natural do Paul de Arzila, antes do retemperador jantar dançante no Hotel D. Luís.

Na manhã de Domingo, o passeio prosseguiu por excelente percurso serrano com troços deliciosos na Serra de Sicó até à Nossa Senhora do Círculo, entre muros brancos calcários e uma vegetação riquíssima. Mas que o tempo cinzento e sombrio arruinou a fotogenia… Que pena. Uma rota a repetir.
Antes ainda se passou pelo Miradouro do Vale do Inferno, em Coimbra, pela igreja manuelina de Ega e às nascentes de Arrifana e Alcabideque, terminando o passeio a calcorrear as ruínas da imponente cidade romana de Conímbriga.

Após o almoço de chanfana no Polidesportivo da Amoreira, simples na apresentação mas gigante na hospitalidade, foi tempo de anunciar as classificações, revelando-se o João e Carla Krull do Moto Clube de Albufeira os mais atentos, secundados pelos estreantes Carlos Castanheira e a Marisa Martins do Góis Moto Clube e ainda a já habitué Susana Cardigos, dos Motards do Ocidente.

Mas a verdade é que num moto-rali turístico todos ganham, e muito!
Curiosamente, com o 6º lugar, o brincalhão mas competitivo Vítor Olivença, do MC Albufeira, garantiu virtualmente o tetra, quando já só falta a última passeata do troféu, a 5 e 6 de novembro, organizada pelos Conquistadores de Guimarães! Parabéns, Olivença, pelo 4º Troféu consecutivo!

Nota final para a recordação a João Penão, organizador de muitos moto-ralis turísticos dos Motards do Ocidente, levado pela doença há dias.

Álbum de fotos: https://photos.app.goo.gl/V1rdfDWnQqAHJJ7t9

Fonte: FMP




















Sem comentários:

Enviar um comentário